Reunião entre COE Itaú e Banco resulta na extensão do prazo para compensação de horas negativas

02.05.2022

Decisões incluem a criação de um Grupo de Trabalho para discutir o Gera e a prorrogação de adesão do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e a direção do banco se reuniram nesta segunda-feira (2), por meio de videoconferência para discutir o limite para a compensação do […]

Decisões incluem a criação de um Grupo de Trabalho para discutir o Gera e a prorrogação de adesão do Programa de Desligamento Voluntário (PDV)

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e a direção do banco se reuniram nesta segunda-feira (2), por meio de videoconferência para discutir o limite para a compensação do banco de horas negativas. A data foi estendida por mais seis meses. O limite de compensação passa agora para o dia 28 de fevereiro de 2023.

De acordo coma COE Itaú, o acordo de banco de horas negativo foi negociado com o objetivo de garantir os direitos dos trabalhadores que foram afastados ou incluídos no regime de rodízio nas agências, em razão da pandemia do Coronavirus no país.

A prorrogação segue o que foi acertado em fevereiro de 2021, que os bancários teriam um período de 18 meses, a partir do mês de março seguinte, com o limite de duas horas por dia, para compensar as horas negativas. No período também foi definido que o acordo seria revisado a cada três meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses caso os trabalhadores não estivessem conseguindo zerar os seus bancos.

GERA

Em março a Coe Itaú apresentou ao banco a reivindicação por uma negociação específica sobre remuneração para tratar das questões relacionadas ao Programa Gera. De acordo com os representantes dos bancários as alterações feitas no programa para 2022 tem sido motivo de reclamação entre os trabalhadores. As denuncias consistem em aumento da pressão para o cumprimento de metas, dificuldade em atingi-las e prejuízo nos rendimentos do trabalhador.  Segundo o representante da Feeb na COE Itaú, Walmir Gomes, apesar das mudanças no programa os trabalhadores ainda relatam as dificuldades. “As dificuldades continuam sendo relatadas por parte dos trabalhadores, que se sentem lesionados com a dificuldade no cumprimento das metas. Por isso, nossa reivindicação para a abertura de um canal específico para trazermos essas questões para discussão e negociação”, explica.

PDV

A reunião desta segunda-feira definiu ainda, a prorrogação para o prazo de adesão do Programa de Desligamento Voluntário (PDV). De acordo com os participantes, os critérios continuam os mesmo desde a primeira divulgação. De acordo com o banco, o prazo para a adesão será estendido para até o dia 13 de maio.

Confira o arquivo atualizado sobre o Banco de Horas Negativas

Notícias Relacionadas

Caixa terá processo seletivo para a escolha dos diretores da FUNCEF

Inscrições já foram iniciadas e seguem até a próxima quinta-feira (9/2) Os cargos de diretor-presidente e diretor de Investimentos e Participações Societárias e Imobiliárias da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) serão escolhidos por meio de processo seletivo. O anúncio foi feito em edital publicado pela Caixa. As inscrições tiveram início na última sexta-feira (3/2) e […]

Leia mais

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Sindicatos filiados