
Programa foi prorrogado até o final deste ano
Desde setembro de 2013, quando foi lançado, o Vale-Cultura já beneficiou mais de 514 mil trabalhadores
Trabalhadores beneficiários do Programa Vale-Cultura, do governo federal podem comemorar. O benefício cujo prazo de vigência inicial era até 31 de dezembro de 2016 será prorrogado até o final deste ano (31 de dezembro de 2017).
A Lei Orçamentaria Anual (LOA), aprovada no dia 15 do mês passado irá garantir os recursos necessários para a execução do benefício ao longo deste ano; para custeio do programa em 2017, a renúncia de receita para o governo foi estimada em R$ 598 milhões.
O movimento sindical considera o benefício um importante instrumento acesso à cultura e ao entretenimento e um direito dos trabalhadores e por isso, sua prorrogação esteve na pauta de reivindicações da campanha salarial 2016 e durante encontro em novembro passado com o ministro da Cultura, Roberto Freire, que assegurou que o benefício seria prorrogado e cujo empenho pessoal contribuiu diretamente para essa conquista.
O Vale Cultura
Concedido por empresas participantes do programa aos funcionários que possuem vínculo formal, o Vale-Cultura consiste em um cartão magnético recarregado mensalmente com o valor de R$50,00, para gastos com atividades culturais (cinemas, exposições, teatro, compras de livros, cds e dvds, etc). Em contrapartida, o valor investido pelos empregadores é abatido do Imposto Sobre Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ).
Instituído em 2012 e gerido pelo Ministério da Cultura (MinC), o Vale-Cultura funciona como ferramenta para a democratização do acesso à cultura, uma vez que o programa tem foco nos trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos, cidadãos de baixa e média renda. De acordo com o MinC, desde de setembro de 2013, quando foi lançado, o programa já beneficiou mais de 514 mil trabalhadores.
Notícias Relacionadas
Caixa terá processo seletivo para a escolha dos diretores da FUNCEF
Inscrições já foram iniciadas e seguem até a próxima quinta-feira (9/2) Os cargos de diretor-presidente e diretor de Investimentos e Participações Societárias e Imobiliárias da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) serão escolhidos por meio de processo seletivo. O anúncio foi feito em edital publicado pela Caixa. As inscrições tiveram início na última sexta-feira (3/2) e […]
Leia maisSantander implementa teletrabalho em áreas administrativas
Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]
Leia maisSantander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro
Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]
Leia mais