Veja as regiões da FEEB SP/MS que aprovaram o ACT/Caixa

13.09.2024

Assembleias foram encerradas ontem (12) em todo o país; documento será assinado na segunda-feira (16) e PLR será creditada na terça-feira (17) Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), sindicatos dos bancários de todo o país realizaram assembleias para avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa Econômica Federal. A proposta foi aprovada pela maioria […]

Assembleias foram encerradas ontem (12) em todo o país; documento será assinado na segunda-feira (16) e PLR será creditada na terça-feira (17)

Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), sindicatos dos bancários de todo o país realizaram assembleias para avaliar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Caixa Econômica Federal. A proposta foi aprovada pela maioria das bases sindicais representadas pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).

O documento será assinado na segunda-feira (16), a partir das 14h. Após a aprovação, o banco se comprometeu a efetuar o crédito da parcela de antecipação da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) na terça-feira (17).

De acordo com a Feeb SP/MS, a aprovação do acordo nas assembleias garante não apenas os avanços obtidos nas negociações deste ano, mas também direitos históricos, conquistados ao longo dos anos, que estavam em risco após o término da vigência do ACT/Caixa 2022-2024, encerrado em 31 de agosto. A Caixa havia prometido manter esses direitos (ultratividade) apenas até terça-feira (17).

Sindicatos que aprovaram o ACT/Caixa:

– Ribeirão Preto

– Rio Claro

– Rio Preto

– Piracicaba

– Campinas

– Guaratinguetá

– Votuporanga

– Marília

– Araçatuba

– São José dos Campos

– Santos

– Andradina

– Naviraí

– Três Lagoas

– Corumbá

– Presidente Venceslau

– Jaú

– Tupã

Sindicatos que não aprovaram o ACT/Caixa:

– Franca

– Lins

– São Carlos

– Sorocaba

“Temos um grande desafio pela frente, que é continuar dialogando com todas as nossas bases sindicais e manter a unidade, mesmo em um cenário com divergências. A Feeb SP/MS se coloca, mais uma vez, à disposição para representar e fazer valer o diálogo democrático. Essa pluralidade de opiniões deve ser vista de forma positiva, pois reflete o empenho das entidades nas negociações e, principalmente, a garantia de direitos conquistados ao longo da história de luta do movimento sindical. Vamos em frente!”, destaca David Zaia, presidente da Feeb SP/MS.

Avanços no acordo

Com a assinatura do ACT/Caixa 2024-2026, marcada para segunda-feira (16), às 14h, os direitos previstos no acordo anterior, como a PLR Social e a promoção por mérito (deltas), estão mantidos. Além disso, houve avanços em diversas reivindicações dos trabalhadores:

 

  • Incorporação da Função e CTVA:

Inclusão da incorporação da função gratificada e do Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA) para empregados contratados até 10/11/2017.

  • Saúde Caixa:

Discussão sobre o fim do teto de custeio e manutenção do plano de saúde após a aposentadoria para empregados admitidos após 2018.

  • Parentalidade:

Possibilidade de cessão da licença-maternidade para o pai e flexibilização na licença-paternidade.

  • Jornada para responsáveis por dependentes PcD*:

Flexibilidade e priorização no trabalho remoto.

  • Diversidade e Inclusão:

Participação de entidades sindicais nos comitês de diversidade.

  • Saúde do Trabalhador:

Compromisso com a saúde mental e retomada do GT Saúde do Trabalhador.

  • Saúde Financeira:

Ações de educação financeira para prevenir o superendividamento.

  • Licença Médica:

Antecipação do benefício por incapacidade temporária até o recebimento do benefício do INSS.

Notícias Relacionadas

Promoção por mérito: Deltas podem ser pagos já em janeiro

Proposta garante distribuição linear de um delta para todas empregadas e empregados e aumento real de, em média, 2,31% em cima dos 4,64% já conquistados na Campanha Nacional dos Bancários A Caixa Econômica Federal vai se esforçar para pagar o delta referente a 2024 já em janeiro de 2025, a depender apenas de questões operacionais. […]

Leia mais

Proposta do governo para isenção de IR até R$ 5 mil segue em discussão e movimenta Sindicatos

A medida elaborada pela equipe econômica do ministro Fernando Haddad aguarda apreciação do Congresso Nacional Os movimentos sindicais têm acompanhado de perto a proposta do governo federal de ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil mensais. A iniciativa, que pode trazer um alívio significativo para […]

Leia mais

Caixa: Reunião sobre promoção por mérito será na segunda-feira (02/12)

Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul acompanha as negociações e reforça a importância da mobilização da categoria Na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, o Grupo de Trabalho (GT) de Promoção por Mérito da Caixa Econômica Federal, formado por representantes dos trabalhadores e do banco, se reunirá novamente para […]

Leia mais

Sindicatos filiados