Nova rodada de negociação com BB sobre incorporados do BNC frustra associados e seus representantes

18.12.2020

CEEB destaca que melhor via é a negociação e que propostas dos bancários é viável A Federação dos Bancários dos Estados de SP/MS participou nesta quinta-feira (17) ao lado dos sindicatos, da Fetec SP, da Comissão de Empresa dos Funcionários (CEBB) e do Banco do Brasil do processo de negociação sobre os bancos incorporados, iniciado […]

CEEB destaca que melhor via é a negociação e que propostas dos bancários é viável
A Federação dos Bancários dos Estados de SP/MS participou nesta quinta-feira (17) ao lado dos sindicatos, da Fetec SP, da Comissão de Empresa dos Funcionários (CEBB) e do Banco do Brasil do processo de negociação sobre os bancos incorporados, iniciado no último dia 1ª.
As pendências com o Banco Nossa Caixa/BNC foram priorizadas pela mesa. A pauta tratou sobre isonomia, principalmente no que se refere aos planos de saúde e previdência. Os representantes do BB, não apresentaram nenhuma contraproposta às reivindicações encaminhadas no início do mês de outubro. (veja no final).

Já o movimento sindical, solicitou novamente a suspensão do reajuste dos planos de saúde (Feas) do Economus, que passa de 8% para 15,95% a partir de 1° de janeiro de 2021, e do novo plano Economus Futuro. De acordo com Elisa Ferreira, representante da Feeb SP/MS na CEBB, “o novo plano tem as mesmas características de qualquer plano oferecido pelo mercado, uma vez que não tem nenhuma contrapartida do Banco e nenhum aporte de qualquer fundo, como era o Feas”, explica.
A discussão também foi acompanhada pelo presidente da Feeb, Jeferson Boava, e pelo vice-presidente, Davi Zaia.

Orientação
O Economus já abriu a fase de pré-adesão ao novo plano. O Sindicato orienta que, neste momento, a melhor opção é esperar o resultado do processo de negociação.
Propostas viáveis

De acordo com a Feeb, o melhor caminho é a via negocial, uma vez que existem sérios problemas no modelo apresentado, principalmente no que diz respeito ao novo Feas. “É preciso caminharmos para a negociação, as propostas apresentadas pelos representantes dos bancários são viáveis”, pontua.

Durante a reunião, a representação dos bancários solicitou números relativos ao Economus, bem como, a quantidade de associados da ativa, e ainda informações sobre, aposentados, dependentes, faixas etária, faixas de remuneração, cálculos atuariais, custo para o Banco, entre outros. “São informações fundamentais para subsidiar o processo de negociação. A melhor saída para a construção de alternativas que contemplem os anseios dos funcionários/associados. Uma posição que adotamos desde 2009, quando o BB incorporou o BNC”, explica Elisa.

Pauta:
• Cassi e Previ para todos os funcionários egressos de bancos incorporados.
• Considerar, para todos os efeitos, o tempo de serviço e o histórico profissional dos funcionários egressos do Banco Nossa Caixa, desde sua posse naquela instituição, principalmente para pontuação nos sistemas de concorrências internas do Banco para ascensão profissional (TAO).
• Isonomia de direitos e benefícios, inclusive quanto ao pagamento de PLR, programas próprios de remuneração variável e outras premiações internas do Banco, e quanto aos sistemas de concorrência e promoção internas no Banco do Brasil, principalmente para os bancários egressos da Nossa Caixa que não aderiam ao Regulamento de Pessoal do BB.
• Assegurar o direito à utilização das garantias contidas Cláusulas 38º (PAS Auxílio), 20º (Auxílio Funeral) e 39º (Adiantamentos) do ACT BB para todos os funcionários egressos do Banco Nossa Caixa, notadamente àqueles que não aderiam ao Regulamento de Pessoal do BB.
• Assegurar o direito de migração para Cassi de todos os funcionários do BB egressos do Banco Nossa Caixa e/ou afiliados ao Economus, sejam funcionários da ativa ou todos os aposentados, na mesma forma do regulamento atual da Cassi, retroagindo para cômputo dos direitos estatutários desde a incorporação dos funcionários egressos em 12/2009.
• Efetuar a migração de todos os planos de previdência do Economus (A, B, C e PrevMais) para administração da Previ, respeitados seus respectivos estatutos atuais vigentes, no melhor formato que vise atingir a segurança financeira e previdenciária dos bancários egressos do Banco Nossa Caixa.
 

Notícias Relacionadas

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Sindicatos filiados