Sindicatos protestam contra desmonte do Banco do Brasil, na Avenida Paulista

12.02.2021

(com informações Sindicato dos Bancários de Campinas) Os sindicatos bancários realizaram na manhã desta sexta-feira, 12 de fevereiro, ato em frente à sede do Banco do Brasil em São Paulo (Torre Matarazzo, Avenida Paulista), para protestar contra o desmonte da instituição financeira pública, via planos de reestruturação; o mais recente foi anunciado no dia 11 […]

(com informações Sindicato dos Bancários de Campinas)

Os sindicatos bancários realizaram na manhã desta sexta-feira, 12 de fevereiro, ato em frente à sede do Banco do Brasil em São Paulo (Torre Matarazzo, Avenida Paulista), para protestar contra o desmonte da instituição financeira pública, via planos de reestruturação; o mais recente foi anunciado no dia 11 de janeiro. Os bancários de Campinas e Região foram representados pelos diretores Marcos Eduardo, Gustavo Frias e Elisa Ferreira.


Foto: Fabiano Couto 

No mesmo local, o BB apresentou aos investidores o balanço de 2020, que registrou lucro ajustado (que não considera itens extraordinários) de R$ 13,9 bilhões. E mais: no ano passado, o banco reduziu 9% de sua rede própria, passando para 12.083 unidades (agências e postos de atendimento) e fechou 1.517 postos de trabalho.

Desmonte

Com o mais recente plano de reestruturação, o BB pretende desativar 361 unidades (sendo 112 agências, sete escritórios e 242 PAs). Quanto ao emprego, o citado plano apresentou dois programas de demissões, encerrados no dia 5 deste mês de fevereiro, que contaram com a adesão de 5.533 funcionários (o previsto era 5 mil). Em Campinas, o plano prevê a conversão da agência Ouro Verde em Posto de Atendimento (PA), o fechamento do PA Castelo (antes, agência) e redução do número de caixas executivos, entre outras medidas.

Mobilização

Para abrir o processo de negociação com BB sobre o plano, os sindicatos já realizaram duas greves de 24h nos dias 29 de janeiro (clique) e 10 de fevereiro (clique), com forte adesão dos funcionários, tuitaços e protestos nas redes sociais, reuniões com prefeitos (clique) e parlamentareis e ingressos de ações na Justiça para garantir direitos; entre eles, incorporação salarial, proibição de remoção compulsória e reclassificação de faltas. No caso específico dos incorporados do Banco Nossa Caixa, a Federação dos Bancários de SP e MS, da qual o Sindicato é filiado, ingressou ação contra o Economus, pleiteando manutenção do plano Plus, com contribuição do empregado e empregador.

Plenária estadual: Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 17, a Federação dos Bancários de SP e MS realiza plenária virtual para avaliar a mobilização contra o desmonte do BB, às 18h30. Já no dia 19, reunião do Comando Nacional dos Bancários.

Avaliação

Para a diretora do Sindicato, Elisa Ferreira, “a mobilização dos funcionários já resultou em reuniões com o BB. No dia 9, a Contraf-CUT e o banco discutiram o plano (clique), com mediação do Ministério Público do Trabalho (MTP). Sem resultado. No dia seguinte (10), o BB se reuniu com o Comando Nacional dos Bancários (clique). Sem avanço. Mas, o processo foi aberto depois de muita pressão, que precisa ser mantida”.

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados