
Maioria dos bancários quer entre 10% e 15% de reajuste, além de mais contratações, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral
Neste sábado (30), segundo dia da 18ª Conferência Nacional dos Bancários que acontece até domingo (31), no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, os dirigentes da base da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) assistiram às apresentações realizadas pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), do resultado da Consulta Nacional dos Bancários, que aponta as preocupações e prioridades dos trabalhadores da categoria para a campanha salarial deste ano, e, também, sobre indicadores da conjuntura.
O período das 10h às 16h será dedicado às discussões nos Grupos Temáticos (GT): G1 – Emprego, Grupo 2 – Saúde do Trabalhador, Segurança Bancária e Condições de Trabalho; Grupo 3 – Remuneração e Grupo 4 – Estratégia para Organização da Luta e Disputa da Sociedade. As atividades do dia serão encerradas com a plenária das correntes políticas para deliberar sobre dissensos nos GTs, programada para as 16h.
Consulta Nacional
Remuneração – Nos quesitos remuneração direta, remuneração indireta e variável, as prioridades eleitas foram respectivamente: aumento real (47%), cesta alimentação maior (41%) e PLR maior (53%). O índice de reajuste requerido ficou na faixa entre 10 e 15%.
Já no quesito emprego, "mais contratações" foi considerado o ponto mais urgente (38%), seguido por igualdade de oportunidades (20%). Quando o assunto é saúde e condições de trabalho, fim das metas abusivas (43%) e combate ao assédio moral (42%) são as principais reivindicações. No que se refere à segurança bancária, adicional de risco de 30% nas agências postos e tesouraria é importante para 27%, além de câmeras com monitoramento em tempo real (18%).
Perfil do bancário
Entre os respondentes, declararam ser sindicalizados (66%), homens (52%), mulheres (48%), com faixa etária entre 21 e 40 anos de idade (64%), possuem até 10 anos de banco (58%). Se autodeclaram brancos (78%), pardos (16%) e pretos (3%). A consulta foi respondida por 44.626 bancários, número 7% menor em relação ao ano passado. Os dados tabulados foram disponibilizados por 32 entidades, entre elas, seis Federações, dentre elas, a FEEB-SP/MS.
Afastamentos e uso de remédios controlados
7.036 bancários (18%) responderam terem tido afastamento do trabalhado por motivo de doença nos últimos 12 meses e 7.985 (19%) fizeram uso de remedio controlado nesse período.
Unidade dos trabalhadores
Representando a FEEB-SP/MS na mesa da abertura solene do evento, ocorrida nesta sexta-feira (29), após a votação do regimento interno da Conferência, o vice-presidente Jeferson Boava, em sua saudação aos presentes, reiterou a importância da unidade no movimento sindical e declarou que a saída para o fortalecimento da mobilização na luta contra retrocessos e ataques aos direitos trabalhistas, é a unificação com trabalhadores de outras categorias.
"O que nos unifica é a defesa dos direitos dos trabalhadores, a luta em defesa da Previdência Social e o combate à terceirização, entre outras questões. Vamos construir nossa Campanha Nacional dos Bancários juntamente com outras categorias e consolidar a unidade da classe trabalhadora, contra as tentativas de retrocesso", afirmou.
Notícias Relacionadas
Contraf-CUT divulga os eixos temáticos das discussões para 2025
Conheça os temas que serão debatidos nas conferências regionais e estaduais da categoria bancária A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) divulgou os eixos temáticos das discussões que irão nortear os debates das conferências regionais e estaduais deste ano. Mesmo não sendo um ano de campanha salarial, as conferências seguem como espaços fundamentais […]
Leia maisAudiência pública debate fechamento de agências e terceirizações irregulares no Santander
O auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sedia nesta segunda-feira (16/06), às 11h, uma audiência pública para debater o fechamento de agências e a terceirização fraudulenta praticada pelo Santander no Brasil. O evento, promovido pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), contará com a participação de representantes do movimento sindical bancário […]
Leia maisNova sede do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região
Nota para Imprensa Mudança ocorre após quase 40 anos ocupando prédio na região central Campinas, junho de 2025 – A partir desta sexta-feira, 13 de junho, o Sindicato dos Bancários de Campinas e Região está de casa nova. Após 36 anos instalado na Rua Ferreira Penteado, no Centro de Campinas, a entidade passa a funcionar […]
Leia mais