Trabalhadores organizam dia de luta em defesa do Saúde Caixa para esta terça (17)

16.10.2023

Entidades sindicais convocam manifestações contra proposta que insiste em empurrar aumento aos empregados e coloca em risco plano de saúde Entidades sindicais de todo o país realizam nesta terça-feira (17) um Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A orientação é para que empregados, da ativa e aposentados, utilizem roupas brancas e realizarem […]

Entidades sindicais de todo o país realizam nesta terça-feira (17) um Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa.

A orientação é para que empregados, da ativa e aposentados, utilizem roupas brancas e realizarem atividades em defesa do Saúde Caixa.  O registro de fotos, bem como o compartilhamento nas redes sociais com a utilização da hashtag #QueremosSaúdeCaixa, também é incentivado.

Além das atividades de rua, um tuitaço está programado para ocorrer entre 11h e 12h. Além da hashtag #QueremosSaúdeCaixa é importante que o perfil do banco (@Caixa) seja mencionado na postagem.

Por que a manifestação

O Dia Nacional de Luta foi aprovado pelos trabalhadores contra a postura da direção da Caixa nas negociações em torno da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o plano de saúde.

O banco se mantém intransigente em seu posicionamento de limitar suas contribuições para o custeio do plano no percentual fixado pelo estatuto da empresa de 6,5% da folha de pagamentos, o que acarretaria em um aumento médio de 85% nas contribuições feitas pelos empregados. Além disso, a área de pessoas da Caixa ainda não repassou aos representantes dos empregados, no grupo de trabalho criado para debater o tema, os dados necessários para a elaboração do estudo atuarial que será utilizado pela consultoria contratada pelas entidades.

Além do dia de luta desta terça-feira (17), o movimento sindical aprovou e convoca todos para protestar também no dia 30 de outubro.

Como participar do dia de luta

  • Trabalhadoras e trabalhadores da Caixa, da ativa e aposentados, são chamados para participar, na próxima terça, 17 de outubro, do Dia Nacional de Luta em Defesa do Caixa Saúde.
  • As atividades serão realizadas tanto nas portas das agências e unidades da Caixa, quanto nas redes sociais.
  • Para as ações nas agências e unidades da Caixa, os trabalhadores são orientados a vestirem roupas brancas.
  • Para as ações nas redes sociais, os trabalhadores são convidados a participarem de um tuitaço, entre as 11h e 12h, onde devem utilizar a hashtag #QueremosSaúdeCaixa, além de marcarem o banco (@Caixa) em cada postagem.
  • Outro Dia Nacional de Luta está previsto para o dia 30 de outubro, com o mesmo objetivo de chamar a atenção sobre os riscos que o Saúde Caixa segue sofrendo.

Notícias Relacionadas

Santander anuncia campanha de vacinação aos bancários do Santander

Bancários do Santander já podem se inscrever para a Campanha de Vacinação 2024 Funcionários do Santander já podem se inscrever para o programa de vacinação contra a gripe.  A iniciativa é aberta para todos e ocorre em conformidade com a pauta permanente do movimento sindical em prol da saúde dos trabalhadores. Conforme o comunicado enviado […]

Leia mais

Reestruturação Bradesco: Representantes dos empregados cobram compromisso com o emprego

Em reunião com representantes do Banco, COE cobra explicações sobre reestruturação anunciada A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu, na tarde de sexta-feira (1º), com a direção do banco para cobrar explicações sobre a reestruturação, anunciada pelo novo presidente do banco, Marcelo Noronha, no dia 7 de fevereiro, em entrevista coletiva, […]

Leia mais

Semana reforçou a conscientização sobre o combate às LER/Dort

A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros Nesta semana, no dia 28 de fevereiro (última quarta-feira) foi o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data foi escolhida pela Organização Internacional […]

Leia mais

Sindicatos filiados