Nova Tabela PIP é aprovada e representa avanço histórico na previdência dos funcionários do Banco do Brasil

22.05.2025

Após quase três anos de mobilização do movimento sindical, proposta defendida pela categoria avança para etapa final de aprovação e beneficiará milhares de associados da Previ Futuro. Mais um importante avanço para os trabalhadores e trabalhadoras do Banco do Brasil: a nova Tabela de Pontuação Individual do Participante (PIP), reivindicação histórica do movimento sindical, acaba […]

Após quase três anos de mobilização do movimento sindical, proposta defendida pela categoria avança para etapa final de aprovação e beneficiará milhares de associados da Previ Futuro.

Mais um importante avanço para os trabalhadores e trabalhadoras do Banco do Brasil: a nova Tabela de Pontuação Individual do Participante (PIP), reivindicação histórica do movimento sindical, acaba de ser aprovada pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). A proposta agora retorna à Previ e, em seguida, segue para análise final da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

 

A revisão da tabela é uma conquista garantida nas negociações da Campanha Nacional dos Bancários de 2022, e tem como principal objetivo corrigir distorções históricas no plano Previ Futuro, criado em 1998. A mudança vai permitir que mais participantes tenham acesso a percentuais maiores de contribuição adicional (conhecida como contribuição 2B), que varia de 1% a 10% do salário de participação e recebe o mesmo valor em contrapartida do Banco do Brasil.

Segundo o levantamento técnico apresentado pela Previ, a nova metodologia deverá beneficiar inicialmente mais de 14 mil funcionários e funcionárias do BB, ampliando significativamente o número de associados aptos a aumentar o valor da contribuição e, consequentemente, o saldo acumulado para a aposentadoria.

Valorização da carreira e justiça previdenciária

A proposta de alteração foi aprovada pela governança da Previ e contou com o trabalho direto dos representantes eleitos, que articularam junto ao banco e aos órgãos reguladores para garantir sua tramitação. Desde a criação do plano, a metodologia da PIP nunca havia sido atualizada, mesmo com as diversas mudanças nos planos de cargos e salários do banco, o que restringia os percentuais mais altos de contribuição a um pequeno grupo de executivos com salários elevados.

“A nova tabela representa um avanço importante em direção à justiça previdenciária para os trabalhadores do Banco do Brasil. É uma vitória construída com persistência nas mesas de negociação e com a atuação qualificada dos representantes dos funcionários na Previ. No entanto, agora fica pendente a extensão desse avanço para os trabalhadores dos bancos incorporados, uma reivindicação antiga que seguimos cobrando. Esses colegas sequer contavam com a tabela anterior, o que torna ainda mais urgente a solução por parte do banco. É fundamental que esse processo seja completado, garantindo os mesmos direitos a todos”, disse David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).

A coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, também destacou o impacto positivo da medida. “A expectativa é que milhares de participantes possam, finalmente, atingir percentuais mais elevados de contribuição, o que representa mais segurança financeira na aposentadoria”, reforçou.

O que muda com a nova Tabela PIP?
• 📌 A Tabela PIP determina o percentual de contribuição 2B, adicional ao plano Previ Futuro, variando de 1% a 10% do salário de participação.
• 📌 O BB contribui com o mesmo percentual que o funcionário definir.
• 📌 A nova metodologia permite maior evolução na pontuação, beneficiando mais trabalhadores ao longo da carreira.
• 📌 O saldo acumulado na conta aumenta com o percentual maior, refletindo em uma aposentadoria mais robusta.

A expectativa do movimento sindical é que a nova Tabela PIP seja definitivamente aprovada e implementada ainda em 2025.

A Feeb SP/MS segue atenta às próximas etapas do processo e reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores em estabelecimentos bancários e a construção de uma previdência complementar mais justa, inclusiva e sustentável para todos.

Notícias Relacionadas

Audiência pública na Alesp debate fechamento de agências e terceirizações irregulares no Santander

Sindicatos filiados à Feeb SP/MS marcaram presença e reforçaram as denúncias contra as práticas irregulares do banco A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sediou na manhã desta segunda-feira (16), no auditório Teotônio Vilela, uma importante audiência pública para debater o fechamento de agências e a terceirização irregular praticada pelo Santander no Brasil. […]

Leia mais

Contraf-CUT divulga os eixos temáticos das discussões para 2025

Conheça os temas que serão debatidos nas conferências regionais e estaduais da categoria bancária A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) divulgou os eixos temáticos das discussões que irão nortear os debates das conferências regionais e estaduais deste ano. Mesmo não sendo um ano de campanha salarial, as conferências seguem como espaços fundamentais […]

Leia mais

Audiência pública debate fechamento de agências e terceirizações irregulares no Santander

O auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sedia nesta segunda-feira (16/06), às 11h, uma audiência pública para debater o fechamento de agências e a terceirização fraudulenta praticada pelo Santander no Brasil. O evento, promovido pelo deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT), contará com a participação de representantes do movimento sindical bancário […]

Leia mais

Sindicatos filiados