Na última terça-feira, 28, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, SindBan, coordenou o ato em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, realizado pelo Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba, Conespi, na praça José Bonifácio. Com carros de som, panfletos, faixas e esquete teatral, o ato mostrou a importância da data e que a segurança faz a diferença no trabalho.
Junto com o SindBan, estiveram presentes os sindicatos de Piracicaba da Alimentação e Afins, dos Trabalhadores na Construção Civil e Mobiliário, dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça, dos Hoteleiros, do Comércio, dos Metalúrgicos, dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadoria e dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo. Além dos dirigentes sindicais, o ato também foi prestigiado pelo presidente da Câmara de Piracicaba, Matheus Erler, autoridades da cidade e sociedade civil.
O presidente do Sindicato dos Bancários, vice-presidente do Conespi e também da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS), vereador José Fernandes Antonio Paiva, coordenador do evento, alertou que a vida vale muito mais que o lucro e a ganância. “Em 2013, ocorreu um acidente de trabalho por hora em Piracicaba, sete trabalhadores foram vítimas fatais. Também no ano passado, mais de 700 mil trabalhadores sofreram acidentes no país. Mais que homenagem póstuma às vítimas, os sindicatos vieram sensibilizar, por meio de suas ações, sobre as condições de trabalho.”
Para Paiva, representar os trabalhadores é uma opção e honra. “A todos os funcionários, assessores e dirigentes sindicais, ao longo de suas atividades, preservem a vida e não deem prioridade ao lucro.”
A vice-presidente do SindBan, Angela Ulices Savian, frisou a infelicidade de estar mais um ano em luta para buscar soluções diminuam os acidentes de trabalho. “Temos o nosso Centro de Referência em Saúde do Trabalhador como um dos mais atuantes, que mais se envolve com o movimento sindical, e mesmo assim, tivemos mais de 10 mil acidentes e sete vítimas fatais. Não podemos mais permitir que pessoas saiam para trabalhar e não retornem para as suas casas. Cabe aos dirigentes sindicais cobrarem tanto das empresas como do poder público para que se possa reduzir esse número.”
Angela lembrou do sério risco que os trabalhadores correm com a aprovação do PL 4330. “Hoje as empresas não têm responsabilidade com segurança, se esse projeto for aprovado será muito pior. Afaste o cálice da ganância, do lucro e vamos em busca da saúde, da segurança e da vida.”
Projeto municipal – Na segunda-feira, 27, foi aprovado na Câmara Municipal de Piracicaba, projeto de autoria de Paiva (PT), para instituir o Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.
Dia 28 de abril – Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adota o dia 28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A escolha desta data foi obra do movimento sindical canadense, pois neste dia, em 1969, ocorreu a explosão de uma mina na cidade de Farminghton, nos Estados Unidos onde morreram 78 trabalhadores.
Fonte: Federação dos Bancários de Piracicaba e Região
Texto: Mariana Valadares
Fotos: Elison Ferreira
Notícias Relacionadas
Aposentados do Itaú cobram condições dignas no plano de saúde
Em reunião com banco, COE e Comissão de Aposentados apresentaram propostas e reforçaram a importância de negociação para evitar judicialização A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e a Comissão de Aposentados se reuniram com representantes do banco nesta segunda-feira (13) para discutir alternativas sustentáveis e humanas para os aposentados no plano de […]
Leia maisBanco do Brasil apresenta novas funções aos representantes dos bancários
Reunião discutiu a implementação de novas funções, reajustes no VR, movimentação interna e a incorporação da Gratificação de Caixa para bancários Na manhã desta terça-feira (07/01), o Banco do Brasil apresentou um conjunto de mudanças importantes para seus funcionários durante uma reunião com os representantes dos bancários. David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos […]
Leia maisFeeb SP/MS aprova acordo coletivo do Banco Itaú, que regulamenta novas normas de teletrabalho e jornada de trabalho
Durante assembleia realizada nesta sexta-feira (27), bancários aprovaram novas regras para teletrabalho, controle eletrônico de jornada, banco de horas e bolsa auxílio educação. Nesta sexta-feira (27), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O […]
Leia mais