Segunda rodada de negociações discute Saúde, Condições de Trabalho e Segurança

19.08.2016

Próximas rodadas nos dias 24 e 29 de agosto No segundo dia de reunião com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), realizada nesta sexta-feira (19), no Hotel Maksoud em São Paulo, o eixo temático discutido foi Saúde, Condições de Trabalho e Segurança. Mantendo o formato do dia anterior, o Comando Nacional dos Bancários apresentou à […]

Próximas rodadas nos dias 24 e 29 de agosto

No segundo dia de reunião com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), realizada nesta sexta-feira (19), no Hotel Maksoud em São Paulo, o eixo temático discutido foi Saúde, Condições de Trabalho e Segurança.

Mantendo o formato do dia anterior, o Comando Nacional dos Bancários apresentou à Comissão dos representantes dos bancos, os pontos prioritários da minuta da reivindicações da categoria, que é composta por 128 artigos.

Saúde e Condições de Trabalho

 Combate às metas abusivas – dimensionamento das metas de acordo com o perfil da localidade e discutida com os trabalhadores, a cobrança do cumprimento do Programa de Desenvolvimento Organização para a Melhoria Contínua das Relações de Trabalho, cláusula 58ª da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), Programa de Retono ao Trabalho – mudança na nomenclatura do programa, relação dos trabalhadores afastados para acompanhamento do movimento sindical, discussão da formulação com os representantes dos trabalhadores, retorno com flexibilização de jornada até a plena recuperação, entre outros pontos.

Segurança

Debate sobre a preocupação relativa aos bancários vítimas de sequestros, assaltos e extorsões, cobrando a contratação da cláusula 107, paragrafo 9º, que assegura estabilidade ao empregado, que por ventura, tenha familiar sequestrado em virtude de atividade desenvolvida na empresa.

Outro tema abordado foi a necessidade da proibição da revista aos funcionários em seu local de trabalho, situação que os bancários vivenciam em algumas instituições.

"Após duas rodadas de negociação, apresentamos os temas centrais de nossas reivindicações, feito isso, entendemos que os bancos devem apresentar proposta que atendam as expectativas da categoria bancária. Nesse sentido, orientamos os sindicatos a intensificarem as atividades nos locais de trabalho para construirmos a mobilização necessária para um grande desfecho da nossa Campanha Nacional dos Bancários", avalia Jeferson Boava, vice-preisdente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

As negociações continuam a partir do dia 24/08, quando a Fenaban apresentará sua avaliação sobre os temas debatidos nas duas rodadas. No dia 29/08, a representante dos bancos deve apresentar sua proposta.

Calendário de negociações

23/08 – Banco do Brasil;
24/08 – Caixa/Fenaban
29/08 – Fenaban

 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados