Sindicatos dos Bancários comemoram Dia do Bancário em grande estilo

29.08.2023

Comemorações ocorreram em diversas bases regionais representadas pelos Sindicatos filiados à Feeb SP/MS Os Sindicatos dos Bancários filiados à Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), comemoraram no último final de semana o Dia do Bancário, celebrado ontem, 28 de agosto. O dia, dedicado ao trabalhador bancário, […]

Comemorações ocorreram em diversas bases regionais representadas pelos Sindicatos filiados à Feeb SP/MS

Os Sindicatos dos Bancários filiados à Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), comemoraram no último final de semana o Dia do Bancário, celebrado ontem, 28 de agosto.

O dia, dedicado ao trabalhador bancário, marca a luta histórica da categoria, que tem entre as suas principais conquistas o reajuste de 31% nos salários, alcançado em 1951, quando os bancos queriam dar apenas 20%, bancários unidos foram às ruas em uma intensa mobilização e paralização de 69 dias.

Ao longo da história, a categoria que é exemplo para demais frentes de trabalho, tem uma das mais organizadas representações sindicais, frente às negociações com os bancos em defesa do trabalhador e resguardada pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que possibilita novas negociações e importantes avanços a cada dois anos.

“Foram muitas lutas ao longo da história do movimento sindical brasileiro, mas graças à união e determinação dos sindicatos, a defesa pela manutenção dos direitos e por um Estado democrático e mais justo para todos permanece. Ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. Vamos em frente! Parabéns bancárias e bancários”, diz David Zaia, presidente da Feeb SP/MS.

Apesar de enfrentar tantas adversidades, a categoria comemorou a data com orgulho pelas conquistas alcançadas ao longo da história e celebrou a união.

“Foram inúmeras comemorações organizadas por nossos sindicatos, que fizeram valer o valor que cada trabalhador representado pelo movimento sindical tem. Parabenizamos a todos por essa bela iniciativa. Este é um importante momento para a categoria se mostrar ainda mais unida, as conquistas foram muitas ao longo da história e hoje os desafios são outros e a defesa pelo trabalho e pela garantia dos direitos continua sendo a prioridade da luta sindical”, disse Reginaldo Breda, Secretário Geral da Feeb SP/MS.

 

Comemoração do Sindicato dos Bancários de Votuporanga com almoço, churrasco, prêmios e entretenimento para as crianças

Sindicato dos Bancários de Naviraí, comemorou com almoço e entrega de brindes

Sindicato dos Bancários de Corumbá (MS) comemorou com almoço e passeio no Pantanal

 

Sindicato dos Bancários de Rio Claro, melhores momentos da Festa dos Bancários 

     

Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto entrega copo personalizado

Mensagem do Sindicato dos Bancários de Piracicaba aos Bancários
 

 

Comemorações do Sindicato dos Bancários de Três Lagoas (MS)

 

Festa dos Bancários do Sindicato dos Bancários de Jaú

Histórico

A categoria bancária é tida como uma das mais organizadas do país e esteve presente em mobilizações históricas, participando ativamente de importantes momentos da história da democracia brasileira, ampliando assim, os direitos dos trabalhadores.

O dia 28 de agosto nasceu de um destes momentos. Uma greve em 1951, convocada pelos bancários paulistas e motivada por uma negociação marcada pelo desrespeito e desvalorização do trabalhador bancário, que em resposta às suas reivindicações, recebeu uma contraproposta acintosa, que não apenas negava o atendimento de suas demandas, como ainda ameaçava cortar direitos. A greve se estendeu por 69 dias, os trabalhadores enfrentaram repressão por parte do governo, mas o episódio terminou, felizmente, com a vitória do movimento sindical bancário, que obteve um reajuste 31%.

Outro mérito da greve de 1951, foi a contestação dos dados oficiais do governo. A partir daí, surgiram as bases para a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O Dieese nasceu com o objetivo de municiar os trabalhadores com dados estatísticos confiáveis.

Em 1985, o movimento bancário nacional deu novas demonstrações de sua capacidade de organização e mobilização. No dia 31 de agosto, após o encerramento do Encontro Nacional dos Bancários, no ginásio do Guarani Futebol Clube, em Campinas, 10 mil bancários saíram em passeata rumo ao Largo do Rosário, localizado no Centro da cidade. Neste encontro foi aprovada a greve nacional que parou o sistema financeiro nos dias 11 e 12 de setembro daquele ano.

De lá para cá, foram inúmeras as lutas travadas ano após ano em busca da valorização do trabalho bancário e de melhores condições.

A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), em nome da sua diretoria, parabeniza bancárias e bancários nesta data que reconhece tanto a luta, como a importância da categoria para o desenvolvimento do País.

 

 

Notícias Relacionadas

Saúde, segurança, metas e violência contra as mulheres pautam reunião das Financeiras

Coletivo Nacional dos Financiários e Acrefi voltam à mesa de negociação pela Campanha Nacional 2024 Na tarde desta sexta-feira (19), o Coletivo Nacional dos Financiários da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizou mais uma rodada de negociações com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi). A pauta do […]

Leia mais

Quarta mesa de negociação do BB discute diversidade e igualdade de oportunidades

Para Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Banco do Brasil deu sinais de avanços importantes na reunião Na manhã desta sexta-feira (19), em São Paulo, foi realizada a quarta mesa de negociação específica da Campanha Nacional 2024 para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil. A pauta principal […]

Leia mais

CEE Caixa realiza nova rodada de negociações focada em diversidade e igualdade de oportunidades

Além de diversidade e igualdade, foram discutidos temas como FUNCEF, escala de férias, telefone celular e escola inclusiva A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal conduziu nesta sexta-feira (19) mais uma mesa de negociação para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da instituição. O tema central da discussão […]

Leia mais

Sindicatos filiados