Dia de luta em Campo Grande é marcado pela mobilização dos bancários

09.10.2020

O Dia Nacional de Luta em Campo Grande (MS) acontece sob chuva e é marcado pela força de vontade e mobilização dos bancários. Os dirigentes do SEEB CG/MS e Região não se intimidaram com o tempo chuvoso e nesta tarde visitam as agências bancárias da capital para dialogar com a categoria.   O secretário de […]

O Dia Nacional de Luta em Campo Grande (MS) acontece sob chuva e é marcado pela força de vontade e mobilização dos bancários. Os dirigentes do SEEB CG/MS e Região não se intimidaram com o tempo chuvoso e nesta tarde visitam as agências bancárias da capital para dialogar com a categoria.
 
O secretário de imprensa, Vanderlei da Silveira Pinto, explica que o contato direto é uma estratégia eficaz para sensibilizar os bancários. “Conversamos com os trabalhadores, alertando-os sobre o descaso dos banqueiros nas rodadas de negociação, convocando todos à participação. Ressaltamos que a união é essencial para o fortalecimento da Campanha Nacional 2010, tanto para assegurar os benefícios que já conquistamos, quanto para garantir novas vitórias”, relata o secretário.  
Os sindicalistas distribuem uma carta aberta que destaca as principais reivindicações do próximo tema de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban: Remuneração. A categoria exige um reajuste de 11%, melhoria da PLR e a valorização dos pisos.  
 
O Dia Nacional de Luta foi proposto pelo Comando Nacional dos Bancários. Um dos principais objetivos é pressionar os banqueiros para que atendam as reivindicações. Os patrões têm demonstrado intransigência e descaso nas mesas de negociação, por isso, os bancários já analisam uma possível greve.
  
Descaso
 
Em entrevista recente, especificamente no dia 11/09, no jornal O Globo, o diretor de Relações de Trabalho da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Magnus Apostólico, disse que atender à reivindicação do percentual de 11% seria inviável, tendo em vista que a inflação do país gira em torno de 4%. O presidente do SEEB CG/Me Região, também integrante do Comando Nacional, Clementino Pereira, diz que o depoimento do diretor só evidência o egoísmo dos banqueiros.
 “Apesar de obterem lucros gigantescos que passa de 21 bilhões ( somado entre as cinco maiores empresas) os banqueiros simplesmente não valorizam os seus principais colaboradores, os bancários, demonstrando total falta de interesse em oferecer o reajuste reivindicado. Ao escutar depoimentos como esses, concedidos por Apostólico, fica claro que devemos realizar intensas mobilizações, os banqueiros precisam valorizar os bancários. Sem o nosso trabalho eles não alcançariam resultados tão promissores. Nós podemos mudar o atual cenário das negociações através da união. Juntos, demonstraremos a força que o trabalhador possui”, destaca Clementino.

Fonte: Adriana Miceli – SEEB CG/MS
 

Notícias Relacionadas

Banco Santander registra lucros bilionários, mas sindicatos denunciam precarização do Trabalho

Representantes sindicais expressam indignação com a precarização do trabalho e a postura do Banco Santander diante de lucros bilionários Nesta semana, o Banco Santander anunciou um Lucro Líquido Gerencial de R$ 3,021 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Lucro Líquido Contábil […]

Leia mais

Caixa: Contraf-CUT cobra dados sobre Saúde Caixa

Acordo Coletivo do plano de saúde das empregadas e empregados prevê o repasse trimestral de informações sobre o plano A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) enviou, na sexta-feira (26), um ofício à Caixa Econômica Federal cobrando o fornecimento dos dados primários do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados […]

Leia mais

Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições

Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias Com 51,77% dos votos, a Chapa 1, “Previ para os Associados”, venceu as Eleições Previ que, neste ano, definiu os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria […]

Leia mais

Sindicatos filiados