Segunda rodada de negociação tem defesa do emprego em pauta

07.08.2020

Fechamento de agências e digitalização fez parte da discussão A segunda rodada de negociação entre o Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) teve como pauta a defesa do emprego na categoria. Durante o encontro, que ocorreu por meio de videoconferência, além do descumprimento, por parte de alguns bancos, do acordo firmado durante […]

Fechamento de agências e digitalização fez parte da discussão

A segunda rodada de negociação entre o Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) teve como pauta a defesa do emprego na categoria.
Durante o encontro, que ocorreu por meio de videoconferência, além do descumprimento, por parte de alguns bancos, do acordo firmado durante a pandemia para que nenhum profissional fosse demitido, também foi discutido o fechamento das agências e a digitalização.
O Comando Nacional destacou números de fechamento entre os meses de dezembro de 2019 e junho deste ano, que totalizaram 558 agências fechadas no país. Os representantes da Fenaban argumentaram que a pandemia contribuiu para a redução do número de agências; clientes e usuários optaram pelo o atendimento digital. Em resposta, a Fenaban se comprometeu a analisar as propostas do Comando e responder nas próximas rodadas.

“Ao contrário do argumento usado pela Fenaban, a pandemia só reforçou a importância das agências físicas, a exemplo a Caixa, fundamental no cenário de crise com o serviço de pagamento do auxílio emergencial à milhares de cidadãos de baixa renda no país”, explica Jeferson Boava, presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

Demissões
Entre os bancos que não respeitaram o acordo e demitiram durante a pandemia estão o Santander e o Mercantil do Brasil. As demissões do Banco espanhol ultrapassaram 800 funcionários. Já o Mercantil do Brasil dispensou 60 trabalhadores no período.

Calendário de negociação da Campanha Nacional

11 de agosto: saúde e condições de trabalho
13 agosto: igualdade
14 de agosto: cláusulas sociais
18 de agosto: cláusulas econômicas
Acompanhe as principais notícias sobre as negociações nas redes sociais da Feeb SP MS, presente nos canais Facebook, Twitter e Instagram.
Assessoria de Imprensa
 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados