Sindicatos dos Bancários realizam Dia de Luta em protesto às demissões do Mercantil do Brasil

04.11.2021

Manifestações ocorrem também, pelas redes sociais Nesta quinta-feira (04), ocorre o Dia Nacional de Luta, protesto realizado pelos Sindicatos dos Bancários contra a transformação de agências do Banco Mercantil do Brasil (BMB) em postos de atendimento bancário (PAAs) e as inúmeras demissões realizadas pelo banco.  Em Leme, diretoria da base sindical de Rio Claro se […]

Manifestações ocorrem também, pelas redes sociais

Nesta quinta-feira (04), ocorre o Dia Nacional de Luta, protesto realizado pelos Sindicatos dos Bancários contra a transformação de agências do Banco Mercantil do Brasil (BMB) em postos de atendimento bancário (PAAs) e as inúmeras demissões realizadas pelo banco. 

Em Leme, diretoria da base sindical de Rio Claro se manifestou por meio da entrega de materiais impressos e abordagem aos clientes.  De acordo com a Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a situação afeta tanto os bancários, como os usuários do Banco.

“É importante essa conscientização e posicionamento da categoria diante de uma situação que tem prejudicado tanto a categoria, como os clientes. Levar ao conhecimento do público demonstra respeito e comprometimento com os clientes, principais responsáveis pela movimentação financeira das instituições”, explica Reginaldo Breda, secretario geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Demissões
Em outubro, o Mercantil, mais uma vez, demitiu dezenas de pais e mães de família, mesmo diante de um cenário de pandemia e agências superlotadas de clientes e com falta de funcionários no atendimento.

As demissões são fruto do processo de reestruturação, com a transformação das agências em PAAs, o que prejudica ainda mais o atendimento aos clientes e usuários do banco e para um banco que tem como atuação principal o pagamento de benefícios de aposentadoria, isso significa obrigar os idosos a se deslocarem por maiores distâncias e esperarem mais tempo nas filas.

Saiba mais aqui. 

Jornal do Cliente
O material entregue durante as manifestações foi produzido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com a assessoria da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banco Mercantil do Brasil, dos sindicatos e federações da categoria bancária.

Acesse aqui e baixe o material.

 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados