Sindicatos discutem reestruturação com Caixa Federal

15.04.2016

Mesa permanente A reestruturação promovida pela Caixa Federal desde o último dia 10 de março foi um dos pontos debatidos na mesa de negociação permanente, realizada nesta quinta-feira, 14 de abril. Os representantes dos empregados destacaram o clima de apreensão dentro das unidades, diante da falta de informações sobre as mudanças. “Novamente, os sindicatos defenderam […]

Mesa permanente

A reestruturação promovida pela Caixa Federal desde o último dia 10 de março foi um dos pontos debatidos na mesa de negociação permanente, realizada nesta quinta-feira, 14 de abril. Os representantes dos empregados destacaram o clima de apreensão dentro das unidades, diante da falta de informações sobre as mudanças. “Novamente, os sindicatos defenderam a suspensão do processo de reestruturação”, destaca Carlos Augusto Silva (Pipoca), que representou a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) na mesa.

Os representantes da Caixa Federal informaram que a reestruturação está sendo feita por etapas, porém não souberam informar quais os próximos passos. Informaram ainda que a rede não será afetada no momento, a não ser para receber profissionais que sejam remanejados para as agências.

Os dirigentes sindicais questionam a redução das GIRET, que pode comprometer a conformidade das operações, trazendo insegurança para os empregados e gestores. A extinção de quatro GIPES, também anunciada, choca com a reivindicação dos empregados, que é a ampliação das áreas de pessoas nas filiais. Um dos problemas dessa medida é precarizar ainda mais a gestão do Saúde Caixa e dos programas de Saúde do Trabalhador.

Concursados

Quanto à contratação de pessoal, a Caixa Federal deixou claro que não há qualquer expectativa de convocação de novos concursados e que as convocações feitas recentemente são apenas para atender a determinações judiciais de ações individuais ou para preencher vagas já previstas no edital e que não haviam sido preenchidas. Se a situação já é desesperadora no momento atual, com o novo PAA, que registrou 1.793 adesões, ela se agravará ainda mais.

Funcef

A Caixa Federal concordou com a formação de um grupo de trabalho, com representantes da empresa, dos empregados e da Funcef para discutir o contencioso do fundo de pensão. O grupo será formado no prazo de 30 dias.

Adiantamento odontológico/assistencial

A Caixa Federal apresentou aos sindicatos proposta para solucionar a suspensão, em abril de 2015, do Adiantamento Odontológico/Assistencial previsto no RH 044. A sugestão é a inclusão de todos os procedimentos previstos naquele normativo como cobertura do Saúde Caixa. Segundo a proposta da Caixa Federal, os novos procedimentos não entrariam na regra do teto anual de coparticipação, atualmente em R$ 2.400,00. Os representantes dos empregados não concordaram. Diante do impasse, para que não haja mais demora na solução da concessão da cobertura, ficou acertada sua implantação a partir do dia 2 de maio, com a continuidade do debate na mesa permanente para buscar uma alternativa para a superação desta questão até o final do mês de junho.

Promoção por mérito

Os sindicatos cobraram a realização de debate sobre as regras para promoção por mérito para 2016. De acordo com o Aditivo à CCT, a definição desses critérios deve ser feita por uma comissão bipartite (Contraf/Caixa Federal). Os representantes da Caixa Federal disseram que podem promover o debate no dia 25 ou 29 deste mês de abril. Inclusive, solicitaram que a Comissão Executiva dos Empregados indique seus representantes.

Banco de horas negativo

O problema do banco de horas negativo já se arrasta há bastante tempo. Porém nos últimos meses, com o contingenciamento de horas extras, a situação está se agravando. Os gestores, em dias de pouco movimento, forçam os empregados a encerrarem o expediente antes de completar a jornada normal de trabalho, acumulando assim horas que deverão ser pagas com trabalho extra em dias de grande movimento. Essa prática se torna um fator de grande pressão sobre os empregados, em total desrespeito ao acordo coletivo, que não prevê banco de horas. A Caixa Federal se comprometeu a enviar um comunicado a todos os gestores orientando para que não ocorra acúmulo de horas negativas.

Sipon

Os sindicatos denunciaram, mais uma vez, que o sistema de ponto eletrônico vem sendo fraudado, sendo objeto de fiscalização e autuação do Ministério do Trabalho no Estado de São Paulo. A Caixa Federal comprometeu-se a providenciar junto à área de TI atualizações a fim de inibir tais práticas. A Caixa Federal também informou que está adotando uma nova plataforma (SailPoint) que permitirá maior controle do Sipon com a interligação de todos os sistemas a partir de 2017.

A próxima negociação está marcada para o dia 25 de maio.

Fonte: Agência Fenae
Foto: Augusto Coelho 
 

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados