
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região concedeu uma liminar que impede a abertura das agências do banco Santander no próximo sábado (22) ao Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região.
A decisão do juiz Lucas Falasqui Cordeiro levou em consideração o aumento de casos da Covid-19 e da Influenza, além da tradicional jornada bancária de segunda a sexta-feira.
Em 16 de janeiro, os bancários foram surpreendidos com o anúncio de um projeto de negociação de dívidas com previsão de lançamento neste sábado, sem negociação sindical.
É importante frisar que a Lei n° 4178/1962 proíbe o funcionamento de instituições financeiras aos finais de semana e feriados, no qual a abertura só é permitida com acordos coletivos ou com os sindicatos.
Segundo os autos “trata-se de fato notório a ameaça da variante Omicron da Covid, assim como da influenza, não necessitando maiores comentários”.
A decisão concede a tutela antecipada para proibir o Santander de abrir suas agências no dia 22/01/2022 ou em qualquer sábado ou domingo subsequente. Em caso de desobediência, o banco deverá pagar uma multa no valor de R$ 50.000,00 por trabalhador.
“O Sindicato dos Bancários está desde o começo dessa pandemia lutando para a preservação da vida e da saúde dos trabalhadores e não podemos jamais aceitar o descumprimento da legislação que proíbe a abertura das agências aos sábados”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região, Reginaldo Breda (secretário geral da Federação dos Bancários).
Notícias Relacionadas
Congresso aprova PL da igualdade salarial entre homens e mulheres
Texto aprovado em maio pela Câmara dos Deputados recebeu aval do Senado nesta quinta (1º) e agora segue para sanção presidencial O Senado aprovou nesta quinta-feira (1º) o projeto de lei (PL) 1085/23, que garante o pagamento de salários iguais para homens e mulheres que exercem a mesma função. O texto tinha sido aprovado pela […]
Leia maisCOE Santander dialoga sobre Igualdade de Oportunidades com o banco
Movimento sindical aguarda data para debate sobre LGBTQIAP+ e combate ao assédio sexual Representantes da Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE) se reuniram nesta quarta-feira (31) com o banco para mais um diálogo sobre o tema Igualdade de Oportunidades. A pauta amplamente defendida pelo movimento sindical faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho […]
Leia maisCombate ao assédio e GDP são temas de reunião entre Sindicatos dos Bancários e representantes do BB
Dirigentes sindicais propõem suspensão do descomissionamento por avaliação A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), formada por dirigentes sindicais, se reuniu nesta terça-feira (30) com representantes do banco. A reunião ocorreu em formato virtual e tratou de temas como combate ao assédio e avaliação da Gestão de Desempenho Profissional (GDP). […]
Leia mais