Segunda rodada de negociação tem defesa do emprego em pauta

07.08.2020

Fechamento de agências e digitalização fez parte da discussão A segunda rodada de negociação entre o Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) teve como pauta a defesa do emprego na categoria. Durante o encontro, que ocorreu por meio de videoconferência, além do descumprimento, por parte de alguns bancos, do acordo firmado durante […]

Fechamento de agências e digitalização fez parte da discussão

A segunda rodada de negociação entre o Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) teve como pauta a defesa do emprego na categoria.
Durante o encontro, que ocorreu por meio de videoconferência, além do descumprimento, por parte de alguns bancos, do acordo firmado durante a pandemia para que nenhum profissional fosse demitido, também foi discutido o fechamento das agências e a digitalização.
O Comando Nacional destacou números de fechamento entre os meses de dezembro de 2019 e junho deste ano, que totalizaram 558 agências fechadas no país. Os representantes da Fenaban argumentaram que a pandemia contribuiu para a redução do número de agências; clientes e usuários optaram pelo o atendimento digital. Em resposta, a Fenaban se comprometeu a analisar as propostas do Comando e responder nas próximas rodadas.

“Ao contrário do argumento usado pela Fenaban, a pandemia só reforçou a importância das agências físicas, a exemplo a Caixa, fundamental no cenário de crise com o serviço de pagamento do auxílio emergencial à milhares de cidadãos de baixa renda no país”, explica Jeferson Boava, presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

 

Demissões
Entre os bancos que não respeitaram o acordo e demitiram durante a pandemia estão o Santander e o Mercantil do Brasil. As demissões do Banco espanhol ultrapassaram 800 funcionários. Já o Mercantil do Brasil dispensou 60 trabalhadores no período.

Calendário de negociação da Campanha Nacional

11 de agosto: saúde e condições de trabalho
13 agosto: igualdade
14 de agosto: cláusulas sociais
18 de agosto: cláusulas econômicas
Acompanhe as principais notícias sobre as negociações nas redes sociais da Feeb SP MS, presente nos canais Facebook, Twitter e Instagram.
Assessoria de Imprensa
 

Notícias Relacionadas

Banco Santander registra lucros bilionários, mas sindicatos denunciam precarização do Trabalho

Representantes sindicais expressam indignação com a precarização do trabalho e a postura do Banco Santander diante de lucros bilionários Nesta semana, o Banco Santander anunciou um Lucro Líquido Gerencial de R$ 3,021 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Lucro Líquido Contábil […]

Leia mais

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Sindicatos filiados