O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região participou nesta terça-feira, 25, do Dia Internacional de Luta na América Latina contra as demissões que vem sendo realizadas pelo HSBC. Os sindicalistas retardaram em uma hora a abertura das agências de Piracicaba, Tietê e Santa Bárbara do Oeste e entregaram uma Carta Aberta aos Clientes informando o motivo do manifesto.
Os diretores do sindicato conversaram com funcionários e gerentes do banco antes da abertura da agência, explicando o motivo do retardamento e informaram os clientes sobre a paralisação de uma hora e que, um dos motivos, era garantir melhor qualidade no atendimento aos clientes. O objetivo da paralisação é lutar contra as demissões e fechamentos de postos de trabalho, além de melhores condições de trabalho, mais respeito e valorização.
O HSBC teve lucro líquido de R$ 1,225 bilhão em 2012, um crescimento de 9,6% em relação a 2011. A rentabilidade do banco no Brasil é maior do que em qualquer outro país onde ele atua. Porém, o HSBC vem desrespeitando o Brasil e os brasileiros, cobrando de seus clientes as taxas de juros e as tarifas mais altas do mundo. E, apesar do lucro gigantesco, fechou 1.002 postos de trabalho no ano passado e pratica uma inexplicável rotatividade de mão de obra, que não repete em nenhum outro país. “O fechamento dos postos de atendimento e demissões em massa geram filas e atendimento sem qualidade para os clientes. É um desrespeito com os brasileiros gerar o lucro que o HSBC está gerando e toda rentabilidade ser enviada para a matriz, deixando aqui o desemprego e os funcionários que estão adoecendo, já que estão sobrecarregados”, afirmou a vice-presidente do SINDBAN, Angela Savian.
O também diretor do Sindicato, Odair Balioni, destacou durante o bate papo com os bancários que o banco não tem motivos para não investir em quadro de funcionários, novas agências e melhores condições de trabalho, já que vem lucrando muito com taxas e serviços. “Nos encontros regionais e estaduais dos bancários foi definido que os manifestos começariam pelo HSBC, já que toda rentabilidade do banco no Brasil vai para outro país, gerando preconização do serviço e mão de obra, falta de funcionários e, consequentemente, clientes recebendo um atendimento de má qualidade”.
Balioni acrescentou que o momento era também de orientar os clientes que os sindicalistas estão preparando a Campanha Nacional 2013 desde o mês de março – sendo que a data base é setembro – e que a pauta de reivindicações específica do HSBC já foi entregue ao banco, porém não houve resposta.
Notícias Relacionadas
Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia maisProposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco
Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]
Leia mais