Vandalismo em Brasília é repudiado pelo Movimento Sindical

13.12.2022

Sindicatos exigem apuração e responsabilização dos culpados Os atos de vandalismo realizados na noite de ontem (12), em Brasília, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram repudiados pelo movimento sindical que enxerga como um atendado contra a democracia. De acordo com um balanço realizado por agentes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, um […]

Sindicatos exigem apuração e responsabilização dos culpados

Os atos de vandalismo realizados na noite de ontem (12), em Brasília, por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram repudiados pelo movimento sindical que enxerga como um atendado contra a democracia.

Vandalismo em Brasília é visto como ataque à democracia
Imagem: uol – Ueslei Marcelino/Reuters
De acordo com um balanço realizado por agentes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, um pequeno grupo de vândalos de apoiadores do atual presidente queimou oito carros e cinco ônibus, além de quebrar vidros da 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, e tentar invadir o prédio da Polícia Federal (PF).
Na data ocorreu a diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, (PSB) em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A diplomação, conforme discurso do ministro do  Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, atesta o resultado eleitoral e a “vitória plena” da democracia e do Estado de Direito.

“Vitória do respeito ao Estado de Direito, da fiel observância à Constituição. A diplomação da chapa é o reconhecimento da lisura do pleito, da legitimidade política conferida soberanamente. A Justiça Eleitoral se preparou para garantir transparência e lisura das eleições”, afirmou.

Durante a solenidade o presidente do TSE criticou a disseminação de fake news, o discurso de ódio e os ataques à democracia e disse que os responsáveis serão punidos, para que isso não volte a acontecer.

Os atos terroristas tiveram início logo depois da determinação do ministro do STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), ter mandado prender José Acácio Serere Xavante, um dos líderes do grupo. De acordo com nota do Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão ocorreu devido a prática dos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito – previstos no Código Penal.

Repudio

O Movimento Sindical repudia os atos contra a democracia e exige a apuração dos e a responsabilização dos culpados.

Feeb SP/MS com informações Contraf

Notícias Relacionadas

Cartilhas de combate à violência de gênero fortalecem proteção e apoio às mulheres

Manuais foram lançados ontem (25) e consolidam a luta das bancárias contra o assédio Representantes do Comando Nacional dos Bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram nesta segunda-feira (25) para o lançamento de duas cartilhas de combate à violência de gênero: “Sexo Frágil – Um manual sobre a masculinidade e suas questões” […]

Leia mais

Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi

Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho As chapas 6 e 33 “Cassi para os Associados”, formadas por funcionários da ativa e aposentados do BB de várias regiões do país – que tiveram o apoio da Federação dos Bancários […]

Leia mais

Eleições Economus: Votação ocorre de 8 a 29 de abril

Conheça os candidatos apoiados pela Feeb SP/MS As eleições Economus ocorrem de 8 a 29 de abril. Associados poderão eleger dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal. A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e seus sindicatos filiados apoiarão para as […]

Leia mais

Sindicatos filiados