Sindicato dos Bancários de Piracicaba fecha agências do Itaú em Dia de Luta

28.05.2013

As agências do Banco Itaú de Piracicaba que trabalham com horário estendido não abriram nesta segunda-feira, 27. A paralisação foi organizada pelo SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) pelo fim do horário estendido nas agências. O dia 27 de maio foi definido como o Dia de Luta do Banco Itaú e sindicatos e […]

As agências do Banco Itaú de Piracicaba que trabalham com horário estendido não abriram nesta segunda-feira, 27. A paralisação foi organizada pelo SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) pelo fim do horário estendido nas agências.

O dia 27 de maio foi definido como o Dia de Luta do Banco Itaú e sindicatos e sindicatos de todo o país ralizaram paralisações nas agências do Itaú. Mesmo com chuva, funcionários e diretores do SINDBAN foram até as agências antes do horário de abertura das portas e informaram funcionários e gerentes sobre a paralisação e que a agência não abriria durante o dia.

O protesto ocorreu por conta da extensão do horário de atendimento em diversas agências, sobrecarregando os funcionários e trazendo consequências diretas no emprego, jornada e organização de trabalho, afetando principalmente a qualidade de vida dos trabalhadores. O projeto foi implantado de forma unilateral e sem transparência, fragilizando ainda a segurança de bancários e clientes.

Os diretores repassaram aos funcionários das agências paralisadas a minuta aprovada no Encontro Nacional dos Dirigentes Sindicais, onde constam as propostas e ações para a Campanha Salarial 2013. Entre as principais reivindicações está a de contratação de mais funcionários e a implantação do segundo turno. “Não estamos protestando contra o horário estendido destas agências, mas solicitando mais funcionários e o segundo turno para que não sobrecarregue os existentes, dando condições dignas de trabalho a eles”, afirmou o vice-presidente do Sindicato, Marcelo Abrahão.

BANCO – O Itaú fechou 7.935 postos de trabalho somente no ano passado. Desde 2011, os cortes já chegam a 13.699 postos. Enquanto isso, o lucro líquido do Itaú em 2012 passou dos R$ 14 bilhões.

Em 2013, o banco lucrou R$ 3,5 bilhões no primeiro trimestre. Já o emprego foi reduzido ainda mais, com o corte de 708 postos de trabalho.

Fonte: SIndicato de Piracicaba

Notícias Relacionadas

Feeb SP/MS orienta aprovação do relatório da Cassi 2023

A votação começou nesta segunda (6) e vai até o dia 17 de maio; os votos poderão ser realizados pelo site, SISBB, aplicativo da Cassi ou terminais de autoatendimento do Banco do Brasil A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) orienta a aprovação do Relatório Anual […]

Leia mais

Sindicato lança campanha Bancário Solidário para ajudar vítimas do RS

Em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o Sindicato inicia nesta segunda-feira, 06/05, uma campanha para arrecadação financeira destinada à auxiliar os moradores locais neste momento de tamanha dificuldade. O Rio Grande do Sul vive o maior desastre natural de sua história. Até domingo, autoridades registraram 78 mortes provocadas pelas enchentes, […]

Leia mais

Enchentes no RS: Santander transfere gerentes Van Gogh para Superlinha

O Santander anunciou nesta segunda-feira ( 06/05) a transferência temporária dos gerentes do segmento Van Gogh do Rio de Janeiro e de São Paulo para a plataforma Superlinha, a central de atendimento do banco, cuja operação encontra-se afetada pela enchentes do Rio Grande do Sul. A medida visa suprir a ausência de funcionários – após […]

Leia mais

Sindicatos filiados