Sindicatos e Bancários protestam contra reestruturação do BB

18.01.2021

Manifestações ocorreram na sexta-feira (15) presencialmente e nas redes sociais A última sexta-feira (15) foi marcada por um amplo protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil, que tem por meta a demissão de 5 mil trabalhadores. Funcionários e sindicatos de vários pontos do país se manifestaram nas unidades bancárias e nas redes sociais por […]

Manifestações ocorreram na sexta-feira (15) presencialmente e nas redes sociais

A última sexta-feira (15) foi marcada por um amplo protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil, que tem por meta a demissão de 5 mil trabalhadores. Funcionários e sindicatos de vários pontos do país se manifestaram nas unidades bancárias e nas redes sociais por meio do uso de cartazes, imagens e frases contra o plano de desmonte do BB. Um tuitaço ocorreu às 11h e alcançou milhares de pessoas. 

As manifestações foram organizadas pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Federações e Sindicatos. 

O plano prevê o fechamento de agências e outras unidades, bem como a redução do número de caixas, um Plano de Demissões Voluntários (PDV) cuja meta é dispensar 5 mil trabalhadores, além de outras medidas prejudiciais para os funcionários.
“O objetivo é fecharmos um calendário de luta e assim, alcançarmos um grande número de pessoas por meio dos movimentos que levam a mensagem de indignação e preocupação com uma decisão que afetará tanto bancários e bancárias. como a sociedade como um todo, incluindo clientes e usuários”, defende Jeferson Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS). 

Atos
Dentre os atos de mobilização ocorridos estão reunião dos funcionários nas agências e unidades bancárias, diálogo com clientes e usuários, uso de roupas pretas e um tuitaço com a hashtag #MeuBBvalemais, além do twitter, sindicatos dos bancários também movimentaram seus perfis do facebook e do instagram com a divulgação de fotos dos protestos. 

Sindicatos 
Dentre os filiados à Feeb SP/MS que participaram estão os Sindicatos dos Bancários de Araçatuba, Campinas, Franca, Jaú, Piracicaba, Ponta Prã, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e Votuporanga.  
“Tivemos uma ampla participação dos sindicatos, que ocuparam agências e unidades bancárias para dialogar e protestar em favor dos direitos dos trabalhadores e da defesa do Banco do Brasil como Banco Público”, destaca Boava. 

Veja aqui as imagens das manifestações 

Notícias Relacionadas

Banco Santander registra lucros bilionários, mas sindicatos denunciam precarização do Trabalho

Representantes sindicais expressam indignação com a precarização do trabalho e a postura do Banco Santander diante de lucros bilionários Nesta semana, o Banco Santander anunciou um Lucro Líquido Gerencial de R$ 3,021 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Lucro Líquido Contábil […]

Leia mais

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Sindicatos filiados