Sindicatos e Bancários protestam contra reestruturação do BB

18.01.2021

Manifestações ocorreram na sexta-feira (15) presencialmente e nas redes sociais A última sexta-feira (15) foi marcada por um amplo protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil, que tem por meta a demissão de 5 mil trabalhadores. Funcionários e sindicatos de vários pontos do país se manifestaram nas unidades bancárias e nas redes sociais por […]

Manifestações ocorreram na sexta-feira (15) presencialmente e nas redes sociais

A última sexta-feira (15) foi marcada por um amplo protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil, que tem por meta a demissão de 5 mil trabalhadores. Funcionários e sindicatos de vários pontos do país se manifestaram nas unidades bancárias e nas redes sociais por meio do uso de cartazes, imagens e frases contra o plano de desmonte do BB. Um tuitaço ocorreu às 11h e alcançou milhares de pessoas. 

As manifestações foram organizadas pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Federações e Sindicatos. 

O plano prevê o fechamento de agências e outras unidades, bem como a redução do número de caixas, um Plano de Demissões Voluntários (PDV) cuja meta é dispensar 5 mil trabalhadores, além de outras medidas prejudiciais para os funcionários.
“O objetivo é fecharmos um calendário de luta e assim, alcançarmos um grande número de pessoas por meio dos movimentos que levam a mensagem de indignação e preocupação com uma decisão que afetará tanto bancários e bancárias. como a sociedade como um todo, incluindo clientes e usuários”, defende Jeferson Boava, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS). 

Atos
Dentre os atos de mobilização ocorridos estão reunião dos funcionários nas agências e unidades bancárias, diálogo com clientes e usuários, uso de roupas pretas e um tuitaço com a hashtag #MeuBBvalemais, além do twitter, sindicatos dos bancários também movimentaram seus perfis do facebook e do instagram com a divulgação de fotos dos protestos. 

Sindicatos 
Dentre os filiados à Feeb SP/MS que participaram estão os Sindicatos dos Bancários de Araçatuba, Campinas, Franca, Jaú, Piracicaba, Ponta Prã, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e Votuporanga.  
“Tivemos uma ampla participação dos sindicatos, que ocuparam agências e unidades bancárias para dialogar e protestar em favor dos direitos dos trabalhadores e da defesa do Banco do Brasil como Banco Público”, destaca Boava. 

Veja aqui as imagens das manifestações 

Notícias Relacionadas

Funcionamento dos bancos durante as festas de final de ano

Informações da FEBRABAN sobre horários de atendimento e compensação bancária A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou os horários de funcionamento dos bancos durante o período de festas de final de ano. Confira abaixo as informações sobre o atendimento presencial e as compensações bancárias: 25/12 (Natal) e 01/01 (Confraternização Universal): Não haverá expediente bancário em […]

Leia mais

Tutela antecipada é restabelecida: Vitória dos trabalhadores do Banco do Brasil

Decisão reforça luta sindical e garante direitos salariais dos funcionários do BB Uma conquista importante para os trabalhadores do Banco do Brasil foi alcançada na quarta-feira (18). A Justiça do Trabalho restabeleceu a tutela antecipada em ação movida pela Contraf-CUT e Federações contra o banco, garantindo a incorporação das gratificações/comissões aos funcionários atingidos pela reestruturação […]

Leia mais

Proposta sobre o Plano de Saúde dos Aposentados do Itaú é Encaminhada ao Banco

Reunião entre COE Itaú e aposentados resultou em proposta para revisão dos custos e condições do plano de saúde; nova negociação com o banco está agendada para 13 de janeiro. Na última quinta-feira, 19 de dezembro, uma reunião entre os membros da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e um grupo representativo de […]

Leia mais

Sindicatos filiados