
Fechamento de agências e digitalização fez parte da discussão
A segunda rodada de negociação entre o Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) teve como pauta a defesa do emprego na categoria.
Durante o encontro, que ocorreu por meio de videoconferência, além do descumprimento, por parte de alguns bancos, do acordo firmado durante a pandemia para que nenhum profissional fosse demitido, também foi discutido o fechamento das agências e a digitalização.
O Comando Nacional destacou números de fechamento entre os meses de dezembro de 2019 e junho deste ano, que totalizaram 558 agências fechadas no país. Os representantes da Fenaban argumentaram que a pandemia contribuiu para a redução do número de agências; clientes e usuários optaram pelo o atendimento digital. Em resposta, a Fenaban se comprometeu a analisar as propostas do Comando e responder nas próximas rodadas.
“Ao contrário do argumento usado pela Fenaban, a pandemia só reforçou a importância das agências físicas, a exemplo a Caixa, fundamental no cenário de crise com o serviço de pagamento do auxílio emergencial à milhares de cidadãos de baixa renda no país”, explica Jeferson Boava, presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Demissões
Entre os bancos que não respeitaram o acordo e demitiram durante a pandemia estão o Santander e o Mercantil do Brasil. As demissões do Banco espanhol ultrapassaram 800 funcionários. Já o Mercantil do Brasil dispensou 60 trabalhadores no período.
Calendário de negociação da Campanha Nacional
11 de agosto: saúde e condições de trabalho
13 agosto: igualdade
14 de agosto: cláusulas sociais
18 de agosto: cláusulas econômicas
Acompanhe as principais notícias sobre as negociações nas redes sociais da Feeb SP MS, presente nos canais Facebook, Twitter e Instagram.
Assessoria de Imprensa
Notícias Relacionadas
Chapa 1 vence eleições para a Fundação Itaú
Federação dos Bancários de São Paulo (Feeb-SP) apoiou a Chapa 1 e reforça compromisso com a defesa dos participantes da Fundação Itaú. A Federação dos Bancários de São Paulo (Feeb-SP) celebra a vitória da Chapa 1 – “O futuro é hoje” nas eleições para a Fundação Itaú. O grupo, que recebeu o apoio da Feeb-SP, […]
Leia maisNota de pesar: Federação dos Bancários de SP/MS lamenta a perda de Adenílson Donizeti Guiraldelli, o companheiro Biribinha
É com imenso pesar que a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) comunica o falecimento de Adenílson Donizeti Guiraldelli, nosso estimado companheiro Biribinha. Com mais de 25 anos de dedicação ao movimento sindical, Adenílson sempre esteve à frente da luta em defesa dos direitos da categoria bancária. Como diretor […]
Leia maisAposentados da Nossa Caixa podem aderir à Cassi
Banco do Brasil disponibiliza canal para manifestação de interesse na adesão O Tribunal Superior do Trabalho (TST) reafirmou que os aposentados do Banco Nossa Caixa têm direito à adesão ao plano de saúde da Cassi sob as mesmas condições dos funcionários do Banco do Brasil na época da incorporação. Com isso, o Banco do Brasil […]
Leia mais