Sindicatos dos Bancários realizam Dia de Luta em protesto às demissões do Mercantil do Brasil

04.11.2021

Manifestações ocorrem também, pelas redes sociais Nesta quinta-feira (04), ocorre o Dia Nacional de Luta, protesto realizado pelos Sindicatos dos Bancários contra a transformação de agências do Banco Mercantil do Brasil (BMB) em postos de atendimento bancário (PAAs) e as inúmeras demissões realizadas pelo banco.  Em Leme, diretoria da base sindical de Rio Claro se […]

Manifestações ocorrem também, pelas redes sociais

Nesta quinta-feira (04), ocorre o Dia Nacional de Luta, protesto realizado pelos Sindicatos dos Bancários contra a transformação de agências do Banco Mercantil do Brasil (BMB) em postos de atendimento bancário (PAAs) e as inúmeras demissões realizadas pelo banco. 

Em Leme, diretoria da base sindical de Rio Claro se manifestou por meio da entrega de materiais impressos e abordagem aos clientes.  De acordo com a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a situação afeta tanto os bancários, como os usuários do Banco.

“É importante essa conscientização e posicionamento da categoria diante de uma situação que tem prejudicado tanto a categoria, como os clientes. Levar ao conhecimento do público demonstra respeito e comprometimento com os clientes, principais responsáveis pela movimentação financeira das instituições”, explica Reginaldo Breda, secretario geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Demissões
Em outubro, o Mercantil, mais uma vez, demitiu dezenas de pais e mães de família, mesmo diante de um cenário de pandemia e agências superlotadas de clientes e com falta de funcionários no atendimento.

As demissões são fruto do processo de reestruturação, com a transformação das agências em PAAs, o que prejudica ainda mais o atendimento aos clientes e usuários do banco e para um banco que tem como atuação principal o pagamento de benefícios de aposentadoria, isso significa obrigar os idosos a se deslocarem por maiores distâncias e esperarem mais tempo nas filas.

Saiba mais aqui. 

Jornal do Cliente
O material entregue durante as manifestações foi produzido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com a assessoria da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banco Mercantil do Brasil, dos sindicatos e federações da categoria bancária.

Acesse aqui e baixe o material.

 

Notícias Relacionadas

Semana reforçou a conscientização sobre o combate às LER/Dort

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros Nesta semana, no dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional […]

Leia mais

COE e Itaú discutem revisões nos programas de remuneração

Durante a reunião foram apresentadas modificações nos programas. O movimento sindical deve elaborar contraproposta em breve  A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú realizou nesta quinta-feira (28), em São Paulo, uma reunião com a direção do banco para debater questões relacionadas à remuneração dos funcionários. Durante o encontro, o banco apresentou alterações nos […]

Leia mais

Trabalhadores discutem futuro da Fundação Itaú-Unibanco

Em seminário promovido pela Contraf-CUT e COE Itaú trabalhadores debateram caminhos para aumentar representatividade na gestão do fundo de pensão Trabalhadoras e trabalhadores associados à Fundação Itaú-Unibanco se reuniram, nesta quinta-feira (29), em um seminário organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, […]

Leia mais

Sindicatos filiados