
No último dia 24 de fevereiro, a agência (0248) Itaú de Caraguatatuba, foi fechada por falta de condições de trabalho. Desde o ano passado os funcionários sofrem com a falta de ar condicionado no local
No dia 22 de fevereiro passado, o diretor do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, Antônio Benedito Camargo, mais conhecido como Toninho, enviou a vigilância Sanitária de Caraguatatuba, uma denúncia pedindo a avaliação das condições do ar no local. “Não é a primeira vez que enviamos uma solicitação à Vigilância Sanitária. Desde o ano, passado estamos na luta para que o ar condicionado desta agência funcione corretamente”, declarou Toninho.
Por estar localizada na região central de Caraguatatuba, a agência tem um grande fluxo de clientes e usuários, piorando ainda mais o quadro. “Clientes e funcionários acabam passando mal, já houve casos de pessoas desmaiarem dentro da agência”, relata o dirigente sindical.
Pedido Atendido
Em 24 de fevereiro, funcionários da Vigilância Sanitária de Caraguatatuba, visitaram a agência e constataram a real falta de condições do ar no local. Desta forma, a agência encontra-se fechada até que sejam reestabelecidas as condições requeridas pela Vigilância Sanitária.
Conforme a resolução nº 9 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – os ares- condicionados de ambientes públicos, precisam estar em perfeitas condições de uso. Essa Resolução determina padrões referenciais da qualidade do ar interior em ambientes climatizados públicos ou coletivos.
Há também determinações em relação à periodicidade da manutenção nos sistemas de ar-condicionado, já que alguns componentes são considerados reservatórios, amplificadores e disseminadores de poluentes.
CLT – Conforto Térmico
A consolidação das leis do trabalho também protege o trabalhador em caso de falta de condições adequadas do ar. Os artigos 176, 177 e 178 descrevem o que é aceitável para as condições do ar no local de trabalho.
Fonte: Seeb São José dos Campos – Rafael Rodrigues
Notícias Relacionadas
Itaú: Feeb SP/MS participa de manifestações contra o Assédio, Adoecimento e Demissões
Nesta quinta-feira (07), agências do Itaú em todo o país foram palco de manifestações realizadas por sindicatos dos bancários. O Objetivo foi levar ao conhecimento público as demissões em massa, fechamento de agências e cobranças abusivas de metas realizadas pelo Itaú. Reginaldo Breda, secretário geral da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e […]
Leia maisAprovado Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho do Saúde Caixa com Maioria dos Votos dos Sindicatos
Empregados ativos, aposentados e pensionistas titulares do Saúde Caixa tiveram uma decisão importante na última terça-feira (5), em assembleias organizadas por sindicatos bancários de todo o Brasil. O aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do plano de saúde foi aprovado por 73,6% dos sindicatos que participaram. No cômputo geral, 51,6% dos votantes se posicionaram […]
Leia maisBB: Justiça confirma liminar que impede extinção e mantém pagamento da função de caixa
Vitória do movimento sindical: Justiça avalia como ilegal alteração na forma de remuneração dos caixas A juíza Audrey Choucair Vaz, da 16ª Vara do Trabalho de Brasília, confirmou a liminar que impede o Banco do Brasil de extinguir a função de caixa. A decisão mantém o pagamento de gratificação e sua incorporação aos salários para […]
Leia mais