Sindicato completa 67 anos de luta

27.02.2021

Com informações: Sindicato dos Bancários de Campinas  O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região foi fundado em 27 de fevereiro de 1954. O embrião, no entanto, surgiu na agitada década de 30. Fundou-se o Sindicato mas sua existência foi curta. Por pressão dos banqueiros, os sindicalizados foram obrigados a se desligarem do quadro associativo. […]

Com informações: Sindicato dos Bancários de Campinas 

O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região foi fundado em 27 de fevereiro de 1954. O embrião, no entanto, surgiu na agitada década de 30. Fundou-se o Sindicato mas sua existência foi curta. Por pressão dos banqueiros, os sindicalizados foram obrigados a se desligarem do quadro associativo. O que forçou o fechamento da entidade.

Na década de 40 surge o Clube dos Bancários. Como seu objetivo principal era a recreação, os bancários de Campinas, para não ficarem sem uma entidade que defendesse seus direitos, filiaram-se no Sindicato de São Paulo.

Após a histórica greve de 1951, a categoria volta a discutir a necessidade da criação de um Sindicato na cidade. No 1º Congresso Paulista dos Bancários, realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 1952, foi recomendado pela diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo a fundação do Sindicato em Campinas, assim como em Santos, Ribeirão Preto e Marília.


Foto: Divulgação Sindicato Bancários Campinas 

O objetivo dessa orientação, além da melhor organizar a categoria, era alcançar o número mínimo de cinco sindicatos para a fundação da Federação dos Bancários.

No dia 8 de janeiro de 1953, em assembleia da categoria, foi fundada a Associação dos Bancários de Campinas, primeira etapa legal para criação do Sindicato. O bancário Acácio de Gama Antunes foi eleito presidente da Associação. Poucos meses depois, Acácio pediu exoneração do cargo porquê foi transferido para a agência do Banco do Brasil em Santos. Por deliberação da diretoria, assumiu a presidência o suplente Otávio da Silva Leme.

Em nova assembleia, no dia 7 de maio de 1953, foi aprovado o Estatuto da entidade e a diretoria foi autorizada pelos bancários a registrar a Associação na Delegacia Regional do Trabalho, em São Paulo.

A partir do registro da Associação na DRT, que foi efetuado no dia 2 de junho de 1953, a luta foi pelo reconhecimento da entidade como Sindicato. Em menos de um ano, renascia no dia 27 de fevereiro de 1954 o Sindicato dos Bancários de Campinas.

Notícias Relacionadas

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Fenae integrou a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou a permissão para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a CGPAR 42 (resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança […]

Leia mais

BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração

Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com representantes do BB na tarde desta quarta-feira (24) para exigir resoluções às distorções provocadas no encarreiramento dos trabalhadores desde […]

Leia mais

COE cobra explicações do Itaú sobre fechamento de agências e punições

O turnover também foi debatido na reunião desta quarta-feira (24) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com a direção do banco, nesta quarta-feira (24), em São Paulo, para debater emprego, fechamento de agências, realocação e distribuição de funcionários e punições referentes à falta de certificações da Associação Brasileira das Entidades […]

Leia mais

Sindicatos filiados