Segundo encontro trimestral do grupo foi realizado em Brasília (DF). Conselheiros destacam recentes avanços e querem aperfeiçoar comunicação com usuários ativos e aposentados
Foi realizado nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), em Brasília (DF), o segundo encontro trimestral do Conselho de Usuários do Saúde Caixa. A instância, criada em 2004 por acordo coletivo, tem o objetivo de garantir maior transparência na gestão, tendo como referência o aperfeiçoamento dos benefícios oferecidos. Os atuais conselheiros eleitos pelos usuários tomaram posse em 13 de fevereiro deste ano.
O primeiro dia foi dedicado ao treinamento sobre saúde suplementar no Brasil e sobre o plano de saúde dos empregados da Caixa. Segundo a conselheira eleita Ivanilde Moreira de Miranda, essa foi uma reivindicação da primeira reunião, logo após a posse. “Participaram titulares e suplentes do Conselho. Esse nivelamento de conhecimento sobre o tema é muito importante para fomentar as discussões e aprimorar a atuação do Conselho”, afirma. Houve ainda uma apresentação da empresa Gama, responsável pela elaboração do relatório de avaliação atuarial do Saúde Caixa.
Já nesta quarta-feira, ocorreu a reunião ordinária do Conselho de Usuários. Um dos pontos da pauta foi a análise preliminar e a discussão do relatório atuarial apresentado em fevereiro. “Começamos a discutir os números. Acompanhar a gestão financeira do nosso plano de saúde é uma das nossas competências. Agora, podemos pensar e propor alterações no plano e até mesmo, se for o caso, contestar os dados”, observou a conselheira eleita Vanessa Sobreira Pereira.
Começou a ser debatido no segundo encontro trimestral a proposta de um Plano de Comunicação que trata da divulgação das atividades do Conselho e visa aproximar ainda mais os usuários ao Saúde Caixa. Ivanilde Miranda acrescenta: “Queremos que a Caixa aperfeiçoe a comunicação com ativos e aposentados, sobretudo em relação às informações e orientações essenciais para quem usa o plano de saúde, em especial, facilitando o acesso para todos os usuários”.
A conselheira Vanessa Sobreira destaca ainda outro avanço da reunião ordinária desta quarta-feira: a Caixa tem mantido a indicação de representantes de áreas diversas para compor o Conselho. “Trata-se de uma reivindicação da gestão anterior, que foi atendida em 2014. Esse modelo é fundamental para melhorias no Saúde Caixa, pois essas pessoas contribuem para a diversidade dos pontos de vista no debate, ademais trazem experiências próprias quanto ao funcionamento e ao relacionamento com o plano”, diz.
A próxima reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa foi marcada para 19 de agosto.
Conselho de Usuários
O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é composto paritariamente por cinco integrantes titulares eleitos pelos participantes e por cinco integrantes indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. Os representantes podem ser reeleitos uma única vez de forma consecutiva.
Os membros titulares eleitos pelos participantes são Ivanilde Moreira de Miranda/SP, Adeir José da Silva/MG (aposentado), Paulo Roberto Borges de Lima/CE, Vanessa Sobreira Pereira/DF e Alexandro Tadeu de Livramento/SP. Os suplentes são Antônio Abdan Teixeira Silva/DF, Lilian Minchin/SP, Tiago Vasconcelos Pedroso/RS, Ivoneide Gomes Brandão/PE e Álvaro Roberto Figueiró Murce/RJ (aposentado).
Fonte: Fenae Net
Notícias Relacionadas
Diretoria da Feeb SP/MS realiza última reunião do ano em defesa dos direitos dos trabalhadores
Encontro, coordenado por David Zaia, reafirma compromisso com a democracia, redução da jornada sem perda salarial e combate à pejotização A diretoria da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) se reuniu nesta terça-feira (10), em São Paulo, no Dia Internacional dos Direitos Humanos. Sob a coordenação […]
Leia mais10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, relembra a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948. Esse documento fundamental reafirma o direito de todos a viver com dignidade, independentemente de nacionalidade, raça, gênero, religião ou condição social. No Brasil, a luta por direitos humanos é diária, especialmente […]
Leia maisCaixa: Promoção por mérito colocará R$ 360 milhões nos bolsos dos empregados
Com o crédito realizado em janeiro, haverá um acréscimo de três meses de salário com o reajuste, considerando o número de empregados promovidos em 2023, o aumento médio de 2,31% nos salários e o pagamento dos deltas a partir de janeiro de 2025 A partir de janeiro, as empregadas e os empregados da Caixa Econômica […]
Leia mais