Perfil do Sindicato expõe desigualdades no sistema financeiro

08.03.2016

Nesta terça-feira (8), o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) apresentou o tradicional Perfil da Mulher Bancária. Os números divulgados comprovaram que, mesmo sendo maioria, mulheres sofrem com a falta de oportunidades dentro do sistema financeiro e esse abismo é ainda maior em relação às mulheres negras, que não chegam a 1% dentro […]

Nesta terça-feira (8), o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) apresentou o tradicional Perfil da Mulher Bancária. Os números divulgados comprovaram que, mesmo sendo maioria, mulheres sofrem com a falta de oportunidades dentro do sistema financeiro e esse abismo é ainda maior em relação às mulheres negras, que não chegam a 1% dentro da categoria. Dos 1356 bancários entrevistados, 56,27% são mulheres.

O Perfil foi realizado de 28 de dezembro de 2015 a 29 de janeiro deste ano, em 144 agências de bancos públicos e privados de 20 cidades da base territorial do sindicato – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Capivari, Pereiras, Jumirim, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Bofete, Anhembi, Pardinho, Porangaba, Santa Bárbara d`Oeste e Conchas.

Mais uma vez o cenário que se desenhou foi a predominância masculina nos altos cargos. Mesmo mais escolarizadas, cerca de 60% possuem curso superior, o número de mulheres que ocupam cargo de gerente geral vem diminuindo nos últimos três anos. Em 2016, nem 4% das mulheres ocupam o mais alto cargo dentro da agência (3,93%), enquanto os homens representam 9,11%, diferença de 231%.

Essa desigual oportunidade reflete nas faixas salariais. Enquanto 4,22% dos homens recebem mais de 13 mil reais, nem 2% das mulheres (1,31%) recebem esse valor, uma diferença de 322%.

Segundo o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, o perfil busca entender a realidade dos bancários e auxiliar na estratégia de combate às questões que atingem à categoria. “Sempre que é feito um diagnostico, há maior precisão das ações. Foram mais de 1300 entrevistados, número bastante alto do ponto de vista técnico, a margem de erro foi extremamente pequena e reforçou, mais uma vez, a desigualdade dentro do sistema financeiro.”

Paiva pontua que os dados remetem a discussões com a categoria e o setor patronal para tentar minimizar cada vez essa diferenciação, às vezes discriminação e desigualdade, no tratamento à mulher no mercado financeiro.

Ações do sindicato – No que se refere ao assédio sexual, a pesquisa demonstrou uma diminuição de cerca de 50% em relação a 2015. Já o assédio moral diminuiu 6%. No caso da discriminação racial, a queda em relação ao ano anterior foi de 31,44%. Discriminação sexual diminuiu 2,48%.

Uma das ações que contribuiu para essa diminuição foi a distribuição de cartilha de combate ao assédio sexual, que mostra, de maneira didática, a definição e como se dá essa forma de violência, especialmente contra as mulheres, maiores vítimas dessa prática no trabalho.

“Esses números são resultados das ações do sindicato ano passado. Eles mostram que estamos no caminho certo, mas o nosso desejo é que não houvesse mulheres assediadas e discriminadas. Não mediremos esforços para que isso seja uma realidade dentro do sistema financeiro”, compromete-se o presidente dos bancários.

Semana da Mulher 2016 – A apresentação do Perfil da Mulher Bancária faz parte da programação da Semana da Mulher, promovida há oito anos pelo SindBan em conjunto com o mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), e traz como tema: ‘Empodere-se, Mulher!’, cuja proposta busca enaltecer o papel da mulher na sociedade brasileira e no contexto mundial. A programação vai até a próxima sexta-feira (11).

Fonte: Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região – Mariana Valadares

 

Notícias Relacionadas

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento

Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS Os representantes dos trabalhadores se reuniram com os representantes do Banco Itaú, nesta quarta-feira (24), para discutir a elaboração de uma cartilha que ofereça orientações aos trabalhadores que precisam se afastar por motivos […]

Leia mais

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Sindicatos filiados