Sindicatos realizam Dia Nacional de Lutas nesta terça-feira (23)

22.08.2022

Mobilização reforçará aviso aos bancos de que a categoria não aceitará perdas salariais Sindicatos e Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizam nesta terça-feira (23), o Dia Nacional de Luta. A mobilização ocorrerá tanto nas ruas como nos ambientes on-line. O objetivo é reforçar a luta dos trabalhadores por uma […]

Mobilização reforçará aviso aos bancos de que a categoria não aceitará perdas salariais

Sindicatos e Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizam nesta terça-feira (23), o Dia Nacional de Luta. A mobilização ocorrerá tanto nas ruas como nos ambientes on-line. O objetivo é reforçar a luta dos trabalhadores por uma proposta decente, que atenda as expectativas da categoria e não anule o esforço do trabalhador.

A mobilização irá cobrar da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), entidade que representa os banqueiros, a pauta de reivindicações dos trabalhadores para a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) da categoria 2022/2023, entregue há mais de dois meses.

“Esperamos que a Fenaban apresente uma proposta de atualização da CCT condizente com os esforços dos milhares de trabalhadores e trabalhadoras que contribuem, todos os anos, para que o sistema bancário mantenha altos lucros”, defende Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.

Entre as principais reivindicações estão aumento real para os salários e para as demais verbas com base na inflação do período entre 1º de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2022 (INPC); aumento maior para o VR e VA; garantia dos empregos; maior participação de lucros e nos resultados; fim das metas abusivas; combate ao assédio moral; acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19 e jornada de quatro dias por semana.

Nas últimas negociações, a Fenaban apresentou propostas consideradas descaso e desrespeito aos trabalhadores. “Estamos na nossa 13ª mesa de negociação e os bancos insistem em apresentar propostas que reduzem os direitos do trabalhador e impõem perda salarial”, explica Breda.

Durante a mesa de negociação realizada nesta segunda-feira (22), a Fenaban apresentou proposta de reajuste para os vales alimentação e refeição de apenas 81% da inflação geral e de apenas 43% da inflação dos alimentos acumuladas em 12 meses. Vale destacar que a inflação atualizada pelo Banco Central é de 8,88% e a inflação de alimentos é de 16,7%.  A proposta foi recusada em mesa pelo Comando Nacional e segue nesta terça-feira.

O Dia Nacional de Luta, contará com disponibilização de informações à população sobre tarifas e altos lucros dos bancos, além de demonstração da luta pelos direitos e pelo aumento real.

Próximas negociações:

23/8 – 14h (presencial): Continuação de todos os temas

24/8 – 10h (presencial): Continuação de temas

25/8 – 14h (presencial): Continuação de temas

26/8 – 10h (presencial): Continuação de temas

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados