Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

26.07.2024

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional.

O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários.

“Ele informou que, neste semestre, o banco contratou 617 novos funcionários bancários, mas não apresentou o número de demissões, embora afirme que o saldo foi positivo. A ausência de informações quanto ao número de bancários entre os 54 mil trabalhadores do conglomerado Santander vem de encontro à caixa preta das terceirizações no banco”, avalia Ana Stela Alves de Lima, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), na mesa de negociação.

A rodada desta sexta discutiu cláusulas sociais, como a ampliação das ausências abonadas, licença não remunerada para fins de estudo, pagamento de ao menos duas provas de certificação Ambima, licença remunerada para mulher vítima de violência e licença menstrual.

“Também foi debatida a garantia de redução de jornada por obrigações familiares. Esta cláusula diz respeito ao artigo segundo da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.”

Também a preocupação com o meio ambiente e a transição justa foi levada à pauta pelos representantes dos trabalhadores. Entre outras questões, foi solicitado o cancelamento da concessão de crédito a empresas com irregularidades socioambientais. O Santander informou ter sido premiado como banco ESG pela revista britânica Euromoney.

“Na próxima semana, aguardamos o retorno das cláusulas abordadas no dia de hoje e faremos a discussão das cláusulas de saúde. Nova negociação será no dia 02 de agosto”, lembra Stela.

Fonte: Sindicato de Campinas

Notícias Relacionadas

Proposta do governo para isenção de IR até R$ 5 mil segue em discussão e movimenta Sindicatos

A medida elaborada pela equipe econômica do ministro Fernando Haddad aguarda apreciação do Congresso Nacional Os movimentos sindicais têm acompanhado de perto a proposta do governo federal de ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil mensais. A iniciativa, que pode trazer um alívio significativo para […]

Leia mais

Caixa: Reunião sobre promoção por mérito será na segunda-feira (02/12)

Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul acompanha as negociações e reforça a importância da mobilização da categoria Na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, o Grupo de Trabalho (GT) de Promoção por Mérito da Caixa Econômica Federal, formado por representantes dos trabalhadores e do banco, se reunirá novamente para […]

Leia mais

Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá promove Seminário de Encerramento de 2024

Comunicação Feeb SP/MS, com contribuição do Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá Motivação e Autoconhecimento foram os temas centrais do evento realizado em 22 de novembro Na última sexta-feira, 22 de novembro, o Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá, filiado à Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), […]

Leia mais

Sindicatos filiados