
Programa foi prorrogado até o final deste ano
Desde setembro de 2013, quando foi lançado, o Vale-Cultura já beneficiou mais de 514 mil trabalhadores
Trabalhadores beneficiários do Programa Vale-Cultura, do governo federal podem comemorar. O benefício cujo prazo de vigência inicial era até 31 de dezembro de 2016 será prorrogado até o final deste ano (31 de dezembro de 2017).
A Lei Orçamentaria Anual (LOA), aprovada no dia 15 do mês passado irá garantir os recursos necessários para a execução do benefício ao longo deste ano; para custeio do programa em 2017, a renúncia de receita para o governo foi estimada em R$ 598 milhões.
O movimento sindical considera o benefício um importante instrumento acesso à cultura e ao entretenimento e um direito dos trabalhadores e por isso, sua prorrogação esteve na pauta de reivindicações da campanha salarial 2016 e durante encontro em novembro passado com o ministro da Cultura, Roberto Freire, que assegurou que o benefício seria prorrogado e cujo empenho pessoal contribuiu diretamente para essa conquista.
O Vale Cultura
Concedido por empresas participantes do programa aos funcionários que possuem vínculo formal, o Vale-Cultura consiste em um cartão magnético recarregado mensalmente com o valor de R$50,00, para gastos com atividades culturais (cinemas, exposições, teatro, compras de livros, cds e dvds, etc). Em contrapartida, o valor investido pelos empregadores é abatido do Imposto Sobre Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ).
Instituído em 2012 e gerido pelo Ministério da Cultura (MinC), o Vale-Cultura funciona como ferramenta para a democratização do acesso à cultura, uma vez que o programa tem foco nos trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos, cidadãos de baixa e média renda. De acordo com o MinC, desde de setembro de 2013, quando foi lançado, o programa já beneficiou mais de 514 mil trabalhadores.
Notícias Relacionadas
COE CONTEC/Santander debate políticas de diversidade com direção do banco
Instituição bancária apresentou iniciativas voltados para mulheres, pessoas negras e com deficiência Em São Paulo, nesta terça-feira (8/4), a Comissão de Organização dos Empregados (COE) da CONTEC/Santander se reuniu com a direção do banco, na sede da instituição, para debater as políticas de diversidade. O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, e dirigentes sindicais que representam […]
Leia maisReunião da Feeb SP/MS fortalece atuação sindical nas comissões de bancos públicos e privados
Encontro com representantes das comissões de empresas reforça estratégias e organização para as mesas de negociação com os bancos. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou nesta terça-feira (8) uma reunião de alinhamento estratégico com seus representantes que integram as comissões de organização de empresas […]
Leia maisFeeb SP/MS participa de evento pelos 118 anos da Apcef/SP
Encontro reuniu dirigentes sindicais de várias regiões para debater previdência e desafios dos trabalhadores da Caixa A Feeb SP/MS esteve presente na celebração dos 118 anos da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Estado de São Paulo (Apcef/SP), realizada no Hotel Renaissance. O evento aconteceu na última quarta-feira (2) e reuniu dirigentes sindicais […]
Leia mais