Sindicato de Sorocaba protesta contra demissões no Santander

28.05.2014

O Sindicato dos Bancários Sorocaba e Região realizou um manifesto nesta terça-feira, dia 27 de maio, na agência da rua XV de Novembro, do banco Santander, em Sorocaba. Com faixas e panfletos diretores do sindicato conversaram com a população e com os funcionários do banco, sobre a política de gestão adotada pelo atual presidente do […]

O Sindicato dos Bancários Sorocaba e Região realizou um manifesto nesta terça-feira, dia 27 de maio, na agência da rua XV de Novembro, do banco Santander, em Sorocaba. Com faixas e panfletos diretores do sindicato conversaram com a população e com os funcionários do banco, sobre a política de gestão adotada pelo atual presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, que prioriza o corte de custos por meio da demissão, o que leva à precarização do atendimento.

O Sindicato dos Bancários Sorocaba e Região realizou um manifesto hoje, dia 27 de maio, na agência da rua XV de Novembro, do banco Santander, em Sorocaba. Com faixas e panfletos diretores do sindicato conversaram com a população e com os funcionários do banco, sobre a política de gestão adotada pelo atual presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, que prioriza o corte de custos por meio da demissão, o que leva à precarização do atendimento.

Nos últimos 12 meses, o Santander eliminou mais de 4.800 postos de trabalho. São milhares de trabalhadores a menos, ao mesmo tempo, em que ganhou 3 milhões de novos clientes.

Tudo isso fez com que o Santander figurasse na liderança de reclamações do Banco Central pelo terceiro mês seguido em 2014 e também pela sobrecarga de trabalho, que gera uma série de doenças ocupacionais nos bancários.

No ano passado, o Santander arrecadou quase 10 bilhões de reais só com as tarifas cobradas. Com esse valor, o banco poderia contratar mais 25 mil bancários para atender você melhor.

O Banco tem lucro, e a unidade brasileira responde por 20% do lucro mundial. Portanto, nada justifica a política de corte de postos de trabalho adotada pelo banco. “Tanto bancários como clientes, ninguém agüenta mais tanta pressão por metas, tanto trabalho, com tão poucos funcionários para fazê-lo. O resultado disso é o cansaço e estresse dos funcionários e o desrespeito à população, que precisa ficar muito tempo em filas, graças ao número insuficiente de bancários para atendê-la. Precisamos dar um basta nisso”, comenta Antonio Lages, funcionário do Santander e vice-presidente do Sindicato.

Fonte: SEEB Sorocaba

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados