Vice-presidentes do Banco do Brasil renunciam uma semana após posse de Fausto Ribeiro

14.04.2021

Carlos André, vice-presidente de gestão financeira e de relações com investidores, vai se aposentar, enquanto Mauro Ribeiro Neto, vice-presidente corporativo, saiu alegando 'motivos pessoais' Com informações – Globo.com – economia – G1 Dois vice-presidentes do Banco do Brasil (BB) renunciaram aos cargos na noite desta terça-feira (13), uma semana após a posse do novo presidente, […]

Carlos André, vice-presidente de gestão financeira e de relações com investidores, vai se aposentar, enquanto Mauro Ribeiro Neto, vice-presidente corporativo, saiu alegando 'motivos pessoais'

Com informações – Globo.com – economia – G1

Dois vice-presidentes do Banco do Brasil (BB) renunciaram aos cargos na noite desta terça-feira (13), uma semana após a posse do novo presidente, Fausto Ribeiro.

Carlos André, vice-presidente de gestão financeira e de relações com investidores e funcionário de carreira do banco, vai se aposentar, enquanto Mauro Ribeiro Neto, vice-presidente corporativo, saiu do banco alegando 'motivos pessoais'.

Banco do Brasil — Foto: REUTERS/Adriano Machado

Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil alega interferência política e renuncia
Neto estava no BB há dois anos e meio, depois de ter trabalhado no extinto Ministério do Planejamento e na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

De acordo com fato relevante divulgado à Comissão de Valores Mobiliários (CMV), foram indicados para substituir André e Neto, respectivamente, José Ricardo Forni, atual diretor de suprimentos, infraestrutura e patrimônio do BB, e o advogado Ênio Mathias Ferreira, diretor de governo da instituição financeira.

Segundo comunicado divulgado pelo banco, os nomes ainda precisam ser aprovados pelo conselho de administração.

Eficiência e desinvestimento
O novo presidente-executivo do Banco do Brasil, empossado após o presidente Jair Bolsonaro demitir seu antecessor, André Brandão, devido a planos de fechamento de agências, disse nesta segunda-feira (5) que vai priorizar melhoria da eficiência da instituição e desinvestimento em ativos não essenciais.

"É inegociável buscar eficiência, lucros crescentes, rentabilidade compatível com as principais instituições financeiras", escreveu Fausto Ribeiro, em carta aos funcionários do Banco do Brasil, citando um ambiente competitivo mais desafiador.

Bolsonaro confirmou Ribeiro como o novo presidente-executivo do BB em 2 de abril, em um movimento que levou dois membros do conselho a renunciar por causa do que eles descreveram como "falta de experiência do executivo".

Entre suas prioridades, Ribeiro também citou a venda de ativos não essenciais. O BB colocou à venda, por exemplo, sua unidade de gestão de ativos.

Notícias Relacionadas

Formação reuniu mulheres sindicalistas de todo o país para fortalecer a atuação feminina nas mesas de negociação

A dirigente Débora Machado, do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, representou a Feeb SP/MS na Secretaria da Mulher da UGT-SP durante o curso Negociação Coletiva e Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho, promovido pelo Ministério das Mulheres, em Brasília. O encontro, realizado entre os dias 4 e 7 de […]

Leia mais

Feeb SP/MS convoca plenária para discutir renovação do ACT Saúde Caixa

Encontro acontece no dia 10 de novembro, às 18h, via Zoom, e antecede as assembleias nos sindicatos filiados A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) convoca todos os sindicatos filiados para participarem da plenária de esclarecimentos sobre a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Saúde […]

Leia mais

Eleições da Cabesp começam no dia 18 de novembro

Associados poderão votar até o dia 27 pelo portal da Caixa Beneficente, escolhendo diretores e membros do Conselho Fiscal A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) realizará suas eleições entre os dias 18 e 27 de novembro de 2025. O processo terá início à 0h01 do dia 18 (terça-feira) […]

Leia mais

Sindicatos filiados