Sindicato dos Bancários de Rio Claro ganha liminar contra Santander que impede abertura no sábado (22)

20.01.2022

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região concedeu uma liminar que impede a abertura das agências do banco Santander no próximo sábado (22) ao Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região. A decisão do juiz Lucas Falasqui Cordeiro levou em consideração o aumento de casos da Covid-19 e da Influenza, além da tradicional […]

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região concedeu uma liminar que impede a abertura das agências do banco Santander no próximo sábado (22) ao Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região.

A decisão do juiz Lucas Falasqui Cordeiro levou em consideração o aumento de casos da Covid-19 e da Influenza, além da tradicional jornada bancária de segunda a sexta-feira.

Em 16 de janeiro, os bancários foram surpreendidos com o anúncio de um projeto de negociação de dívidas com previsão de lançamento neste sábado, sem negociação sindical.

É importante frisar que a Lei n° 4178/1962 proíbe o funcionamento de instituições financeiras aos finais de semana e feriados, no qual a abertura só é permitida com acordos coletivos ou com os sindicatos.

Segundo os autos “trata-se de fato notório a ameaça da variante Omicron da Covid, assim como da influenza, não necessitando maiores comentários”.

A decisão concede a tutela antecipada para proibir o Santander de abrir suas agências no dia 22/01/2022 ou em qualquer sábado ou domingo subsequente. Em caso de desobediência, o banco deverá pagar uma multa no valor de R$ 50.000,00 por trabalhador.

“O Sindicato dos Bancários está desde o começo dessa pandemia lutando para a preservação da vida e da saúde dos trabalhadores e não podemos jamais aceitar o descumprimento da legislação que proíbe a abertura das agências aos sábados”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região, Reginaldo Breda (secretário geral da Federação dos Bancários).

 

Notícias Relacionadas

Semana reforçou a conscientização sobre o combate às LER/Dort

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros Nesta semana, no dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional […]

Leia mais

COE e Itaú discutem revisões nos programas de remuneração

Durante a reunião foram apresentadas modificações nos programas. O movimento sindical deve elaborar contraproposta em breve  A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú realizou nesta quarta-feira (28), em São Paulo, uma reunião com a direção do banco para debater questões relacionadas à remuneração dos funcionários. Durante o encontro, o banco apresentou alterações nos […]

Leia mais

Trabalhadores discutem futuro da Fundação Itaú-Unibanco

Em seminário promovido pela Contraf-CUT e COE Itaú trabalhadores debateram caminhos para aumentar representatividade na gestão do fundo de pensão Trabalhadoras e trabalhadores associados à Fundação Itaú-Unibanco se reuniram, nesta quinta-feira (29), em um seminário organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, […]

Leia mais

Sindicatos filiados