Segunda rodada de negociação tem defesa do emprego em pauta

07.08.2020

Fechamento de agências e digitalização fez parte da discussão A segunda rodada de negociação entre o Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) teve como pauta a defesa do emprego na categoria. Durante o encontro, que ocorreu por meio de videoconferência, além do descumprimento, por parte de alguns bancos, do acordo firmado durante […]

Fechamento de agências e digitalização fez parte da discussão

A segunda rodada de negociação entre o Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) teve como pauta a defesa do emprego na categoria.
Durante o encontro, que ocorreu por meio de videoconferência, além do descumprimento, por parte de alguns bancos, do acordo firmado durante a pandemia para que nenhum profissional fosse demitido, também foi discutido o fechamento das agências e a digitalização.
O Comando Nacional destacou números de fechamento entre os meses de dezembro de 2019 e junho deste ano, que totalizaram 558 agências fechadas no país. Os representantes da Fenaban argumentaram que a pandemia contribuiu para a redução do número de agências; clientes e usuários optaram pelo o atendimento digital. Em resposta, a Fenaban se comprometeu a analisar as propostas do Comando e responder nas próximas rodadas.

“Ao contrário do argumento usado pela Fenaban, a pandemia só reforçou a importância das agências físicas, a exemplo a Caixa, fundamental no cenário de crise com o serviço de pagamento do auxílio emergencial à milhares de cidadãos de baixa renda no país”, explica Jeferson Boava, presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

Demissões
Entre os bancos que não respeitaram o acordo e demitiram durante a pandemia estão o Santander e o Mercantil do Brasil. As demissões do Banco espanhol ultrapassaram 800 funcionários. Já o Mercantil do Brasil dispensou 60 trabalhadores no período.

Calendário de negociação da Campanha Nacional

11 de agosto: saúde e condições de trabalho
13 agosto: igualdade
14 de agosto: cláusulas sociais
18 de agosto: cláusulas econômicas
Acompanhe as principais notícias sobre as negociações nas redes sociais da Feeb SP MS, presente nos canais Facebook, Twitter e Instagram.
Assessoria de Imprensa
 

Notícias Relacionadas

Saúde, segurança, metas e violência contra as mulheres pautam reunião das Financeiras

Coletivo Nacional dos Financiários e Acrefi voltam à mesa de negociação pela Campanha Nacional 2024 Na tarde desta sexta-feira (19), o Coletivo Nacional dos Financiários da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizou mais uma rodada de negociações com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi). A pauta do […]

Leia mais

Quarta mesa de negociação do BB discute diversidade e igualdade de oportunidades

Para Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Banco do Brasil deu sinais de avanços importantes na reunião Na manhã desta sexta-feira (19), em São Paulo, foi realizada a quarta mesa de negociação específica da Campanha Nacional 2024 para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil. A pauta principal […]

Leia mais

CEE Caixa realiza nova rodada de negociações focada em diversidade e igualdade de oportunidades

Além de diversidade e igualdade, foram discutidos temas como FUNCEF, escala de férias, telefone celular e escola inclusiva A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal conduziu nesta sexta-feira (19) mais uma mesa de negociação para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da instituição. O tema central da discussão […]

Leia mais

Sindicatos filiados