
O Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região (Seeb SJC), através de seu Departamento Jurídico, foi vitorioso em mais uma ação na Justiça e garantiu a reintegração de um bancário do Itaú demitido próximo à estabilidade pré-aposentadoria.
O bancário Geraldo Ângelo de Araújo Lima, gerente geral do Banco Itaú, tinha no momento da dispensa, mais de 30 anos de prestação de serviços ao banco e lhe faltava apenas um ano e três meses para que atingisse o período de pré-aposentadoria garantido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
A tese apresentada pelo Sindicato na defesa do bancário também se fundamentou no princípio da dignidade humana e da valorização do trabalho humano, que são fundamentos da Constituição Federal. Além disso, o Sindicato argumentou que o ato de demissão foi obstativo para que o bancário pudesse alcançar a garantia de estabilidade provisória prevista na CCT.
Numa decisão inédita o TRT Campinas, julgou procedente a ação trabalhista e determinou a imediata reintegração do bancário e o pagamento de todas as verbas, desde o momento da dispensa em 01 de abril de 2014, até a data de hoje, quando ocorreu a reintegração.
Vale ressaltar, que não cabe mais recurso para esta decisão, uma vez que o Banco já havia recorrido em todas as instâncias.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região
Notícias Relacionadas
COE Santander dialoga sobre Igualdade de Oportunidades com o banco
Movimento sindical aguarda data para debate sobre LGBTQIAP+ e combate ao assédio sexual Representantes da Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE) se reuniram nesta quarta-feira (31) com o banco para mais um diálogo sobre o tema Igualdade de Oportunidades. A pauta amplamente defendida pelo movimento sindical faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho […]
Leia maisCombate ao assédio e GDP são temas de reunião entre Sindicatos dos Bancários e representantes do BB
Dirigentes sindicais propõem suspensão do descomissionamento por avaliação A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), formada por dirigentes sindicais, se reuniu nesta terça-feira (30) com representantes do banco. A reunião ocorreu em formato virtual e tratou de temas como combate ao assédio e avaliação da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). […]
Leia maisTRF1 suspende liminar que afastou presidente da Previ
Desembargador atesta legalidade e capacidade técnica da Previc, entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país e que habilitou João Fukunaga a exercer o cargo O desembargador federal Rafael Paulo Soares Pinto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), derrubou, no início da noite desta segunda-feira (29), a liminar que […]
Leia mais