
Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro
O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
As áreas que terão acesso à modalidade serão organizadas para exercer três dias para teletrabalho e dois dias em trabalho presencial. O trabalho presencial é obrigatório ao menos um dia na semana de forma presencial para áreas que possibilitem eventualmente mais dias em teletrabalho.
“Houve uma resistência do Santander em negociar o teletrabalho com o movimento sindical, mas vemos de forma positiva o anúncio feito, ainda que, neste momento seja voltado para o eixo São Paulo e Rio de Janeiro, a implementação é fruto de muitas negociações da COE com o Banco e da Campanha Nacional dos Bancários 2022”, explica Patrícia Bassanin, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) na Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE-Santander).
Entre as regras da modalidade estão ajuda de custo, que será paga mensalmente de acordo com o banco; controle de jornada, com trabalho vedado para finais de semana e feriados; entre outras.
O movimento sindical reforçou que acompanhará questões como o respeito à jornada, os impactos na saúde do trabalhador e demais aspectos das condições de trabalho relacionadas à modalidade.
Um curso para trabalhadores em teletrabalho sobre questões relacionadas com a saúde é disponibilizado pelo Santander e pode ser acessado por toda a rede na intranet do banco, mesmo trabalhadores que atuam presencialmente.
Regras para o teletrabalho previstas na CCT:
- Ajuda de custo de R$ 1.036,80 anuais (pagos de uma só vez ou em 12 parcelas mensais). O Santander optou pelo pagamento mensal. (a cláusula 71 da CCT prevê que a ajuda de custo será paga aos empregados que exercerem atividades fora das dependências do banco, em 50% da jornada);
- Controle de jornada;
- Direito à desconexão;
- Fornecimento de equipamentos;
- Igualdade de tratamento, com todos os direitos previstos na CCT;
- Prevenção e precauções com a saúde dos trabalhadores;
- Canal específico para que os trabalhadores em teletrabalho tirem suas dúvidas;
- Prioridade no regime de teletrabalho para quem tem filhos de até quatro anos ou é PCD;
- Bancárias vítimas de violência doméstica poderão escolher entre home office ou presencial;
- Acesso dos sindicatos aos bancários em teletrabalho e realização de campanhas de sindicalização.
Notícias Relacionadas
Caixa paga PLR
Representantes dos empregados da Caixa se reuniram nesta quinta (23) com a entidade, no primeiro encontro da mesa permanente de negociação em 2023. O evento aconteceu de maneira presencial, em São Paulo, logo após a live do balanço do 4º trimestre de 2022. O representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e […]
Leia maisParticipante do SantanderPrevi poderá acessar saldo por aplicativo
A diretoria do banco Santander informou aos participantes do SantanderPrevi, que os saldos a partir de agora já podem ser acessados também no aplicativo do banco, ou seja, além do portal www.santanderprevi.com.br, os participantes terão nova opção de acesso. “É positiva a extensão de possibilidades de acesso à consulta da previdência, isso demonstra mais transparência […]
Leia maisSantander informa alteração na nomenclatura dos cargos
Informação foi transmitida para os representantes dos trabalhadores Representantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander foram convocados pelo banco para uma reunião emergencial, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (22). Na ocasião, responsáveis pelo setor de recursos humanos do banco, informaram que o Santander fará alteração na nomenclatura dos cargos. A nova nomenclatura […]
Leia mais