Sindicato de São José dos Campos e Região lança Campanha contra o Assédio Moral

21.06.2016

O Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região lançou hoje, (21), em várias agências de São José dos Campos, a Campanha Contra o Assédio Moral nos Bancos. A diretoria do Sindicato realizou reuniões nas agências e distribuiu a cartilha "Assédio moral em Estabelecimentos Bancários", produzida pela Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção da […]

O Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região lançou hoje, (21), em várias agências de São José dos Campos, a Campanha Contra o Assédio Moral nos Bancos.

A diretoria do Sindicato realizou reuniões nas agências e distribuiu a cartilha "Assédio moral em Estabelecimentos Bancários", produzida pela Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho) do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O MPT desenvolveu esta cartilha para o setor bancário devido aos alarmantes números de ocorrências, com repercussão inclusive de inquéritos civis e ações ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho. Segundo estatísticas o problema atinge mais de 66% dos bancários.

O combate à pressão e ao assédio moral é hoje uma das principais preocupações da categoria. Essa violência vem aumentando ano a ano, comprometendo a saúde dos trabalhadores. Desde 2011, os bancários contam com um importante instrumento, na Convenção Coletiva de Trabalho, que visa coibir o assédio moral, porém esse mal continua entranhado em nossa categoria, para combater é preciso muita luta e informação.

“É de fundamental importância elaborar campanhas como esta, que esclarece e encoraja os bancários a enfrentarem o ambiente hostil e a prática do assédio moral no ambiente de trabalho”, disse o presidente do Sindicato, Geraldo Soares dos Santos.

Durante toda a semana o Sindicato visitará agências da região, amanhã a diretoria estará em Caraguatatuba, São Sebastião e Campos do Jordão, na quinta-feira em Jacareí.

Clique aqui e acesse a cartilha "Assédio moral em Estabelecimentos Bancários".

Fonte e fotos: Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região

Notícias Relacionadas

Banco Santander registra lucros bilionários, mas sindicatos denunciam precarização do Trabalho

Representantes sindicais expressam indignação com a precarização do trabalho e a postura do Banco Santander diante de lucros bilionários Nesta semana, o Banco Santander anunciou um Lucro Líquido Gerencial de R$ 3,021 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Lucro Líquido Contábil […]

Leia mais

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Sindicatos filiados