Quarta rodada de negociação específica com a Caixa acontece hoje

03.09.2013

O Comando Nacional dos Bancários se reúne com a Caixa Econômica Federal nesta terça-feira, 3, às 15h, em Brasília, para a quarta rodada de negociação específica da Campanha 2013. Serão discutidos os temas jornada, Sipon (Sistema de Ponto Eletrônico) e Funcef. Nas rodadas anteriores, a Cef negou todas as reivindicações dos trabalhadores e não apresentou […]

O Comando Nacional dos Bancários se reúne com a Caixa Econômica Federal nesta terça-feira, 3, às 15h, em Brasília, para a quarta rodada de negociação específica da Campanha 2013. Serão discutidos os temas jornada, Sipon (Sistema de Ponto Eletrônico) e Funcef.

Nas rodadas anteriores, a Cef negou todas as reivindicações dos trabalhadores e não apresentou contraproposta. Veja aqui.

Carlos Augusto (Pipoca), representante da Feeb SP/MS na mesa, completa que além de não apresentar contraproposta para os itens das três primeiras rodadas, a Caixa ainda se limitou a dizer que vai esperar os resultados da negociação com a Fenaban, marcada para a próxima quinta-feira, dia 5. "Isso é um desrespeito. Afinal, a negociação é específica, não depende da Fenaban", afirma Pipoca.

Jornada

Uma das reivindicações é jornada de seis horas para todos os empregados, inclusive os de nível gerencial e carreiras profissionais, sem redução de salário. Também são reivindicados o fim do banco de horas negativas e o pagamento de todas as horas extras, acrescidas de 100% da hora normal.

Sipon

O movimento sindical bancário luta pela extinção do registro de horas negativas e do bloqueio de acesso motivado por falta de homologação do gestor ou decorrente de hora extra não acordada. Há ainda a reivindicação para que todos os gerentes da Caixa no país registrem sua jornada no Sipon e recebam horas extras, inclusive nas convocações de trabalho aos sábados, domingos e feriados.

Os representantes dos empregados vão cobrar ainda a implantação do login único e o retorno do relógio do sistema de ponto, medidas consideradas fundamentais pelos bancários para combater o trabalho gratuito.

Funcef

Uma das principais reivindicações é o fim do voto de Minerva nas instâncias de gestão da Fundação. Outra bandeira é o fim da discriminação aos trabalhadores que não saldaram o REG/Replan e, em função disso, são impedidos de migrar para Plano de Cargos e Salários (PCS) de 2008 e para o Plano de Funções Gratificadas (PFG) de 2010. Há também a luta para o desenvolvimento de estudo e promoção de debate com os participantes sobre a cisão do REG/Replan não-saldado e unificação dos planos de benefícios REG/Replan saldado e Novo Plano.

Fonte: Feeb SP/MS, com a Fenae

 

Notícias Relacionadas

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Sindicatos filiados