Superlotação no BB: a tragédia anunciada com extinção das agências

15.02.2017

A agência de Peruíbe foi paralisada hoje (quarta, 15/2), por falta de condições de trabalho A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisa hoje quarta-feira (15/2), desde as 8h, a unidade do BB/Peruíbe contra a falta de sistema de refrigeração e a superlotação promovida com a extinção da agência Padre Anchieta e […]


A agência de Peruíbe foi paralisada hoje (quarta, 15/2), por falta de condições de trabalho

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisa hoje quarta-feira (15/2), desde as 8h, a unidade do BB/Peruíbe contra a falta de sistema de refrigeração e a superlotação promovida com a extinção da agência Padre Anchieta e outras cinco na Baixada Santista, pelo plano de reestruturação do banco. A paralisação vai durar até a superintendência regional do Banco do Brasil solucionar o problema. “Isto Significa precarização das condições de trabalho e do atendimento com mais tempo de espera nas filas e nos caixas eletrônicos, agências superlotadas, falta de funcionários para atendê-los, maior dificuldade para se deslocar até outras agências, diminuição de serviços oferecidos e redução de caixas sempre pagando tarifas cada vez mais caras”, afirma Eneida koury.

Entenda a reestruturação

A reestruturação do Banco extinguiu postos de trabalho com a implantação do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI).
O governo federal fechou 402 agências do Banco do Brasil (BB). Na região foram seis que já estão proporcionando um impacto brutal no atendimento aos usuários e clientes. “Como já havíamos denunciado desde o ano passado, quando o governo Temer anunciou a reestruturação do BB”, alerta Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

De acordo com Eneida Koury, entre as agências da região foi extinta a única que atende a Zona Noroeste (Av. Nossa Senhora de Fátima, 814), uma região com 15 bairros e mais de 120 mil habitantes. “Isto sem dúvida prejudica os mais necessitados por um banco público, disse”. O impacto também atingiu a população de Vicente de Carvalho, no Guarujá, que teve uma de suas agências (a maior) encerrada.

“Ano passado salientamos dos transtornos que seriam causados com o fechamento da agência da rua Oswaldo Cruz, 521, no Boqueirão de Santos. Ela sozinha tinha mais de 10 mil clientes, que foram remanejados e superlotam hoje a unidade vizinha da Epitácio Pessoa, que já atende mais de 10 mil contas e agora vive superlotada com atendimento precário. A Baixada Santista é habitada por muitos idosos e triplica a população nos feriados e no Verão o que está ocorrendo também em Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Isto é um grande problema que a população e os trabalhadores enfrentam sem o atendimento nestas agências e extinção de funcionários”, afirma Eneida. Koury.

Procons foram acionados em dezembro

Segundo Eneida, o Sindicato já tinha tomado a iniciativa de realizar reunião com o coordenador do Procon/Santos, Rafael Quaresma Viva, dia 01/12/2016 (outros coordenadores da Baixada também foram procurados, mas não deram resposta). No Sindicato, os dirigentes explanaram e discutiram com Quaresma o impacto da reestruturação implantada pelo BB sobre a população e os trabalhadores da Baixada Santista, com o fechamento de seis agências e transformação de outras três em postos de atendimento.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Santos e Região – Gustavo
 

Notícias Relacionadas

Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas

Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho A notícia divulgada pelo portal Uol de que “BB quer aumentar salário da Presidente para R$ 117 mil; 57% de reajuste”, repercutiu negativamente entre as trabalhadoras e trabalhadores do […]

Leia mais

Consulta Nacional: Bancários de todo o país podem contribuir com a construção de pautas para a Campanha Nacional

Respostas serão compiladas e somadas às resoluções das conferências estaduais e regionais A Consulta Nacional já está disponível e pode ser respondida por bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos. O objetivo é que a participação contribua com a construção de pautas para as reivindicações da Campanha Nacional deste ano. […]

Leia mais

Eleições Economus – Ainda dá tempo de votar!

Passamos da metade do período do pleito, que vai eleger dois membros ao conselho deliberativo e um membro ao conselho fiscal do Economus. Até esta sexta-feira (19), 28% dos eleitores haviam exercido o direito ao voto. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e seus sindicatos […]

Leia mais

Sindicatos filiados