DO FINANCIAL TIMES
O Santander pagou 470 milhões de euros (R$ 1,5 bilhão) ao HSBC para comprar a fatia do banco inglês no Bank of Shangai. O negócio faz parte da estratégia do maior grupo espanhol para reequilibrar seus negócios fora da Europa e da América Latina e consolidar sua presença na Ásia.
Com a venda, o Santander ficará com uma participação de 8% do Bank of Shangai, que tem 98 bilhões de euros em ativos e a maioria de suas 294 agências localizadas em Xangai.
Para o diretor-executivo do Santander, Emilio Botín, a falta de presença do banco na Ásia era um ponto fraco da instituição.
MERCADO INTERNACIONAL
A maioria dos negócios do Santander já está ligada a operações internacionais. Suas agências no Brasil, por exemplo, contribuem com 25% de suas receitas totais.
Essa divisão tem ajudado a proteger a instituição das dificuldades no setor de crédito espanhol, que acabou com negócios de seus rivais menores.
No entanto, a diminuição no ritmo de crescimento econômico no Brasil e a desaceleração do desempenho dos negócios britânicos forçaram o Santander a procurar novas áreas de crescimento.
A compra feita pelo Santander está sujeita à aprovação do regulador chinês.
SUPÉRFLUO
O HSBC disse que a venda de parte do Bank of Shangai integra um plano de vender ativos não essenciais, e acrescentou que o banco continua comprometido com a expansão na China.
Como parte da estratégia comandada pelo presidente-executivo do HSBC, Stuart Gulliver, de focar em mercados mais rentáveis, o banco vendeu neste ano seus negócios de seguros na Ásia e na América Latina.
Ele também prevê se desafazer de seus US$ 9,5 bilhões de participação na Ping An Insurance, segunda maior seguradora da China em ativos.
Fonte: Folha de S.Paulo
Notícias Relacionadas
Representantes dos empregados cobram da Caixa informações sobre tesoureiros, avaliadores de penhor e caixas
Em ofício, representantes dos empregados destacam que o banco extrapolou o prazo para informações necessárias aos debates da mesa de negociação A Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), encaminhou nesta quinta-feira (24) um ofício à direção do banco para cobrar informações sobre caixas, tesoureiros e avaliadores de penhor. A entidade reforça que em reunião com a CEE, […]
Leia maisSantander ataca estatuto da Cabesp e conselheiros eleitos com ação judicial
A disputa entre o Santander e a Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) chegou ao âmbito judicial, após o banco insistir na indicação ao Conselho Fiscal de uma pessoa que não atende ao requisito de ser associada à Cabesp por, no mínimo, dois anos. Os conselheiros eleitos desconsideraram a […]
Leia maisFeeb SP/MS promove consulta junto aos caixas e tesoureiros da Caixa Econômica Federal
Pesquisa busca levantar dados essenciais para fortalecer as negociações específicas no âmbito do CONECEF, com reunião marcada para o dia 29/10 A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) inicia, a partir desta terça-feira (22/10), uma consulta dirigida aos trabalhadores da Caixa Econômica Federal que atuam como […]
Leia mais