
Na noite de terça-feira, 26, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan), os bancários aprovaram a criação de novas secretarias, formalizando o caráter cidadão da entidade. Além disso, foi aprovada alterações no processo eleitoral, que estimulam o acesso à participação na direção sindical. A mais recente reforma no estatuto social foi em 1997.
As novas secretarias terão como tema: Mulher, Gênero, Raça e Orientação Sexual, Pessoas com Deficiências, Segurança e Juventude.
Segundo o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, alguns pontos do estatuto precisavam ser atualizado, para diminuir exigências e fortalecer as ações do sindicato. “Muita coisa mudou desde a última reforma de nosso estatuto. Aprovar as alterações qualifica nossas atividades ao longo desses anos. Nosso objetivo nunca mudou, sempre foi e sempre será a busca por mais participação dos bancários e contribuir para uma sociedade mais justa.”
Processo eleitoral – Com as alterações no processo eleitoral do sindicato aprovadas, o associado fundador ou efetivo torna-se elegível quando tiver no mínimo um ano de vínculo empregatício na categoria profissional e no mínimo há seis meses sindicalizado na base territorial do SindBan.
“Anteriormente, o bancário precisava ter mais de dois anos de banco e mais de um ano de sindicalização para ser elegível. “Facilitamos o processo, queremos mais participação em nosso sindicato,” finaliza.
Notícias Relacionadas
Combate ao assédio e GDP são temas de reunião entre Sindicatos dos Bancários e representantes do BB
Dirigentes sindicais propõem suspensão do descomissionamento por avaliação A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), formada por dirigentes sindicais, se reuniu nesta terça-feira (30) com representantes do banco. A reunião ocorreu em formato virtual e tratou de temas como combate ao assédio e avaliação da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). […]
Leia maisTRF1 suspende liminar que afastou presidente da Previ
Desembargador atesta legalidade e capacidade técnica da Previc, entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país e que habilitou João Fukunaga a exercer o cargo O desembargador federal Rafael Paulo Soares Pinto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), derrubou, no início da noite desta segunda-feira (29), a liminar que […]
Leia maisComando Nacional cobra celeridade nas demandas durante a retomada da mesa permanente de saúde
Garantia das normas acordadas na CCT foi ressaltada pela representação dos trabalhadores A mesa permanente de saúde foi retomada nesta segunda-feira (29), em reunião entre representantes do Comando Nacional e da Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban). O movimento sindical pediu celeridade no retorno das demandas e a garantia das […]
Leia mais