
Encontro contou ainda com cobrança dos bancários para inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização
O Comando Nacional dos Bancários recebeu ontem (26) da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a proposta de protocolo de segurança unificado para orientar na prevenção contra a Covid -19. Durante encontro que ocorreu por meio de videoconferência, a categoria intensificou as cobranças aos bancos para que pressionem o governo federal para a inclusão dos bancários no Plano Nacional de Imunização (PNI).
Nesta quinta-feira (27) será realizado o Dia Nacional de Luta pela inclusão da categoria como essencial no PNI e por vacina para todos.
“A padronização das normas de segurança é um pedido que o movimento sindical tem feito há um bom tempo com o objetivo de unificar os procedimentos de modo que todos os locais sigam uma mesma orientação com base no protocolo nacional de prevenção à Covid-19”, destaca Jeferson Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).
De acordo com a categoria a proposta apresentada é o resultado destas cobranças efetuadas durante um ano de debates e negociações. O objetivo central é garantir a segurança de bancários, bancárias e usuários de todo o país. A minuta dos bancos estabelece o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscara, além de procedimentos como desinfecção de agências e outros locais de trabalho em casos de contágio.
Vacinação
A inclusão da categoria no PNI foi novamente cobrada pelo Comando Nacional. O movimento sindical destacou o funcionamento das agências em todos os decretos municipais e estaduais, e com isso, caracterizou como contraditório obrigar uma categoria a trabalhar e não inclui-la no como essencial no PNI.
Os dados do número de mortes na categoria por causa da Covid-19, assim como o de contágios, também foi solicitado durante a reunião. A Fenaban se comprometeu a fornecer as informações nos próximos dias. Com os dados, o movimento sindical pretende cobrar do Ministério da Saúde a inclusão da categoria como prioridade no PNI. “Queremos reiterar o pedido, uma vez que houve mudança de ministro”, diz Boava. Um novo ofício dever ser enviado em breve com pedido de nova reunião.
Notícias Relacionadas
Seminário Jurídico debate contrarreforma trabalhista
Evento, que também tratou da organização do ramo financeiro, fortalece alinhamento entre entidades de base dos trabalhadores para atuação conjunta A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso (Feeb SP/MS), representada pelo secretário geral, Reginaldo Breda, participou do 3º Seminário Jurídico Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que […]
Leia maisCaixa: Empregados se reúnem com o banco
Pauta trata de questões específicas dos tesoureiros, caixas e avaliadores de penhor As questões que envolvem os empregados da Caixa Econômica Federal que atuam especificamente nas funções de caixa, tesoureiro e avaliadores de penhor estão sendo debatidas nesta quinta-feira (30) pelo Grupo de Trabalho formado por representantes dos trabalhadores e do banco. “É preciso melhorar […]
Leia maisItaú: Uso indevido do plano de saúde leva a demissões
O banco anunciou a demissão de 80 funcionários pelo mau uso da solicitação de reembolso de consultas e procedimentos O Itaú demitiu 80 funcionários que, segundo o banco, teriam usado o plano de saúde de forma indevida. O banco relatou má conduta dos trabalhadores no pedido de reembolso de consultas e procedimentos. De acordo com […]
Leia mais