Novo Plano CD: comunicado aos participantes do Banesprev

21.09.2021

No último dia 16, o Banesprev informou que o novo plano de Contribuição Definida foi aprovado pela Previc. As associações e entidades sindicais lamentam esse ataque aos participantes, chancelado, mais uma vez, pelo órgão que deveria ser o fiscalizador. Mesmo com as várias ações judiciais em curso, ingressadas com o objetivo de barrar as intenções […]

No último dia 16, o Banesprev informou que o novo plano de Contribuição Definida foi aprovado pela Previc. As associações e entidades sindicais lamentam esse ataque aos participantes, chancelado, mais uma vez, pelo órgão que deveria ser o fiscalizador.

Mesmo com as várias ações judiciais em curso, ingressadas com o objetivo de barrar as intenções do Santander, a autarquia auxilia e chancela todas as pretensões dos banqueiros. Este processo vem sendo noticiado desde o início da pandemia mundial de Covid-19 e está recheado de irregularidades.

Nos próximos dias, os participantes devem receber uma enxurrada de informações, de todos os lados, gerando um cenário de incertezas e desafios quanto ao futuro dos beneficiários dos planos do Fundo de Pensão.

O Banesprev e seus representantes indicados pelo Santander incrementaram de todas as formas o Plano CD a fim de vender este produto. É desnecessário alertar que ele favorecerá grandemente a instituição financeira. Desde o início do processo, o Fundo de Pensão vem assediando os participantes com e-mails semanais, vídeos milionários etc.

Do outro lado, com a intenção de informar e orientar sobre os perigos de adesão a este novo plano de benefícios, estão as associações de empregados e sindicatos da categoria bancária. No site da Afubesp, há um campo em destaque com todas as informações necessárias sobre o Novo Plano CD, que visa reduzir as obrigações do banco e, consequentemente, diminuir os benefícios dos participantes.

     >>>>> Tudo sobre os Perigos do Plano CD em um só lugar

Lá, também é possível acessar o jornal específico que fala o que está em jogo e outros documentos com todas as informações necessárias para o melhor entendimento dos participantes. Há ainda um histórico de tratativas para barrar as intenções do Santander e os links para assistir uma dezena de Lives informativas e tira-dúvidas com linguagem de fácil entendimento.

Informe-se e coloque na agenda a próxima live, que será realizada nesta quinta-feira (23), às 19h, e acompanhe pelos canais da Afubesp no Youtube e no Facebook.

Para finalizar, um alerta: quando as propostas do banco chegarem até você, não deixe de refletir: se este novo Plano CD fosse bom para mim, o Santander estaria se empenhando tanto para me convencer a migrar?

Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp (Afubesp).
Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Estado de São Paulo (Afabesp).
Associação de Defesa dos Direitos Previdenciários dos Banespianos (Abesprev)
Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT)
Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS)
Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo (Fetec-CUT/SP).
Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região (Seeb/SP).

Notícias Relacionadas

Saúde, segurança, metas e violência contra as mulheres pautam reunião das Financeiras

Coletivo Nacional dos Financiários e Acrefi voltam à mesa de negociação pela Campanha Nacional 2024 Na tarde desta sexta-feira (19), o Coletivo Nacional dos Financiários da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizou mais uma rodada de negociações com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi). A pauta do […]

Leia mais

Quarta mesa de negociação do BB discute diversidade e igualdade de oportunidades

Para Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Banco do Brasil deu sinais de avanços importantes na reunião Na manhã desta sexta-feira (19), em São Paulo, foi realizada a quarta mesa de negociação específica da Campanha Nacional 2024 para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil. A pauta principal […]

Leia mais

CEE Caixa realiza nova rodada de negociações focada em diversidade e igualdade de oportunidades

Além de diversidade e igualdade, foram discutidos temas como FUNCEF, escala de férias, telefone celular e escola inclusiva A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal conduziu nesta sexta-feira (19) mais uma mesa de negociação para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da instituição. O tema central da discussão […]

Leia mais

Sindicatos filiados