O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região concedeu uma liminar que impede a abertura das agências do banco Santander no próximo sábado (22) ao Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região.
A decisão do juiz Lucas Falasqui Cordeiro levou em consideração o aumento de casos da Covid-19 e da Influenza, além da tradicional jornada bancária de segunda a sexta-feira.
Em 16 de janeiro, os bancários foram surpreendidos com o anúncio de um projeto de negociação de dívidas com previsão de lançamento neste sábado, sem negociação sindical.
É importante frisar que a Lei n° 4178/1962 proíbe o funcionamento de instituições financeiras aos finais de semana e feriados, no qual a abertura só é permitida com acordos coletivos ou com os sindicatos.
Segundo os autos “trata-se de fato notório a ameaça da variante Omicron da Covid, assim como da influenza, não necessitando maiores comentários”.
A decisão concede a tutela antecipada para proibir o Santander de abrir suas agências no dia 22/01/2022 ou em qualquer sábado ou domingo subsequente. Em caso de desobediência, o banco deverá pagar uma multa no valor de R$ 50.000,00 por trabalhador.
“O Sindicato dos Bancários está desde o começo dessa pandemia lutando para a preservação da vida e da saúde dos trabalhadores e não podemos jamais aceitar o descumprimento da legislação que proíbe a abertura das agências aos sábados”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região, Reginaldo Breda (secretário geral da Federação dos Bancários).
Notícias Relacionadas
Assembleias aprovam Acordo Coletivo 2024-2026 do Santander, com novas conquistas para os trabalhadores
Acordo mantém benefícios essenciais e inclui novas cláusulas que ampliam a proteção e valorização dos trabalhadores As assembleias virtuais conduzidas pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos encerraram-se ontem, quinta-feira (10/10), às 20h, com a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024-2026 […]
Leia maisCEE se reúne com a Caixa e define calendário de negociações
Além das datas das próximas reuniões, foram definidas premissas dos debates nos GTs de Promoção por Mérito, Saúde Caixa e da Mesa de Negociações sobre questões específicas de caixas e tesoureiros A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu com o banco nesta quinta-feira (10) para dar continuidade às negociações permanentes […]
Leia maisBancários do Santander deliberam sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2026 em assembleia virtual
Assembleia vai até as 20h desta quinta-feira (10/10) e inclui novas cláusulas que garantem direitos adicionais para os trabalhadores A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos convocam os bancários do Santander a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, realizada de forma virtual, desde as […]
Leia mais