Sindicato dos Bancários de Rio Claro ganha liminar contra Santander que impede abertura no sábado (22)

20.01.2022

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região concedeu uma liminar que impede a abertura das agências do banco Santander no próximo sábado (22) ao Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região. A decisão do juiz Lucas Falasqui Cordeiro levou em consideração o aumento de casos da Covid-19 e da Influenza, além da tradicional […]

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região concedeu uma liminar que impede a abertura das agências do banco Santander no próximo sábado (22) ao Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região.

A decisão do juiz Lucas Falasqui Cordeiro levou em consideração o aumento de casos da Covid-19 e da Influenza, além da tradicional jornada bancária de segunda a sexta-feira.

Em 16 de janeiro, os bancários foram surpreendidos com o anúncio de um projeto de negociação de dívidas com previsão de lançamento neste sábado, sem negociação sindical.

É importante frisar que a Lei n° 4178/1962 proíbe o funcionamento de instituições financeiras aos finais de semana e feriados, no qual a abertura só é permitida com acordos coletivos ou com os sindicatos.

Segundo os autos “trata-se de fato notório a ameaça da variante Omicron da Covid, assim como da influenza, não necessitando maiores comentários”.

A decisão concede a tutela antecipada para proibir o Santander de abrir suas agências no dia 22/01/2022 ou em qualquer sábado ou domingo subsequente. Em caso de desobediência, o banco deverá pagar uma multa no valor de R$ 50.000,00 por trabalhador.

“O Sindicato dos Bancários está desde o começo dessa pandemia lutando para a preservação da vida e da saúde dos trabalhadores e não podemos jamais aceitar o descumprimento da legislação que proíbe a abertura das agências aos sábados”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região, Reginaldo Breda (secretário geral da Federação dos Bancários).

 

Notícias Relacionadas

Banco do Brasil se compromete a não mexer na gratificação dos caixas durante a Campanha Nacional 2024

A garantia foi dada pela direção do banco na terceira mesa de negociação da Campanha Nacional 2024, nesta sexta-feira (12), e tema será tratado durante período de renovação da CCT. O Banco do Brasil se comprometeu a não mexer na gratificação dos caixas durante a Campanha Nacional 2024 e a negociar a pauta durante o […]

Leia mais

Financiários cobram igualdade salarial e de oportunidades para mulheres e negros no setor

Com base em levantamento do Dieese, trabalhadores e trabalhadoras mostraram distorções salariais de gênero e raça Representantes dos financiários, no movimento sindical, se reuniram, nesta sexta-feira (12), com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), para cobrar igualdade de oportunidades no setor. O encontro faz parte das negociações da Campanha Nacional […]

Leia mais

Nota da Feeb SP/MS sobre a destituição de gerentes da Caixa Asset

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) manifesta sua profunda preocupação com a recente destituição de três gerentes da Caixa Asset, subsidiária da Caixa Econômica Federal responsável pela gestão de ativos. Esses gerentes foram removidos de seus cargos após recusarem-se a aprovar uma operação de […]

Leia mais

Sindicatos filiados