Superlotação no BB: a tragédia anunciada com extinção das agências

15.02.2017

A agência de Peruíbe foi paralisada hoje (quarta, 15/2), por falta de condições de trabalho A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisa hoje quarta-feira (15/2), desde as 8h, a unidade do BB/Peruíbe contra a falta de sistema de refrigeração e a superlotação promovida com a extinção da agência Padre Anchieta e […]


A agência de Peruíbe foi paralisada hoje (quarta, 15/2), por falta de condições de trabalho

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisa hoje quarta-feira (15/2), desde as 8h, a unidade do BB/Peruíbe contra a falta de sistema de refrigeração e a superlotação promovida com a extinção da agência Padre Anchieta e outras cinco na Baixada Santista, pelo plano de reestruturação do banco. A paralisação vai durar até a superintendência regional do Banco do Brasil solucionar o problema. “Isto Significa precarização das condições de trabalho e do atendimento com mais tempo de espera nas filas e nos caixas eletrônicos, agências superlotadas, falta de funcionários para atendê-los, maior dificuldade para se deslocar até outras agências, diminuição de serviços oferecidos e redução de caixas sempre pagando tarifas cada vez mais caras”, afirma Eneida koury.

Entenda a reestruturação

A reestruturação do Banco extinguiu postos de trabalho com a implantação do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI).
O governo federal fechou 402 agências do Banco do Brasil (BB). Na região foram seis que já estão proporcionando um impacto brutal no atendimento aos usuários e clientes. “Como já havíamos denunciado desde o ano passado, quando o governo Temer anunciou a reestruturação do BB”, alerta Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

De acordo com Eneida Koury, entre as agências da região foi extinta a única que atende a Zona Noroeste (Av. Nossa Senhora de Fátima, 814), uma região com 15 bairros e mais de 120 mil habitantes. “Isto sem dúvida prejudica os mais necessitados por um banco público, disse”. O impacto também atingiu a população de Vicente de Carvalho, no Guarujá, que teve uma de suas agências (a maior) encerrada.

“Ano passado salientamos dos transtornos que seriam causados com o fechamento da agência da rua Oswaldo Cruz, 521, no Boqueirão de Santos. Ela sozinha tinha mais de 10 mil clientes, que foram remanejados e superlotam hoje a unidade vizinha da Epitácio Pessoa, que já atende mais de 10 mil contas e agora vive superlotada com atendimento precário. A Baixada Santista é habitada por muitos idosos e triplica a população nos feriados e no Verão o que está ocorrendo também em Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Isto é um grande problema que a população e os trabalhadores enfrentam sem o atendimento nestas agências e extinção de funcionários”, afirma Eneida. Koury.

Procons foram acionados em dezembro

Segundo Eneida, o Sindicato já tinha tomado a iniciativa de realizar reunião com o coordenador do Procon/Santos, Rafael Quaresma Viva, dia 01/12/2016 (outros coordenadores da Baixada também foram procurados, mas não deram resposta). No Sindicato, os dirigentes explanaram e discutiram com Quaresma o impacto da reestruturação implantada pelo BB sobre a população e os trabalhadores da Baixada Santista, com o fechamento de seis agências e transformação de outras três em postos de atendimento.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Santos e Região – Gustavo
 

Notícias Relacionadas

Santander implementa teletrabalho em áreas administrativas

Modalidade é válida para áreas administrativas e contemplam eixo São Paulo e Rio de Janeiro O Santander anunciou que irá implementar o teletrabalho (home office). A modalidade é válida para bancários das áreas administrativas, lotados majoritariamente no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, segundo as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. As […]

Leia mais

Santander paga PLR e demais adicionais no dia 28 de fevereiro

Representantes da Comissão de Organização de Empregados (COE/Santander) foram informados nesta terça-feira (01), sobre a data de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O valor será creditado no dia 28 deste mês. Junto com a PLR bancárias e bancários do Santander receberão os percentuais do Programa Próprio de Resultados do Santander (PPRS), do […]

Leia mais

Feeb SP/MS monta grupo de trabalho para discutir metas com Banco Itaú

Prazo para organização de grupos de representação se encerrou no último dia 31 Bancários representados pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul formalizaram o pedido junto ao banco para montagem de um grupo de trabalho para discussão de metas. De acordo com a cláusula 87 da Convenção Coletiva […]

Leia mais

Sindicatos filiados