Sindicatos dos Bancários realizam Dia de Luta em protesto às demissões do Mercantil do Brasil

04.11.2021

Manifestações ocorrem também, pelas redes sociais Nesta quinta-feira (04), ocorre o Dia Nacional de Luta, protesto realizado pelos Sindicatos dos Bancários contra a transformação de agências do Banco Mercantil do Brasil (BMB) em postos de atendimento bancário (PAAs) e as inúmeras demissões realizadas pelo banco.  Em Leme, diretoria da base sindical de Rio Claro se […]

Manifestações ocorrem também, pelas redes sociais

Nesta quinta-feira (04), ocorre o Dia Nacional de Luta, protesto realizado pelos Sindicatos dos Bancários contra a transformação de agências do Banco Mercantil do Brasil (BMB) em postos de atendimento bancário (PAAs) e as inúmeras demissões realizadas pelo banco. 

Em Leme, diretoria da base sindical de Rio Claro se manifestou por meio da entrega de materiais impressos e abordagem aos clientes.  De acordo com a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a situação afeta tanto os bancários, como os usuários do Banco.

“É importante essa conscientização e posicionamento da categoria diante de uma situação que tem prejudicado tanto a categoria, como os clientes. Levar ao conhecimento do público demonstra respeito e comprometimento com os clientes, principais responsáveis pela movimentação financeira das instituições”, explica Reginaldo Breda, secretario geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Demissões
Em outubro, o Mercantil, mais uma vez, demitiu dezenas de pais e mães de família, mesmo diante de um cenário de pandemia e agências superlotadas de clientes e com falta de funcionários no atendimento.

As demissões são fruto do processo de reestruturação, com a transformação das agências em PAAs, o que prejudica ainda mais o atendimento aos clientes e usuários do banco e para um banco que tem como atuação principal o pagamento de benefícios de aposentadoria, isso significa obrigar os idosos a se deslocarem por maiores distâncias e esperarem mais tempo nas filas.

Saiba mais aqui. 

Jornal do Cliente
O material entregue durante as manifestações foi produzido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com a assessoria da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banco Mercantil do Brasil, dos sindicatos e federações da categoria bancária.

Acesse aqui e baixe o material.

 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados