Sindicato completa 67 anos de luta

27.02.2021

Com informações: Sindicato dos Bancários de Campinas  O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região foi fundado em 27 de fevereiro de 1954. O embrião, no entanto, surgiu na agitada década de 30. Fundou-se o Sindicato mas sua existência foi curta. Por pressão dos banqueiros, os sindicalizados foram obrigados a se desligarem do quadro associativo. […]

Com informações: Sindicato dos Bancários de Campinas 

O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região foi fundado em 27 de fevereiro de 1954. O embrião, no entanto, surgiu na agitada década de 30. Fundou-se o Sindicato mas sua existência foi curta. Por pressão dos banqueiros, os sindicalizados foram obrigados a se desligarem do quadro associativo. O que forçou o fechamento da entidade.

Na década de 40 surge o Clube dos Bancários. Como seu objetivo principal era a recreação, os bancários de Campinas, para não ficarem sem uma entidade que defendesse seus direitos, filiaram-se no Sindicato de São Paulo.

Após a histórica greve de 1951, a categoria volta a discutir a necessidade da criação de um Sindicato na cidade. No 1º Congresso Paulista dos Bancários, realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 1952, foi recomendado pela diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo a fundação do Sindicato em Campinas, assim como em Santos, Ribeirão Preto e Marília.


Foto: Divulgação Sindicato Bancários Campinas 

O objetivo dessa orientação, além da melhor organizar a categoria, era alcançar o número mínimo de cinco sindicatos para a fundação da Federação dos Bancários.

No dia 8 de janeiro de 1953, em assembleia da categoria, foi fundada a Associação dos Bancários de Campinas, primeira etapa legal para criação do Sindicato. O bancário Acácio de Gama Antunes foi eleito presidente da Associação. Poucos meses depois, Acácio pediu exoneração do cargo porquê foi transferido para a agência do Banco do Brasil em Santos. Por deliberação da diretoria, assumiu a presidência o suplente Otávio da Silva Leme.

Em nova assembleia, no dia 7 de maio de 1953, foi aprovado o Estatuto da entidade e a diretoria foi autorizada pelos bancários a registrar a Associação na Delegacia Regional do Trabalho, em São Paulo.

A partir do registro da Associação na DRT, que foi efetuado no dia 2 de junho de 1953, a luta foi pelo reconhecimento da entidade como Sindicato. Em menos de um ano, renascia no dia 27 de fevereiro de 1954 o Sindicato dos Bancários de Campinas.

Notícias Relacionadas

Combate ao assédio e GDP são temas de reunião entre Sindicatos dos Bancários e representantes do BB

Dirigentes sindicais propõem suspensão do descomissionamento por avaliação     A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), formada por dirigentes sindicais, se reuniu nesta terça-feira (30) com representantes do banco. A reunião ocorreu em formato virtual e tratou de temas como combate ao assédio e avaliação da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). […]

Leia mais

TRF1 suspende liminar que afastou presidente da Previ

Desembargador atesta legalidade e capacidade técnica da Previc, entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país e que habilitou João Fukunaga a exercer o cargo O desembargador federal Rafael Paulo Soares Pinto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), derrubou, no início da noite desta segunda-feira (29), a liminar que […]

Leia mais

Comando Nacional cobra celeridade nas demandas durante a retomada da mesa permanente de saúde

Garantia das normas acordadas na CCT foi ressaltada pela representação dos trabalhadores   A mesa permanente de saúde foi retomada nesta segunda-feira (29), em reunião entre representantes do Comando Nacional e da Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban). O movimento sindical pediu celeridade no retorno das demandas e a garantia das […]

Leia mais

Sindicatos filiados