Negociação com o BB: proposta de custeio da Cassi é considerada inviável pelas entidades

11.07.2025

Nesta sexta-feira, 11/07, a comissão de negociação formada por entidades de representação dos funcionários se reuniu na sede da ANABB em preparação para a rodada de negociação agendada para a tarde do mesmo dia. No período da tarde ocorreu reunião com a representação do Banco do Brasil, ocasião em que foi apresentada uma proposta pelo […]

Nesta sexta-feira, 11/07, a comissão de negociação formada por entidades de representação dos funcionários se reuniu na sede da ANABB em preparação para a rodada de negociação agendada para a tarde do mesmo dia.

No período da tarde ocorreu reunião com a representação do Banco do Brasil, ocasião em que foi apresentada uma proposta pelo BB.

Os negociadores do Banco apontam a necessidade de se chegar a um valor para custeio que deveria ser suportada pelos funcionários e pelo BB na proporção de 47%/53%, tal proporção hoje é de 48%/52%.


Entretanto trazem como proposta de solução o aumento da contribuição dos associados de 4% para 5,5% e o aumento do percentual de contribuição sobre o primeiro dependente de 3% tanto para os associados da ativa como para os aposentados. Lembrando que hoje os funcionários da ativa pagam 1% para o primeiro dependente e os aposentados 2%.

Propuseram ainda acabar com os limites por grupo familiar e por dependente.

A coordenadora da Comissão, Fernanda Lopes, registrou o entendimento unânime das entidades que compõem a Comissão de que a proposta apresentada impõe severo reajuste aos associados, impactando sobremaneira o orçamento das famílias, e por isso foi rejeitada em mesa.

Foi apontado pela comissão dos funcionários a necessidade de se buscar uma proposta que não esteja ancorada unicamente em percentual da remuneração dos trabalhadores, pois a mesma não tem crescimento que acompanhe a inflação médica.

David Zaia, presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimento Bancário de São Paulo e Maro Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e secretário geral da Contec, avaliou que a proposta está longe de atender às necessidades dos trabalhadores. “Tem esse espaço de 70 a 30, então, nós temos trabalhado muito com a ideia de que a gente tem que construir isso a partir dos valores atuais dos funcionários”, destacou.

Representantes do banco se comprometeram a estudar alternativas.

Nova rodada ficou agendada para o dia 13/08.

 

Notícias Relacionadas

Formação reuniu mulheres sindicalistas de todo o país para fortalecer a atuação feminina nas mesas de negociação

A dirigente Débora Machado, do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, representou a Feeb SP/MS na Secretaria da Mulher da UGT-SP durante o curso Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho, promovido pelo Ministério das Mulheres, em Brasília. O encontro, realizado entre os dias 4 e 7 de […]

Leia mais

Feeb SP/MS convoca plenária para discutir renovação do ACT Saúde Caixa

Encontro acontece no dia 10 de novembro, às 18h, via Zoom, e antecede as assembleias nos sindicatos filiados A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) convoca todos os sindicatos filiados para participarem da plenária de esclarecimentos sobre a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Saúde […]

Leia mais

Eleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro

Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]

Leia mais

Sindicatos filiados