Sindicatos e Bancários protestam contra reestruturação do BB

18.01.2021

Manifestações ocorreram na sexta-feira (15) presencialmente e nas redes sociais A última sexta-feira (15) foi marcada por um amplo protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil, que tem por meta a demissão de 5 mil trabalhadores. Funcionários e sindicatos de vários pontos do país se manifestaram nas unidades bancárias e nas redes sociais por […]

Manifestações ocorreram na sexta-feira (15) presencialmente e nas redes sociais

A última sexta-feira (15) foi marcada por um amplo protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil, que tem por meta a demissão de 5 mil trabalhadores. Funcionários e sindicatos de vários pontos do país se manifestaram nas unidades bancárias e nas redes sociais por meio do uso de cartazes, imagens e frases contra o plano de desmonte do BB. Um tuitaço ocorreu às 11h e alcançou milhares de pessoas. 

As manifestações foram organizadas pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Federações e Sindicatos. 

O plano prevê o fechamento de agências e outras unidades, bem como a redução do número de caixas, um Plano de Demissões Voluntários (PDV) cuja meta é dispensar 5 mil trabalhadores, além de outras medidas prejudiciais para os funcionários.
“O objetivo é fecharmos um calendário de luta e assim, alcançarmos um grande número de pessoas por meio dos movimentos que levam a mensagem de indignação e preocupação com uma decisão que afetará tanto bancários e bancárias. como a sociedade como um todo, incluindo clientes e usuários”, defende Jeferson Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS). 

Atos
Dentre os atos de mobilização ocorridos estão reunião dos funcionários nas agências e unidades bancárias, diálogo com clientes e usuários, uso de roupas pretas e um tuitaço com a hashtag #MeuBBvalemais, além do twitter, sindicatos dos bancários também movimentaram seus perfis do facebook e do instagram com a divulgação de fotos dos protestos. 

Sindicatos 
Dentre os filiados à Feeb SP/MS que participaram estão os Sindicatos dos Bancários de Araçatuba, Campinas, Franca, Jaú, Piracicaba, Ponta Prã, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e Votuporanga.  
“Tivemos uma ampla participação dos sindicatos, que ocuparam agências e unidades bancárias para dialogar e protestar em favor dos direitos dos trabalhadores e da defesa do Banco do Brasil como Banco Público”, destaca Boava. 

Veja aqui as imagens das manifestações 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados