Sindicatos realizam Dia Nacional de Lutas nesta terça-feira (23)

22.08.2022

Mobilização reforçará aviso aos bancos de que a categoria não aceitará perdas salariais Sindicatos e Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizam nesta terça-feira (23), o Dia Nacional de Luta. A mobilização ocorrerá tanto nas ruas como nos ambientes on-line. O objetivo é reforçar a luta dos trabalhadores por uma […]

Mobilização reforçará aviso aos bancos de que a categoria não aceitará perdas salariais

Sindicatos e Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizam nesta terça-feira (23), o Dia Nacional de Luta. A mobilização ocorrerá tanto nas ruas como nos ambientes on-line. O objetivo é reforçar a luta dos trabalhadores por uma proposta decente, que atenda as expectativas da categoria e não anule o esforço do trabalhador.

A mobilização irá cobrar da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), entidade que representa os banqueiros, a pauta de reivindicações dos trabalhadores para a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) da categoria 2022/2023, entregue há mais de dois meses.

“Esperamos que a Fenaban apresente uma proposta de atualização da CCT condizente com os esforços dos milhares de trabalhadores e trabalhadoras que contribuem, todos os anos, para que o sistema bancário mantenha altos lucros”, defende Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.

Entre as principais reivindicações estão aumento real para os salários e para as demais verbas com base na inflação do período entre 1º de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2022 (INPC); aumento maior para o VR e VA; garantia dos empregos; maior participação de lucros e nos resultados; fim das metas abusivas; combate ao assédio moral; acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19 e jornada de quatro dias por semana.

Nas últimas negociações, a Fenaban apresentou propostas consideradas descaso e desrespeito aos trabalhadores. “Estamos na nossa 13ª mesa de negociação e os bancos insistem em apresentar propostas que reduzem os direitos do trabalhador e impõem perda salarial”, explica Breda.

Durante a mesa de negociação realizada nesta segunda-feira (22), a Fenaban apresentou proposta de reajuste para os vales alimentação e refeição de apenas 81% da inflação geral e de apenas 43% da inflação dos alimentos acumuladas em 12 meses. Vale destacar que a inflação atualizada pelo Banco Central é de 8,88% e a inflação de alimentos é de 16,7%.  A proposta foi recusada em mesa pelo Comando Nacional e segue nesta terça-feira.

O Dia Nacional de Luta, contará com disponibilização de informações à população sobre tarifas e altos lucros dos bancos, além de demonstração da luta pelos direitos e pelo aumento real.

Próximas negociações:

23/8 – 14h (presencial): Continuação de todos os temas

24/8 – 10h (presencial): Continuação de temas

25/8 – 14h (presencial): Continuação de temas

26/8 – 10h (presencial): Continuação de temas

Notícias Relacionadas

Saúde, segurança, metas e violência contra as mulheres pautam reunião das Financeiras

Coletivo Nacional dos Financiários e Acrefi voltam à mesa de negociação pela Campanha Nacional 2024 Na tarde desta sexta-feira (19), o Coletivo Nacional dos Financiários da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizou mais uma rodada de negociações com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi). A pauta do […]

Leia mais

Quarta mesa de negociação do BB discute diversidade e igualdade de oportunidades

Para Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Banco do Brasil deu sinais de avanços importantes na reunião Na manhã desta sexta-feira (19), em São Paulo, foi realizada a quarta mesa de negociação específica da Campanha Nacional 2024 para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil. A pauta principal […]

Leia mais

CEE Caixa realiza nova rodada de negociações focada em diversidade e igualdade de oportunidades

Além de diversidade e igualdade, foram discutidos temas como FUNCEF, escala de férias, telefone celular e escola inclusiva A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal conduziu nesta sexta-feira (19) mais uma mesa de negociação para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da instituição. O tema central da discussão […]

Leia mais

Sindicatos filiados