Próximas rodadas nos dias 24 e 29 de agosto
No segundo dia de reunião com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), realizada nesta sexta-feira (19), no Hotel Maksoud em São Paulo, o eixo temático discutido foi Saúde, Condições de Trabalho e Segurança.
Mantendo o formato do dia anterior, o Comando Nacional dos Bancários apresentou à Comissão dos representantes dos bancos, os pontos prioritários da minuta da reivindicações da categoria, que é composta por 128 artigos.
Saúde e Condições de Trabalho
Combate às metas abusivas – dimensionamento das metas de acordo com o perfil da localidade e discutida com os trabalhadores, a cobrança do cumprimento do Programa de Desenvolvimento Organização para a Melhoria Contínua das Relações de Trabalho, cláusula 58ª da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), Programa de Retono ao Trabalho – mudança na nomenclatura do programa, relação dos trabalhadores afastados para acompanhamento do movimento sindical, discussão da formulação com os representantes dos trabalhadores, retorno com flexibilização de jornada até a plena recuperação, entre outros pontos.
Segurança
Debate sobre a preocupação relativa aos bancários vítimas de sequestros, assaltos e extorsões, cobrando a contratação da cláusula 107, paragrafo 9º, que assegura estabilidade ao empregado, que por ventura, tenha familiar sequestrado em virtude de atividade desenvolvida na empresa.
Outro tema abordado foi a necessidade da proibição da revista aos funcionários em seu local de trabalho, situação que os bancários vivenciam em algumas instituições.
"Após duas rodadas de negociação, apresentamos os temas centrais de nossas reivindicações, feito isso, entendemos que os bancos devem apresentar proposta que atendam as expectativas da categoria bancária. Nesse sentido, orientamos os sindicatos a intensificarem as atividades nos locais de trabalho para construirmos a mobilização necessária para um grande desfecho da nossa Campanha Nacional dos Bancários", avalia Jeferson Boava, vice-preisdente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As negociações continuam a partir do dia 24/08, quando a Fenaban apresentará sua avaliação sobre os temas debatidos nas duas rodadas. No dia 29/08, a representante dos bancos deve apresentar sua proposta.
Calendário de negociações
23/08 – Banco do Brasil;
24/08 – Caixa/Fenaban
29/08 – Fenaban
Notícias Relacionadas
Caixas e tesoureiros: Live da Fenae apresenta resultados de pesquisa nesta terça (5)
Transmissão que começa às 18h30 no YouTube da Fenae também trará informações sobre negociação com a Caixa sobre o tema, que será realizada pela manhã Nesta terça-feira (5), a Fenae realizará uma live para divulgar os resultados de uma pesquisa que avaliou o cenário atual de trabalho de caixas, tesoureiros e avaliadores de penhor no […]
Leia maisCaixa apresenta proposta para caixas e tesoureiros
CEE faz questionamentos e volta a se reunir com o banco na terça-feira (5) A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu com o banco nesta sexta-feira (1º/11) para dar continuidade às negociações de questões específicas de caixas e tesoureiros, que foram apartadas durante a Campanha Nacional dos Bancários deste ano […]
Leia maisEleição da ANABB 2024: Compromisso com os Associados
Associados elegem novos representantes entre 13 e 22 de novembro. David Zaia, presidente da Feeb SP/MS, é um dos candidatos ao Conselho Deliberativo Em novembro, os associados da ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) terão a oportunidade de eleger seus representantes para o Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal e as Diretorias Regionais. […]
Leia mais