Retomada mesa de negociação da Cassi

19.07.2016

As entidades de representação dos funcionários, incluindo a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), representada pelo vice-presidente, Jeferson Boava, retomaram ontem (18), em Brasília, a mesa de negociação que discute a sustentabilidade da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi). Os representantes dos trabalhadores cobraram do […]


As entidades de representação dos funcionários, incluindo a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), representada pelo vice-presidente, Jeferson Boava, retomaram ontem (18), em Brasília, a mesa de negociação que discute a sustentabilidade da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi).

Os representantes dos trabalhadores cobraram do banco a urgência e o andamento dos projetos de ações estruturantes, bem como, ações emergenciais de reforço de caixa para a Cassi, para que não ocorra corte de benefícios e interrupção no atendimento.

Importante destacar que os projetos são propostas que atendem os interesses dos participantes e devem ser implementadas de imediato.

Para Jeferson, essas propostas vêm no sentido de garantir um futuro sustentável para a Cassi, reforçando o modelo da Estratégia de Saúde da Família. “As resoluções do Congresso dos funcionários reiteraram a importância e prioridade do tema para o conjunto do funcionalismo, ativo e aposentando”, finaliza.
Os projetos fazem parte do Programa de Excelência no Relacionamento, desenvolvido pelas diretorias da Cassi, que tratam de aperfeiçoamento dos mecanismos de regulação, gestão da rede de prestadores, acesso qualificado através do sistema integrado de saúde, gestão integrada de informações de estudos estatísticos e atuariais, aperfeiçoamento dos processos orientados ao sistema de saúde Cassi e novos planos.

As entidades também cobraram do BB que apresente proposta de sustentabilidade de longo prazo para ser debatida.

Foram reafirmados os princípios balizadores da negociação e consensos construídos ao longo do processo de negociação:

– o princípio da solidariedade;

– investimento no Modelo de Atenção Integral à Saúde através da Estratégia Saúde da Família;

– a garantia de atendimento para ativos, aposentados, dependentes e pensionistas;

– corresponsabilidade entre BB e associados.

Algumas propostas de cunho emergencial foram apresentadas para análise do BB, para garantir reforço de caixa, considerando o fim das reservas livres. Os representantes dos funcionários apresentaram a proposta de antecipação do SiBET, valores que serão destinados de contribuição patronal e pessoal, a partir do resgate do saldo do BET na Previ. Esta medida anteciparia os recursos e não traz nenhum prejuízo aos associados.

Foi cobrado novamente que se tenha contribuições para a Cassi nos acordos judiciais e extrajudiciais trabalhistas e que o banco analise a antecipação de contribuições.

O banco informou que parte das análises dos projetos estão sendo conduzidas dentro do próprio banco, com a análise dos dados disponíveis até o momento e que o BB está analisando a forma de se fazer o investimento nos projetos.

Sobre as propostas de cunho emergencial, o BB afirmou que ainda nesta semana fará reuniões com a Diretoria da Cassi para discutir algumas medidas que foram propostas e estão sendo analisadas técnica e juridicamente. Sobre antecipação de recursos, o BB afirmou que o fez com a antecipação do 13º proposto pela Mesa de Negociação e que esta foi a única medida possível de antecipação.

As entidades cobraram também que as negociações sejam aceleradas e ficou acordado que teremos menor intervalo entre uma rodada e outra. Nova reunião de negociação está agendada para o dia 1º de agosto.

Com informações da Contraf-CUT
Foto: Guina Ferraz
 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados