Sindicatos realizam Dia Nacional de Lutas nesta terça-feira (23)

22.08.2022

Mobilização reforçará aviso aos bancos de que a categoria não aceitará perdas salariais Sindicatos e Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizam nesta terça-feira (23), o Dia Nacional de Luta. A mobilização ocorrerá tanto nas ruas como nos ambientes on-line. O objetivo é reforçar a luta dos trabalhadores por uma […]

Mobilização reforçará aviso aos bancos de que a categoria não aceitará perdas salariais

Sindicatos e Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizam nesta terça-feira (23), o Dia Nacional de Luta. A mobilização ocorrerá tanto nas ruas como nos ambientes on-line. O objetivo é reforçar a luta dos trabalhadores por uma proposta decente, que atenda as expectativas da categoria e não anule o esforço do trabalhador.

A mobilização irá cobrar da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), entidade que representa os banqueiros, a pauta de reivindicações dos trabalhadores para a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) da categoria 2022/2023, entregue há mais de dois meses.

“Esperamos que a Fenaban apresente uma proposta de atualização da CCT condizente com os esforços dos milhares de trabalhadores e trabalhadoras que contribuem, todos os anos, para que o sistema bancário mantenha altos lucros”, defende Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.

Entre as principais reivindicações estão aumento real para os salários e para as demais verbas com base na inflação do período entre 1º de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2022 (INPC); aumento maior para o VR e VA; garantia dos empregos; maior participação de lucros e nos resultados; fim das metas abusivas; combate ao assédio moral; acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19 e jornada de quatro dias por semana.

Nas últimas negociações, a Fenaban apresentou propostas consideradas descaso e desrespeito aos trabalhadores. “Estamos na nossa 13ª mesa de negociação e os bancos insistem em apresentar propostas que reduzem os direitos do trabalhador e impõem perda salarial”, explica Breda.

Durante a mesa de negociação realizada nesta segunda-feira (22), a Fenaban apresentou proposta de reajuste para os vales alimentação e refeição de apenas 81% da inflação geral e de apenas 43% da inflação dos alimentos acumuladas em 12 meses. Vale destacar que a inflação atualizada pelo Banco Central é de 8,88% e a inflação de alimentos é de 16,7%.  A proposta foi recusada em mesa pelo Comando Nacional e segue nesta terça-feira.

O Dia Nacional de Luta, contará com disponibilização de informações à população sobre tarifas e altos lucros dos bancos, além de demonstração da luta pelos direitos e pelo aumento real.

Próximas negociações:

23/8 – 14h (presencial): Continuação de todos os temas

24/8 – 10h (presencial): Continuação de temas

25/8 – 14h (presencial): Continuação de temas

26/8 – 10h (presencial): Continuação de temas

Notícias Relacionadas

Bancários do Santander assinam Acordo Coletivo de Trabalho

Assinatura ocorreu na sede do Banco e contou com representantes dos bancários e dos bancos Bancários do banco Santander, representados pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander, assinaram nesta terça-feira (27), na sede do Banco, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários. A assinatura aconteceu na sede do Banco Santander, em São […]

Leia mais

Bancários aprovam acordos de trabalho do Santander

97,18% dos funcionários aprovaram o acordo com o banco Bancários do banco Santander de todo o país aprovaram, nesta quinta-feira (22), com 97,18% dos votos, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) geral dos funcionários, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, o ACT do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e […]

Leia mais

Negociação dos Financiários continua sem avanços

Financeiras apresentam proposta abaixo da expectativa da categoria Representantes dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) se reuniram nesta quinta-feira (22) para dar continuidade às negociações da campanha salarial da categoria. A pauta de reivindicações da categoria, com data-base em 1º de junho, foi entregue no dia 15 […]

Leia mais

Sindicatos filiados