21ª Conferência

05.08.2019

Resoluções da 21ª Conferência: Mobilização em defesa dos bancos públicos e contra a reforma da Previdência e MP 881 Reunidos na 21ª Conferência Nacional dos Bancários, 604 delegados (395 homens e 209 mulheres) aprovaram as estratégias de luta em defesa da soberania nacional, da liberdade de imprensa e dos bancos públicos e contra a reforma […]

Resoluções da 21ª Conferência:

Mobilização em defesa dos bancos públicos
e contra a reforma da Previdência e MP 881

Reunidos na 21ª Conferência Nacional dos Bancários, 604 delegados (395 homens e 209 mulheres) aprovaram as estratégias de luta em defesa da soberania nacional, da liberdade de imprensa e dos bancos públicos e contra a reforma da Previdência e Medida Provisória (MP) 881, a minirreforma trabalhista que altera vários pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); entre eles, horários e jornada.

Organizada pelo Comando Nacional dos Bancários, a 21ª Conferência realizada em São Paulo, entre os dias 2 e 4 deste mês de agosto, aprovou também a defesa do emprego, dascondições de trabalho, da mesa única de negociação (bancos públicos e privados), e da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e Aditivos (BB e Caixa Federal). E mais: a unidade deve nortear a luta da categoria.

Dia de Luta: Para defender os bancos públicos e os direitos dos trabalhadores, a 21ª Conferência aprovou Dia Nacional de Luta em 4 de setembro. Já no dia 13 deste mês de agosto, os sindicatos realizam manifestações contra a reforma da Previdência (PEC 6), apresentada pelo governo Bolsonaro, No que se refere à Previdência, os trabalhadores do ramo financeiro defendem a construção de propostas visando o cumprimento efetivo dos direitos sociais previstos na Constituição de 1988.

Reajuste: Neste ano, cabe destacar, a Conferência não discutiu temas como reajuste salarial, definido na Campanha de 2018, com a assinatura da CCT válida por dois anos. A Convenção prevê a reposição da inflação registrada entre os meses de setembro de 2018 e agosto de 2019, mais 1% de aumento real, a partir de 1º de setembro.

Banco do Brasil: contra o desmonte
O 30º Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado nos dias 1º e 2º em São Paulo, que reuniu 260 delegados, definiu vários encaminhamentos. Entre eles: ampliar o debate sobre teletrabalho e home office; engrossar a luta contra a reforma da Previdência; reforçar a mesa dos bancos incorporados visando melhorar o regulamento dos planos de previdência e que sejam administrados pela Previ; construir a reabertura de negociação sobre um novo plano de custeio da Cassi; organizar abaixo-assinado contra a medida do Conselho Deliberativo que altera o critério da coparticipação, aumentando os valores cobrados; e inclusão na pauta do 31º Congresso, em 2020, dos seguintes temas: mulheres, LGBTI+, negros e pessoas com deficiência (PCD).
Dias de luta
9 de agosto: contra a reestruturação, implantada a partir do dia 29 de julho.
22 de agosto: em defesa da Cassi.

Caixa Federal: contra o retrocesso
O 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal (Conecef), também realizado nos dias 1ª e 2 deste mês de agosto em São Paulo, aprovou as bandeiras de luta contra o retrocesso. Entre elas, defesa da Caixa 100% pública, do Saúde Caixa e da Funcef, contratação de mais empregados e melhores condições de trabalho, com fim do assédio moral e do GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas), e combate ao descomissionamento arbitrário.O 35º Congresso reuniu 272 delegados.

Dia de luta
14 de agosto: em defesa do Saúde Caixa.

Notícias Relacionadas

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Trabalhadores conquistam vitória: governo revoga CGPAR 42 após mobilização

Contraf-CUT e Fenae integraram a comissão de representação dos trabalhadores das estatais para revogar a medida. Novo texto substituto aumentou para 70% do total a despesa das empresas com planos de saúde Após intensa pressão das entidades representativas dos trabalhadores das estatais, o governo revogou a resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e […]

Leia mais

Sindicatos filiados