Tema violência contra a mulher é retomado entre movimento sindical e Fenaban

13.11.2020

Mesa define calendários de reuniões e próximas ações O movimento sindical e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) retomou nesta semana as discussões sobre o ‘Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher’ e a implementação do ‘Canal de Denúncia’ para as bancárias vítimas de violência, conforme acordo assinado em março de 2020 […]

Mesa define calendários de reuniões e próximas ações

O movimento sindical e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) retomou nesta semana as discussões sobre o ‘Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher’ e a implementação do ‘Canal de Denúncia’ para as bancárias vítimas de violência, conforme acordo assinado em março de 2020 e incorporado às Cláusulas 48 a 54 da Convenção Coletiva de Trabalho 2020-2022, assinada em setembro.

O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 12, por meio de videoconferência e definiu também, o calendário para as próximas reuniões e ações. Ficou definida que a programação para o enfrentamento da violência contra a mulher será intensificada neste mês, tendo em vista o Mês da Consciência Negra e os 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, a ocorrer no período de 25 de novembro a 10 de dezembro.

Ainda neste mês ocorrerá uma ação em conjunto com a categoria para a ampla divulgação do canal de denúncias.
“A categoria bancária sempre se manteve presente e forte na atuação nas questões de gênero e no combate à violência contra a mulher. Continuaremos firmes nessa luta. O canal de denúncia já é uma grande conquista, que permite acolhimento, orientação e ajuda para que a vítima possa romper o ciclo de violência”, explica Ângela Savian, representante da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

De acordo com os representantes da Fenaban, após a incorporação do canal de atendimento às bancárias vítimas de violência, no mês de setembro, registrou-se um aumento do número de denúncias. O que indica que, a partir do momento em que o canal de atendimento foi incorporado à CCT, as vítimas passaram a procurar o atendimento nos bancos.

A Fenaban informou ainda, que também no mês de dezembro, ocorrerá a capacitação de cerca de 300 representantes das instituições bancárias. O objetivo é sistematizar as ações para o melhor acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência. Para a segunda semana de dezembro, a mesa volta a se reunir com o movimento sindical para apresentar as iniciativas realizadas.

Debate sobre o tema
O debate sobre o atendimento das bancárias vítimas de violência foi levantado pela primeira vez pelo movimento sindical em fevereiro de 2019. Em março de 2020, após debate entre as partes, foi acordada a criação de um programa para as vítimas de violência doméstica e do canal de atendimento nos bancos. O acordo foi incorporado na CCT aprovada em setembro. A reunião desta quinta-feira teve por objetivo encaminhar a estruturação desse sistema de atendimento.

Combate ao Racismo
Ainda em reunião, os representantes da categoria enfatizaram a importância do combate ao racismo por meio de ações permanentes que promovam a conscientização e a igualdade de oportunidades. Em resposta, a representação dos bancários concordou que é necessário que, tanto na questão de gênero como no combate ao racismo, sejam feitas duas frentes de trabalho, sendo uma para o atendimento às vítimas e outra educativa e de conscientização, dentro dos bancos.
A próxima reunião está prevista para o dia 11 de dezembro.
 

Notícias Relacionadas

Negociação entre COE e Santander sobre renovação e ampliação do acordo aditivo

Representantes dos trabalhadores do Santander (COE) e a direção do banco estiveram reunidos nesta sexta-feira (26/07) para mais uma mesa de negociação no âmbito da Campanha Nacional. O representante do banco, Marcelo Souto, trouxe o retorno de questionamentos feitos na rodada anterior, mas as informações não foram completas, especialmente quanto ao número de trabalhadores bancários. “Ele […]

Leia mais

Negociações Caixa: Empregados exigem fim da cobrança abusiva de metas

Políticas de saúde do banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal se reuniu, nesta sexta-feira (26) com o banco para tratar sobre os diversos problemas do dia a dia que afetam a saúde do trabalhador. Entre as considerações feitas pela CEE […]

Leia mais

Direitos dos incorporados, saúde mental e complementação salarial são tema abordados em mesa de negociação do BB

Saúde e condições de trabalho foram os temas centrais da quinta mesa de negociação específica para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, dentro da Campanha Nacional A primeira reivindicação dos dirigentes sindicais, debatida com a direção do Banco do Brasil nessa sexta-feira (26/07), em São Paulo, foi a situação […]

Leia mais

Sindicatos filiados