Por Murilo Rodrigues Alves | Valor
BRASÍLIA – As taxas médias de juros das operações de crédito para pessoas físicas e jurídicas voltaram a cair em dezembro e encerraram 2012 no menor patamar da série histórica, com início em 1995, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
A taxa de juros média para famílias apresentou redução de 0,19 ponto percentual no mês passado, fechando o ano em 5,44% ao mês. Ao todo, no acumulado do ano, a taxa caiu 4,12 pontos percentuais, pela pesquisa da Anefac. Em dezembro, especificamente, das seis linhas de crédito direcionadas a pessoas físicas pesquisadas, somente o cartão de crédito rotativo manteve-se no mesmo patamar de novembro.
Os juros médios cobrados de empresas terminaram o ano em 3,07% ao mês, ante 3,29% ao mês em novembro. A taxa de dezembro também é a menor da série histórica, segundo a Anefac. Em janeiro de 2012, a taxa média cobrada das pessoas jurídicas estava em 3,79% ao mês.
O estudo da associação também compara os cortes na taxa básica de juros e os praticados pelos bancos aos clientes. De agosto de 2011 a dezembro de 2012, a Selic foi cortada em 5,25 pontos percentuais, para 7,25% ao ano. No mesmo período, a taxa de juros média para pessoa física apresentou redução de 32,38 pontos percentuais, para 88,83% ao ano. Nas operações de crédito para pessoa jurídica houve redução de 17,29 pontos percentuais, a 47,47% ao ano.
O coordenador de estudos econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, acredita que as taxas de juros vão voltar a cair nos próximos meses “por conta da melhora da economia, pela maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros, bem como com a expectativa de redução dos índices de inadimplência”.
Fonte: Valor Econômico
Notícias Relacionadas
Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano
Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]
Leia maisTutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil
Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]
Leia maisProposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco
Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]
Leia mais