
Itaú, Banco do Brasil, Caixa e Banrisul também estão entre os primeiros da lista
Em junho, total de queixas foi quase 2% maior que o número registrado em maio
O número de queixas contra os bancos voltou a subir no mês passado, depois de registrar redução de abril para maio, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC). Os consumidores encaminharam à instituição 2.406 reclamações procedentes, um aumento de 1,9% em relação às 2.361 registradas no mês de maio.
O Santander foi o banco mais reclamado pelo quinto mês seguido. O ranking de reclamações reúne as queixas contra os bancos com mais de um milhão de clientes.
O critério do BC para produzir o ranking considera o número de reclamações procedentes (que infringem normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC) dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100 mil. A partir dessa conta, chega-se a um índice.
O banco Santander recebeu 557 reclamações procedentes e contava com 23,1 milhões de clientes sob as garantias do FGC. Com isso, o índice do banco encerrou o mês de junho em 2,41. Em segundo lugar na lista de reclamações ficou o Itaú Unibanco, com índice de 1,47 – foram 383 reclamações para 25,9 milhões de clientes. Em terceiro, aparece o Banco do Brasil, com índice de 1,24. O banco estatal teve 433 reclamações divididas entre 34,6 milhões de clientes. A Caixa Econômi a Federal surge na quarta posição, com índice de 0,95 – foram computadas 509 reclamações para um universo de 53,2 milhões de correntistas. O Banrisul foi o quinto mais reclamado com índice de 0,78. Foram 18 reclamações para 2,3 milhões de clientes.
No ranking sobre o tipo de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 413 ocorrências. Nesse caso, o Santander também apareceu em primeiro, acumulando 114 queixas, seguido pela Caixa (97) e pelo BB (88).
O segundo maior número de reclamações foi registrado em relação à prestação irregular de conta-salário, com 311 queixas. E a cobrança de tarifas irregulares, por serviço não contratado, teve 170 ocorrências.
Fonte: O Globo
Notícias Relacionadas
Comando Nacional dos Bancários debate pautas da Marcha da Classe Trabalhadora
Reforma tributária, Movimento Sindical Seminário Ampliado, que acontece em Brasília, nesta segunda-feira (28), visa fortalecer e atualizar a pauta dos trabalhadores na Marcha da Classe Trabalhadora Seminário Nacional Ampliado Data: 28 de abril de 2025 Local: Teatro dos Bancários de Brasília Horário: a partir das 14h Objetivos: debater e fortalecer a pauta dos trabalhadores para […]
Leia maisTrabalhador pode trocar dívidas mais caras por consignado para CLT
Reprodução Serviço pode ser feito direto no site ou aplicativo do banco A partir de sexta-feira (25), os trabalhadores com empréstimo consignado ou crédito direto ao consumidor (CDC) podem migrar essas dívidas para o Crédito do Trabalhador, que fornece o recurso a trabalhadores com carteira assinada com juros mais baixos. As 70 instituições financeiras habilitadas no […]
Leia maisBanco do Brasil ultrapassa R$ 2,1 bilhões em Crédito ao Trabalhador
Número de desembolsos foi alcançado no primeiro mês de atualização do Consignado CLT O Banco do Brasil (BB) ultrapassou o valor de R$ 2,1 bilhões concedidos no programa Crédito ao Trabalhador, de acordo com anúncio feito pela instituição financeira neste sábado (26). Iniciado em 21 de março, a linha de empréstimos é uma alternativa com desconto em folha […]
Leia mais