Negociações na Caixa avançam com novas propostas em pauta

22.08.2024

A reunião realizada nesta quinta-feira (22) entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal e a direção do banco trouxe avanços significativos na renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. O encontro começou com um protesto dos trabalhadores, que repudiaram a repressão policial durante uma manifestação pacífica da categoria bancária no Radar Santander, […]

A reunião realizada nesta quinta-feira (22) entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal e a direção do banco trouxe avanços significativos na renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. O encontro começou com um protesto dos trabalhadores, que repudiaram a repressão policial durante uma manifestação pacífica da categoria bancária no Radar Santander, no bairro Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. A ação truculenta, registrada em vídeos que estão viralizando foi amplamente condenada pela representação dos trabalhadores nas redes sociais.

No decorrer da negociação, a Caixa apresentou diversas propostas que indicam um avanço, entre elas:

1. *Substituição em cascata, horas de estudo, direito à desconexão e política de diversidade*: O banco comprometeu-se a enviar os textos das cláusulas referentes a esses temas e agendar uma reunião com o departamento jurídico das entidades sindicais para finalizá-los.

2. *Plano de Demissão Voluntária (PDV)*: A Caixa sinalizou a intenção de ampliar as vagas no PDV, de 3.200 para 4.147, decisão já aprovada no Conselho de Administração da Caixa e pendente de aprovação pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).

3. *Contratações*: A CEE solicitou que, caso a ampliação das vagas de desligamento seja aprovada, ocorra simultaneamente um aumento no número de novas contratações. A demanda é que isso seja feito tanto pelo cadastro reserva do concurso mais recente quanto pela abertura imediata de um novo concurso público. Rafael de Castro destacou que o orçamento para esses salários já existe, dado que as vagas surgirão pelo desligamento adicional de 1.000 empregados além dos 3.200 originalmente previstos.

4. *Teletrabalho*: Durante as negociações, a CEE também pediu respostas sobre os critérios para a inclusão no teletrabalho, atividades que podem ser realizadas remotamente, auxílio financeiro e medidas para evitar que o teletrabalho seja utilizado como forma de punição ou premiação.

5. *Processos seletivos*: A Caixa propôs a revisão das diretrizes para assegurar equidade, transparência, clareza, direito ao feedback e melhoria contínua nos processos seletivos. A revisão inclui modalidades como PSI e SCORE, além de focar na capacitação e divulgação de oportunidades. No entanto, nada foi discutido sobre lateralidade, como nos casos dos avaliadores de penhor.

Tesifon Quevedo Neto, representante da Feeb SP/MS, ressaltou a importância de manter a mobilização dos empregados durante esse processo: “Estamos acompanhando de perto as negociações na Caixa, atentos a cada proposta e demanda dos trabalhadores. A ampliação das vagas no PDV e as discussões sobre contratações são sinais de avanço, mas precisamos garantir que essas mudanças tragam benefícios reais para todos. É fundamental que as decisões sobre teletrabalho e processos seletivos sejam transparentes e justas, assegurando que os direitos dos empregados sejam respeitados. Vamos continuar pressionando para que as reivindicações dos bancários sejam atendidas e que, juntos, possamos construir um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.”

Mais informações sobre o andamento das negociações serão divulgadas em breve. Acompanhe o site e as redes sociais da Feeb SP/MS e seus Sindicatos.

Notícias Relacionadas

Audiência pública na Alesp debate fechamento de agências e terceirizações irregulares no Santander

Sindicatos filiados à Feeb SP/MS marcaram presença e reforçaram as denúncias contra as práticas irregulares do banco A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sediou na manhã desta segunda-feira (16), no auditório Teotônio Vilela, uma importante audiência pública para debater o fechamento de agências e a terceirização irregular praticada pelo Santander no Brasil. […]

Leia mais

Contraf-CUT divulga os eixos temáticos das discussões para 2025

Conheça os temas que serão debatidos nas conferências regionais e estaduais da categoria bancária A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) divulgou os eixos temáticos das discussões que irão nortear os debates das conferências regionais e estaduais deste ano. Mesmo não sendo um ano de campanha salarial, as conferências seguem como espaços fundamentais […]

Leia mais

Audiência pública debate fechamento de agências e terceirizações irregulares no Santander

O auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sedia nesta segunda-feira (16/06), às 11h, uma audiência pública para debater o fechamento de agências e a terceirização fraudulenta praticada pelo Santander no Brasil. O evento, promovido pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), contará com a participação de representantes do movimento sindical bancário […]

Leia mais

Sindicatos filiados