Sindicatos e Santander retomam negociação

11.07.2020

Nesta sexta-feira, 10, os sindicatos e o Santander reuniram-se novamente por meio de videoconferência com o objetivo de retomar a negociação iniciada no dia 1º deste mês de julho. Entre os pontos discutidos estão a questão do Banco de Horas negativo, da complementação salarial para afastados do trabalho, via INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), […]

Nesta sexta-feira, 10, os sindicatos e o Santander reuniram-se novamente por meio de videoconferência com o objetivo de retomar a negociação iniciada no dia 1º deste mês de julho. Entre os pontos discutidos estão a questão do Banco de Horas negativo, da complementação salarial para afastados do trabalho, via INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), as mudanças nas funções de Gerente Administrativo (GA) e Gerente de Relacionamento (GR) e o programa Motor de Vendas.

De acordo com os representantes do movimento sindical, a proposta apresentada pelo Santander com relação ao Banco de Horas é insuficiente. A contagem teria início em abril deste ano e o prazo de compensação das horas negativas seria de 18 meses. “Os sindicatos reivindicam contagem a partir do mês de maio e compensação em 12 meses”, explica a diretora do Sindicato de Campinas e representante da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de Sao Paulo e Mato Grosso do Sul, Patrícia Bassanin, que participou da negociação. O Santander assumiu compromisso em apresentar nova proposta.

Já com relação à complementação salarial, o banco afirmou que cumpre a cláusula 29ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que trata da complementação do salário de quem já tem a concessão de benefício do INSS e o adiantamento do salário para quem ainda aguarda a perícia. A complementação não é paga, segundo o banco espanhol, em casos pontuais, como falta de documentos e não comparecimento à perícia médica.

Quanto à GA e GR a principal mudança apresentada é na finalização do processo de abertura de contas. O GA deixa de fazer a checagem final e liberação das contas. A mudança contempla os segmentos Select, Van Gogh, Empresas 1 e MEI. Para o segmento Empresas 2 permanece a dupla checagem, dado a complexidade do processo.

Por fim, o programa Motor de Vendas foi apresentado como uma ferramenta de incentivo aos funcionários. Para os sindicatos de bancários, o Motor de Vendas se resume a uma nova ferramenta de cobrança por mais vendas, de forma abusiva. “Esse Motor está enlouquecendo os funcionários. Não é nada razoável”, observa Patrícia Bassanin.

Vale lembrar que, na rodada anterior realizada no dia 1º de julho, o Santander negou demissões em massa e metas abusivas.

Assessoria de imprensa, com informações: Sindicato dos Bancários de Campinas. 

Notícias Relacionadas

Feeb SP/MS dá posse para nova Diretoria

                Diretoria eleita assume quadriênio 2024/2028 A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) empossou a nova diretoria da entidade, eleita durante o VIII Congresso Interestadual, realizado em março, em São Paulo. A posse foi oficializada no dia 08 […]

Leia mais

Conferência Interestadual aprova eixos para Conferência Nacional de 2024

Sindicatos dos Bancários debateram propostas e aprovaram pautas em defesa do trabalhador. Documento será apresentado em Conferência Nacional para discussão na Campanha Salarial de 2024 Delegações de 21 regionais dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul se reuniram nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de abril, para debater propostas que serão […]

Leia mais

Abertura da Conferência Interestadual da Feeb SP/MS conta com delegações de 21 regionais

  Primeiro dia de evento amplia visão sobre o futuro do Sistema Financeiro, Cenário Econômico Nacional e Avanço Tecnológico  A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) abriu nesta quinta-feira (11) a Conferência Interestadual dos Bancários de 2024. O tema central do evento deste ano é “Categoria […]

Leia mais

Sindicatos filiados