Sindicatos e Bancários protestam contra reestruturação do BB

18.01.2021

Manifestações ocorreram na sexta-feira (15) presencialmente e nas redes sociais A última sexta-feira (15) foi marcada por um amplo protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil, que tem por meta a demissão de 5 mil trabalhadores. Funcionários e sindicatos de vários pontos do país se manifestaram nas unidades bancárias e nas redes sociais por […]

Manifestações ocorreram na sexta-feira (15) presencialmente e nas redes sociais

A última sexta-feira (15) foi marcada por um amplo protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil, que tem por meta a demissão de 5 mil trabalhadores. Funcionários e sindicatos de vários pontos do país se manifestaram nas unidades bancárias e nas redes sociais por meio do uso de cartazes, imagens e frases contra o plano de desmonte do BB. Um tuitaço ocorreu às 11h e alcançou milhares de pessoas. 

As manifestações foram organizadas pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Federações e Sindicatos. 

O plano prevê o fechamento de agências e outras unidades, bem como a redução do número de caixas, um Plano de Demissões Voluntários (PDV) cuja meta é dispensar 5 mil trabalhadores, além de outras medidas prejudiciais para os funcionários.
“O objetivo é fecharmos um calendário de luta e assim, alcançarmos um grande número de pessoas por meio dos movimentos que levam a mensagem de indignação e preocupação com uma decisão que afetará tanto bancários e bancárias. como a sociedade como um todo, incluindo clientes e usuários”, defende Jeferson Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS). 

Atos
Dentre os atos de mobilização ocorridos estão reunião dos funcionários nas agências e unidades bancárias, diálogo com clientes e usuários, uso de roupas pretas e um tuitaço com a hashtag #MeuBBvalemais, além do twitter, sindicatos dos bancários também movimentaram seus perfis do facebook e do instagram com a divulgação de fotos dos protestos. 

Sindicatos 
Dentre os filiados à Feeb SP/MS que participaram estão os Sindicatos dos Bancários de Araçatuba, Campinas, Franca, Jaú, Piracicaba, Ponta Prã, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e Votuporanga.  
“Tivemos uma ampla participação dos sindicatos, que ocuparam agências e unidades bancárias para dialogar e protestar em favor dos direitos dos trabalhadores e da defesa do Banco do Brasil como Banco Público”, destaca Boava. 

Veja aqui as imagens das manifestações 

Notícias Relacionadas

Saúde, segurança, metas e violência contra as mulheres pautam reunião das Financeiras

Coletivo Nacional dos Financiários e Acrefi voltam à mesa de negociação pela Campanha Nacional 2024 Na tarde desta sexta-feira (19), o Coletivo Nacional dos Financiários da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizou mais uma rodada de negociações com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi). A pauta do […]

Leia mais

Quarta mesa de negociação do BB discute diversidade e igualdade de oportunidades

Para Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Banco do Brasil deu sinais de avanços importantes na reunião Na manhã desta sexta-feira (19), em São Paulo, foi realizada a quarta mesa de negociação específica da Campanha Nacional 2024 para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil. A pauta principal […]

Leia mais

CEE Caixa realiza nova rodada de negociações focada em diversidade e igualdade de oportunidades

Além de diversidade e igualdade, foram discutidos temas como FUNCEF, escala de férias, telefone celular e escola inclusiva A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal conduziu nesta sexta-feira (19) mais uma mesa de negociação para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da instituição. O tema central da discussão […]

Leia mais

Sindicatos filiados