Nesta semana, entre os dias 28 e 29 de junho, dirigentes da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul participaram do primeiro módulo do Curso de Vigilância e Atenção à Saúde dos Trabalhadores. O evento, promovido pelo movimento sindical por meio da Contraf – Cut, conta com a organização das secretarias de Saúde do Trabalhador e de Formação e visa aprimorar a formação de dirigentes sindicais da categoria nos temas relacionados à saúde dos trabalhadores e seus desdobramentos.
Pela Feeb SP/MS participaram Gustavo Frias, dirigente do Sindicato dos Bancários de Campinas e representante no GT da Saúde, a diretora de bancos privados Carla Mazulo Rizzo, do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e as representantes da LBS Advogados, empresa prestadora de serviços jurídicos, Luciana Barretto, Letícia Correa e Amanda Cressoni.
O objetivo do curso foi atender às especificidades em saúde dos trabalhadores, com foco no aprimoramento da formação de 50 (cinquenta) dirigentes sindicais da categoria bancária nos temas de saúde ocupacional e seus desdobramentos. “A grade do curso proposto foi construída para atender às especificidades em saúde ocupacional, com conteúdos ministrados por membros da academia e da área médica, com fundamentação jurídica e contextualizado à luz da correlação de forças políticas nos país”, explica Gustavo Frias.
O curso
A médica e pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, Maria Maeno, conduziu as reflexões sobre vigilância em saúde do trabalhador. “Os dirigentes sindicais são a grande referência para os trabalhadores em geral. Se eles não tiverem uma boa formação, souberem onde estamos, como estamos e para onde e como queremos chegar, eles acabam sendo uma referência parcial. Existem vários conceitos e acontecimentos passados que precisam ser conhecidos. Pois muita coisa que está acontecendo agora já aconteceu no passado, e se os conhecerem, eles saberão como se prevenir dos desvios que podem ocorrer contra os interesses coletivos dos trabalhadores”.
O Curso de Vigilância e Atenção à Saúde dos Trabalhadores continua no dia 19 de julho, com a aula “Legislação Pertinente à Saúde do Trabalhador, e no dia 23 de agosto, com a “Organizando a ação”, ambas ministradas online. Nos dias 19 e 20 de outubro, os participantes retomam para o módulo presencial, com as duas últimas aulas “Vigilância em Ação” e “Acolhimento dos Trabalhadores”.
Feeb SP/MS, com informações Contraf – Cut
Notícias Relacionadas
Mudanças no Santander: Uniforme, Certificação CPA 20 e Atualizações de Atendimento são destaques em reunião com a COE
Banco aborda novos padrões de vestuário, impactos da transição da plataforma Van Gogh e mudanças nos requisitos de certificação para funcionários. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (23), a Comissão de Organização e Emprego (COE) do Santander se reuniu com representantes do banco para discutir uma série de temas que impactam diretamente os funcionários. Entre […]
Leia maisFuncionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia mais