Sindicatos da base da Federação participam do Dia Nacional de Luta contra reestruturação do BB

30.11.2016

Nesta quinta-feira (1º), movimento sindical se reúne novamente reunião com o banco em Brasília para continuar discutindo a reestruturação Sindicatos de todo o país participaram nesta terça-feira (29) das mobilizações do Dia Nacional de Lutas no Banco do Brasil (BB), em resposta à reestruturação anunciada no último domingo (20). Sindicatos filiados à Federação dos Bancários […]

Nesta quinta-feira (1º), movimento sindical se reúne novamente reunião com o banco em Brasília para continuar discutindo a reestruturação

Sindicatos de todo o país participaram nesta terça-feira (29) das mobilizações do Dia Nacional de Lutas no Banco do Brasil (BB), em resposta à reestruturação anunciada no último domingo (20). Sindicatos filiados à Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) realizaram atividades de mobilização juntos às agências de suas bases com paralisação de diversas unidades, distribuição de carta aberta ao cliente entre outras ações.

A reestruturação

De acordo com o informe destinado à imprensa e ao mercado divulgado pelo banco, 781 agências em todo o país (14% das 5.430 unidades) deixarão de existir; 402 serão fechadas e outras 379 serão transformadas em Postos de Atendimento (PA). Além disso, o BB espera conseguir uma redução significativa em seu quadro funcional por meio do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), que tem como foco, cerca de 18.000 empregados aptos a se aposentarem, medida que terá impacto na sobrecarga de trabalho dos funcionários ativos e também no atendimento à população, cuja situação já bastante precária. Em contrapartida, o banco planeja criar 255 agências digitais em 2017.

Veja como foi a mobilização de alguns sindicatos da base da FEEB-SP/MS

Campinas

Em Campinas, o Sindicato dos Bancários de Campinas e Região promoveu o fechamento durante todo o dia das agências da Avenida Brasil, Benjamim Constant, Anhanguera, Ceasa, Nova Aparecida, Sousas, São Quirino, Santa Genebra. Com a reestruturação, só na região de Campinas, 23 agências serão desativadas e 5 serão transformadas em postos de atendimento. A jornada de lutas prossegue até o dia 02 de dezembro, onde serão fechadas diversas agências em protesto.

Guaratinguetá

Em Guaratinguetá, o sindicato realizou mobilização nas agências Pedregulho (4467-9), Pedregulho (6883-7), Aparecida (6677-X) e Cruzeiro (6601-X).

Marília

Nas cidades e Marília e Ourinhos, o Sindicato dos Bancários concentrou as mobilizações principalmente nas agências que serão afetadas pela reestruturação e nesta quinta-feira (1º), realizará manifestações em Garça, onde existe uma unidade que será fechada.

Piracicaba

Em Piracicaba, o sindicato dos bancários vem realizando uma semana de mobilizações. Na segunda-feira (28), as atividades foram realizadas nas cidades de Tietê, Cerquilho e Laranjal e contou com forte adesão dos funcionários. Na terça-feira (29), as ações foram realizadas nas três unidades previstas para fechamento: Vila Rezende, Santa Terezinha e Paulista.

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, a mobilização do sindicato teve retardamento da abertura das agências reestruturadas em 1 hora e departamentos em 2 horas, com a distribuição de carta aberta aos clientes e à população, informando a importância do banco público e da manutenção de suas agências na cidade. A manifestação abrangeu as seguintes unidades e departamentos do BB: Cesin, Cesup, Retab, Valores, Gepes, Gecor, Gecoi, Ajure, Audit. São Sebastião, Mogiana, Vila Virgínia, Dom Pedro I, Duque de caxias, Santa Úrsula, Novo Shopping, Alto da Boa Vista foram as localidades onde houve manifestações.
Os dirigentes realizaram ainda, reunião com o departamento jurídico e diretores do Sindicato com funcionários do banco para orientações e esclarecimentos em relação PEAI.

São José dos Campos

Em São José dos Campos, o sindicato e os funcionários do BB retardaram a abertura de várias agências na região em protesto contra a reestruturação que pretende fechar centenas de agências e cortar milhares de postos de trabalho.

Na base do Sindicato a reestruturação atinge 06 agências: Jardim Esper em Jacareí, Lobo Viana em São Sebastião, Platanus em Campos do Jordão e R. Rangel em Guararema. As agências JK e Bacabal, em São José dos Campos, já foram fechadas e as agências Center Vale e Santana do Paraíba passaram a ser postos de atendimento. Até o momento não houve demissões e os funcionários foram remanejados para outras agências.

“A luta do funcionalismo do BB está apenas começando, os funcionários precisam se mobilizar, só a união de todos vai garantir direitos e o futuro da instituição”, disse o presidente Geraldo Soares dos Santos.

Para Jeferson Boava, vice-presidente da FEEB-SP/MS “o Dia Nacional de Luta contra a reestruturação do Banco do Brasil é importante para sinalizar à sociedade a forma como o banco vem tratando essa questão tão delicada, que envolve a extinção maciça de postos de trabalho e a redução drástica do quadro funcional através do novo plano de incentivo à aposentadoria, de forma unilateral, sem debater com a população e com o movimento sindical, trazendo grande insegurança aos trabalhadores do banco ao seu futuro e causando transtornos à população com o fechamento das agências. Além disso, o movimento sindical bancário está dando seu recado de que não ficaremos com os braços cruzados diante do desmonte que está sendo promovido no BB”.

Nesta quinta-feira (1º), haverá nova reunião com o banco em Brasília para continuar discutindo a reestruturação.

Com informações da imprensa dos Seebs: Campinas, Guaratinguetá, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados