Sindicato de Sorocaba faz manifesto no Santander e se reúne com superintendente do banco

15.04.2013

Dia 11 de abril, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região visitou agências do banco Santander, em manifesto – ocorrido em nível nacional – contra as diversas injustiças cometidas pelo banco contra seus funcionários. Em Sorocaba e região, os funcionários do banco estão enfrentando assédio moral, falta de funcionários, falta de segurança, […]

Dia 11 de abril, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região visitou agências do banco Santander, em manifesto – ocorrido em nível nacional – contra as diversas injustiças cometidas pelo banco contra seus funcionários.

Em Sorocaba e região, os funcionários do banco estão enfrentando assédio moral, falta de funcionários, falta de segurança, metas abusivas com cobrança de forma desumana, entre outros problemas.

Com panfletos em mãos, a diretoria conversou com os funcionários. Durante a visita à agência centro em Sorocaba, os diretores se reuniram com o superintendente do Santander, Emaús, para colocar os problemas e exigir uma providência do banco. A conversa durou duas horas e vários pontos críticos foram abordados. Entre elas estavam a falta de funcionários, que para o sindicato é uma prioridade resolver. Os dirigentes sindicais também criticaram a abertura diária de caixas por G.A. e coordenadores. Segundo o próprio Emaús, os G.As e coordenadores não abrem caixas, pois é uma questão de organização do banco. “Sempre tem que ter quem possa fazer isso”, disse.

A segurança é um problema sério em duas agências – uma em Sorocaba e outra na região. O sindicato cobrou do superintendente que esses problemas sejam solucionados. Um outro apontamento feito pelos dirigentes sindicais é o descontentamento do sindicato com a forma com que os gestores vem conduzindo suas agências. “Esses gestores aterrorizam, assediam, usam todo tipo de ameaças, administrando a agência ao seu bel prazer, como se não existissem leis, normas e direitos dos funcionários. Um exemplo disso é a gestora que vai atrás de funcionárias até no banheiro, para cobrar metas. Não existem limites. Isso tem que ter um fim”, desabafa Julio Cesar Machado, Presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.

Outro questionamento feito ao superintendente pelo sindicato é o trabalho noturno, em instituições de ensino, para que alunos abram contas. Emaús disse que nenhum funcionário é obrigado a trabalhar à noite. Segundo ele, “só vai a agência que quer melhorar sua produtividade”. Mas Julio questiona: “Será que esse funcionário, ao se recusar trabalhar à noite, ainda terá seu emprego no dia seguinte?”

Após duas horas de conversa, o superintendente explicou que irá tomar providências quanto aos problemas apontados pelos dirigentes sindicais. O sindicato frisa que toda e qualquer atitude depreciativa ou ameaçadora deve ser denunciada. Todas as denúncias são anônimas e nem mesmo o presidente do sindicato tem como saber de quem ou de onde elas vieram.

Fonte: Seeb Sorocaba 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil aprova atualização da Tabela PIP para beneficiar trabalhadores do Previ Futuro

Mudança na Pontuação Individual do Participante permite aumento na contribuição adicional e soma mais recursos para a aposentadoria, atendendo a antiga reivindicação dos funcionários O Banco do Brasil aprovou as mudanças na Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que permitirá aumentar a contribuição adicional para a aposentadoria. O anúncio foi […]

Leia mais

Eleições da Funcef: votação segue até sexta-feira (19)

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora Teve início nesta terça-feira (16), a votação para as Eleições Funcef. Participantes dos planos de previdência da Funcef podem votar para definir quem vai ocupar a diretoria de Administração e Controladoria, […]

Leia mais

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Sindicatos filiados